Uma charlotte com um laço é sempre uma peça bonita para dias especiais e, toda ela em rosa, é um mimo perfeito para o Dia da Mãe.
Charlotte de Framboesa

O Dia da Mãe é sempre um dia muito especial para mim.

Perdi a minha há quase 20 anos mas ainda hoje continuo a celebrar o dia, porque ela continua presente na minha vida, nas memórias que transporto, nos ensinamentos que me deu, na inspiração que continua a ser.

Aliás, este gosto pela cozinha foi ela que o incutiu em mim. Ensinou-me as bases, deu-me responsabilidades, e o que começou por ser um esforço tornou-se um prazer. Ainda hoje, muito do que faço intuitivamente é por tê-la visto fazer tantas e tantas vezes.

Ao pensar no que fazer para este Dia da Mãe imaginei algo feminino e que fosse bonito e cuidado, em rosa, claro, e que quase parecesse um presente. O laço ficou tal como eu queria e sinto-me feliz com o resultado final.

Charlotte de Framboesa

É linda, é fofa, é doce, tal como a melhor mãe do mundo.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

Charlotte de Framboesa
tempo de preparação: 40 MINUTOS + Tempo de Solidificação
dificuldade: Médio
doses: 10
Uma charlotte com um laço é sempre uma peça bonita para dias especiais e, toda ela em rosa, é um mimo perfeito para o Dia da Mãe.

Charlotte
de Framboesa

Charlotte de Framboesa
Uma charlotte com um laço é sempre uma peça bonita para dias especiais e, toda ela em rosa, é um mimo perfeito para o Dia da Mãe.
tempo de preparação: 40 MINUTOS + Tempo de Solidificação
dificuldade: Médio
doses: 10

Ingredientes:

  • 150 ml de água
  • 2 saquetas de gelatina neutra em pó (total 12g) ou 6 folhas de gelatina
  • 100 a 150 g de açúcar (consoante goste de menos ou mais doce)
  • 3 colheres de sopa de sumo de limão
  • 300 g de framboesas congeladas (mais algumas frescas para a decoração)
  • 400 ml de natas para chantilly (podem ser vegetais)
  • Palitos de La Reine q.b.
  • Licor de Laranja (ou outro de que goste) q.b.

UTENSÍLIOS:

  • forma de fundo amovível com 22 cm de diâmetro
  • liquidificador/triturador
  • batedeira com acessório de pinha ou batedeira eléctrica com varas de bater
  • fita de cetim larga

Confecção:

  1. Passe apenas uma das faces dos palitos de la reine rapidamente por licor e forre toda a base de uma forma de fundo amovível com 22cm de diâmetro, colocando o lado humedecido para cima. É muito importante que os palitos em contacto com a forma estejam secos.
  2. Deixe toda a base sem fugas. Para isso, cortei alguns palitos longitudinalmente para tapar os buracos – fica um pouco feio, mas depois não se nota.
  3. Corte a base dos palitos que vai pôr à volta, de maneira a que fiquem da altura do aro (nesta receita cortei-os ao meio). Passe apenas a zona de corte pelo licor e coloque-os sobre os palitos que forram a base.
  4. Descongele as framboesas e triture-as num liquidificador. Se gosta de sentir as sementes, use assim; se prefere sem sementes, passe por um coador. Reserve.
  5. Num tachinho, misture a água e a gelatina em pó (ou as folhas já demolhadas e bem espremidas) e deixe repousar 2 minutos. Depois, leve a lume brando para aquecer um pouco até a gelatina se dissolver. Retire do lume, junte o açúcar e o sumo de limão. Deixe arrefecer um pouco e junte esta mistura ao sumo das framboesas, batendo com vara de arames, para espumar um pouco. Deixe esfriar.
  6. Bata as natas em chantilly, começando a uma velocidade média-baixa, e subindo de velocidade, à medida que as natas comecem a ganhar bolhas de ar. Envolva a pouco e pouco a mistura de framboesas ao chantilly, delicadamente, em movimentos circulares de cima para baixo, usando uma espátula.
  7. Verta este creme na forma forrada com os palitos de la reine e leve ao frigorífico durante 4 horas, ou até o creme solidificar.
  8. Para desenformar, abra a mola do aro, com cuidado, certificando-se de que os palitos não se colaram – se isso acontecer, solte-os com a ajuda de uma faca. Retire o aro e retire a base da forma, com a ajuda de uma faca ou espátula comprida, e coloque a charlotte sobre o prato de servir.
  9. Coloque algumas framboesas sobre a charlotte, como decoração. Passe uma fita de cetim cor-de-rosa a toda a volta e faça um laço. Se necessário, volte a guardar no frigorífico. Na hora de servir, polvilhe as framboesas com açúcar em pó.

Notas:

Outras informações:

6 comentários para “Charlotte <br> de Framboesa”

  1. Ana Maria Magalhães da Costa

    Boa tarde Clara de Sousa. Sou sua fã. Sigo religiosamente as suas receitas e dicas .A senhora é fantástica . Como profissional, como cozinheira ,como pessoa e muito mais. Tem-me ajudado bastante na arte de cozinhar. Continue assim . Um bem haja. Obrigada

      1. Ma do Rosário de Castro Pinto

        Tenho lido com muita atenção as suas receitas. Esta “charlote” deve ser, de facto, muito leve e fresca.
        Vou continuar a segui-la.
        Felicidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.