É muito fácil transformar um rolo de carne numa caveira assustadora, para um jantar aterradoramente delicioso na noite das bruxas.

Ai c’a medo!

Se me perguntam se sou grande fã do Halloween… hmmm… nem por isso. Sou uma incondicional fã do Pão por Deus. Mas isso pouco importa quando sei que são precisas ideias para animar os mais pequenos que se divertem com as brincadeiras mais assustadoras deste dia.

Na cozinha também podemos surpreender os mais pequenos e esta é uma das minhas sugestões que deixou todos a rir aqui em casa.

Vamos fazer um rolo de carne em forma de caveira?

Vai ser uma animação!

Se forem mesmo muito bons a moldar, não precisam de ajuda. Se não, façam como eu. Imprimam uma foto de uma caveira e moldem de maneira a que fique o mais semelhante possível.

Não se admirem se vos sair uma caveira com um ar simpático. (lol) Às vezes acontece.

O essencial é que haja muito molho vermelho, muito “sangue” para dar algum realismo.

Depois de assar no forno está na hora de acrescentar o resto.

As amêndoas laminadas a fazer de dentes… e o ovo cozido, cortado ao meio, para preencher ambas as cavidades dos olhos.

Mais uma pincelada de molho de tomate e mais um calorzinho rápido no forno e está pronto.

Notem que o processo de cozedura vai libertar algum líquido da carne. Parte desse líquido fica na base do tabuleiro, outra parte fica presa nas cavidades – olhos, nariz e boca. Para retirar esse líquido, basta inclinar  um pouco o tabuleiro para o obrigar a sair. Mostro tudo no video.

Finalmente, perguntarão: “Mas isto é rolo ao sal?”. Não. A base branca que cria mais contraste e esconde o fundo do tabuleiro é apenas queijo parmesão ralado. Meti bastante, eu sei. É opcional. Se quiserem podem apenas encher o espaço à volta da caveira com batatinha frita, arroz, ou montinhos de puré, com a certeza de que esta caveira assustadora… vai ser a estrela do jantar da noite das bruxas.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 20 minutos
tempo de forno: 40 a 50 minutos
tempo total: 1 hora a 1 hora 10 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
É muito fácil transformar um rolo de carne numa caveira assustadora, para um jantar aterradoramente delicioso na noite das bruxas.

Caveira
Sanguinária

caveira destaque site
É muito fácil transformar um rolo de carne numa caveira assustadora, para um jantar aterradoramente delicioso na noite das bruxas.
tempo de preparação: 20 minutos
tempo de forno: 40 a 50 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 500 g de carne de vaca picada
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 125 g de pão
  • 100 ml de leite ou água
  • 125 g de queijo ralado (usei mozzarella)
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa molho inglês
  • 1 colher de sopa oregãos secos
  • sal, pimenta, noz moscada q.b.
  • azeite q.b.
  • Molho de tomate q.b. – caseiro ou de compra (usei de compra c/ manjericão)
  • Alho laminado seco ou amêndoa laminada para os dentes

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Coza um dos ovos. Depois de cozido, descasque-o e corte-o ao meio, no sentido transversal.
  2. Parta o pão em pedaços e cubra-o com leite ou água morna. Deixe descansar até o pão absorver o líquido.
  3. Pique finamente a cebola e o alho. Leve a cebola a refogar num pouco de azeite. Quando ficar translúcida junte o alho. Deixe refogar mais um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.
  4. Numa taça coloque a carne picada, o pão amolecido e espremido, o queijo ralado, um ovo cru, o refogado de cebola e alho, o molho inglês, os orégãos secos, o sal, a pimenta e a noz moscada. Envolva tudo muito bem à mão.
  5. Coloque um pouco de azeite num tabuleiro de ir ao forno. Coloque aí a carne e molde a caveira – guie-se por uma foto. Lembre-se de que os buracos dos olhos terão de ter o diâmetro das metades do ovo cozido.
  6. Pincele muito bem toda a caveira com molho de tomate, inclusive o interior dos globos oculares, nariz e boca e leve a forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 40 a 50 minutos, ou até que a temperatura interior, medida com termómetro, atinja os 70º C.
  7. Ao retirar do forno, as cavidades – olhos, boca e nariz – estarão cheias de líquido. Encline um pouco o tabuleiro, com cuidado, para que o líquido escorra para fora.
  8. Coloque as metades do ovo cozido nos globos oculares. Espete o alho laminado seco ou as amêndoas laminadas para fazer os dentes e pincele abundantemente toda a carne com mais molho de tomate. Leve de novo ao forno durante 5 minutos.
  9. Sirva com batata frita, arroz ou puré.

Notas:

Outras informações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.