Chocolate e laranja são uma conjugação perfeita para este cheesecake de forno, muito cremoso e arrebatador para os sentidos.
Cheesecake de laranja e chocolate

Lembro-me bem do dia em que fiz esta receita.

A minha rua estava cheia de malmequeres a explodir de cor.

Fui apanhar alguns para colocar numa jarra e dei início à preparação desta maravilha.

Em termos de sabor temos aqui mais um casamento perfeito. Chocolate e laranja.

Em termos de textura… bom… dizer-vos que é cremoso não chega para o descrever. É uma experiência extraordinária quando se prova uma fatia.

Cheesecake de chocolate e laranja

Os cheesecakes de forno são caprichosos e este não foge à regra. Sigam todos os passos que certamente vos sairá bem, mas acrescentem à leitura as Dicas para um cheesecake perfeito para entenderem melhor como contornar os caprichos deste e de outros cheesecakes de forno.

O tempo de preparação não é muito longo. Em pouco mais de meia hora está tudo feito. Mais longo é o tempo de cozedura, arrefecimento e de refrigeração. Mas isso, como sabemos, já não nos dá nenhum trabalho.

Se preferem um cheesecake em versão de semi-frio, sem forno, espreitem o Cheesecake de 2 Chocolates que é também sucesso garantido.

Aventurem-se e deliciem-se.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

Cheesecake de laranja e chocolate
tempo de preparação: 1h 30 minutos + tempo de arrefecimento e refrigeração
dificuldade: Média-Alta
doses: 16
Chocolate e laranja são uma conjugação perfeita para este cheesecake de forno, muito cremoso e arrebatador para os sentidos.

Cheesecake de Laranja
e Chocolate

DESTAQUE-7-600x900
Chocolate e laranja são uma conjugação perfeita para este cheesecake de forno, muito cremoso e arrebatador para os sentidos.
tempo de preparação: 1h 30 minutos + tempo de arrefecimento e refrigeração
dificuldade: Média-Alta
doses: 16

Ingredientes:

BASE
  • 120 g de bolacha maria de chocolate (ou outra do género)
  • 30 g de manteiga derretida
RECHEIO
  • 500 g de requeijão
  • 200 g de queijo creme, tipo Philadelphia (pode ser light)
  • 2 ovos
  • 2 claras
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
  • 50 ml de sumo de laranja
  • raspa de uma laranja
  • 100 g de chocolate negro ou de culinária
COBERTURA
  • 100 g de chocolate branco
  • 100 ml de leite
  • umas gotas de extracto de laranja
  • rolinhos de cacau

UTENSÍLIOS:

  • processador/triturador
  • 1 forma redonda de mola de 22 cm, com fundo amovível
  • papel vegetal

Confecção:

  1. Comece por forrar a base da forma com papel vegetal. Corte um pedaço de folha mais larga do que a base e coloque a base na forma. Ao fechar a mola, vai ficar presa, sob pressão. Não necessita de untar, nem a base nem as paredes da forma, pelo menos para já.
  2. Faça a base de bolacha. Triture as bolachas, junte a manteiga e ligue tudo muito bem. Verta na forma, calque bem e leve a forno pré-aquecido a 180º entre 15 a 20 minutos até estar cozida e sequinha.
  3. Enquanto a base coze, faça o recheio. No liquidificador ou processador de alimentos triture os queijos até ficar um creme bem macio, durante cerca de 30 segundos.
  4. Junte os ovos e as claras e triture por breves segundos, só até estar incorporado. Não deve triturar durante muito tempo para não incorporar muito ar na massa.
  5. Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o. Pode ser em banho-maria ou no microondas. No microondas mexa o chocolate a cada 30 segundos até estar totalmente derretido.
  6. Numa taça, misture o açúcar, o cacau e a maisena. Envolva o creme de ovos e queijo, o sumo e raspa de laranja e o chocolate derretido.
  7. Entretanto, se a base de bolacha já estiver cozida, retire a forma do forno – não desligue o forno, mas baixe a temperatura para os 160º C – e deixe que a base de bolacha descanse apenas uns minutos. Unte as laterais da forma com um pouco de manteiga ou spray.
  8. Verta o preparado na forma, dê-lhe umas pancadinhas sobre a bancada para soltar algumas bolhas de ar (isto ajudará a evitar que o recheio estale) e leve ao forno durante 45 minutos, aproximadamente. Poderá ser um pouco mais dependendo do forno. Estará pronto quando as extremidades estiverem firmes, mas a massa ainda esteja um pouco bamboleante no centro. [Também pode cozer em banho-maria desde que a forma esteja totalmente vedada com papel de alumínio para não entrar água, já que a forma é de mola. Veja as indicações em DICAS PARA UM CHEESECAKE PERFEITO.]
  9. Desligue o forno e deixe o cheesecake repousar no interior durante mais uma hora. Este passo também ajuda a evitar que o recheio estale.
  10. Passado esse tempo de repouso, retire do forno, passe uma faca a toda a volta, só um pouco, não é necessário que seja até ao fundo, para desprender a borda superior do cheesecake do aro. Deixe arrefecer totalmente dentro da forma e leve ao frigorífico para ficar bem frio.
  11. Na hora de servir, passe de novo a faca a toda a volta, agora até ao fundo, abra a mola da forma, retire o aro e a base com papel vegetal. Coloque sobre o prato de servir.
  12. Faça a cobertura. Coloque o chocolate branco, o leite e umas gotas de extracto de laranja num tachinho e leve ao lume para derreter e engrossar ligeiramente.
  13. Deixe amornar e cubra o cheesecake. Finalize salpicando com rolinhos de cacau. Mantenha no frigorífico até servir.

Notas:

Outras informações:

2 comentários para “Cheesecake de Laranja <br> e Chocolate”

  1. Maria da graça pinto ranito magalhães da silva

    As suas receitas são maravilhosas,tanto à vista como o sabor e uma tentação.Já fiz algumas e saíram bem.Parabéns e um beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.