Camarão, limão, alho e esparguete num molho fresco, intenso e ligeiramente picante. Uma opção rápida e deliciosa para o dia-a-dia.

Camarão e limão rimam nas palavras e rimam no prato.

Esta é uma receita super rápida que preferencialmente usa um camarão maior, mas que pode ser feita com qualquer tamanho. O importante é que esteja cru e, se congelado, se deixe descongelar totalmente.

Comprei uma embalagem de camarão com casca e tive de lhe retirar a tripa. Além disso gosto de lhe manter o rabo. Acho que fica mais bonito. No entanto, podem usar miolo de camarão e assim, sendo, escusam de ter este trabalho.

Além disso fiz o meu próprio esparguete – é uma receita simples que está publicada no meu primeiro livro – mas qualquer massa serve, seca ou fresca, escolham a que mais gostarem.

Esta receita é simples e quem não tenha muita experiência na cozinha pode fazê-la tranquilamente, seguindo as indicações que deixo.

E sim, coloquem muito alho! Dentes inteiros, esmagados, vão dar um sabor incrível ao molho.

Se gostam de camarão também tenho uma entrada que é sempre um sucesso: Camarões de l’Amour que fiz para o Dia dos Namorados, mas que serve para qualquer outra ocasião.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
Camarão, limão, alho e esparguete num molho fresco, intenso e ligeiramente picante. Uma opção rápida e deliciosa para o dia-a-dia.

Camarões ao alho e
limão com esparguete

destaque site
Camarão, limão, alho e esparguete num molho fresco, intenso e ligeiramente picante. Uma opção rápida e deliciosa para o dia-a-dia.
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 800 g de camarão 30/40
  • 12 dentes de alho descascados e ligeiramente esmagados
  • 2 limões médios
  • malagueta (opcional)
  • azeite q.b.
  • 200 ml de vinho branco
  • 1 colher de chá de maisena ou fécula de batata 
  • sal e pimenta q.b.
  • manjericão, salsa ou coentros para polvilhar

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Retire a casca ao camarão em cru deixando o rabo. Faça incisão no dorso e retire a tripa. Ignore este passo se usar miolo de camarão.
  2. Tempere os camarões com um pouco de sal, sumo de meio limão, a malagueta bem cortadinha e pimenta moída na hora.
  3. Retire a casca a meio limão (sem a parte branca) e corte muito fininho em juliana.
  4. Aqueça um pouco de azeite na frigideira em lume forte. Junte os alhos só para largar o gosto no azeite, dourando muito ligeiramente.
  5. Junte os camarões e deixe rosar – cerca de 1 minuto.
  6. Junte imediatamente o restante sumo de limão, a casca cortada em juliana muito fina e a fécula ou maisena diluída no vinho.
  7. Deixe fervilhar até engrossar um pouco. No total, o camarão não deve ficar ao lume mais de 5 minutos.
  8. Retire do lume e rectifique temperos.
  9. Sirva sobre esparguete cozido – ou outra massa – polvilhado com manjericão, salsa ou coentros.

Notas:

  • Não cozinhe demais o camarão. No total um camarão com este tamanho 30/40 não deve estar ao lume mais do que 5 minutos. Por segurança, pode retirar o camarão da frigideira para fazer o molho e voltar a juntá-lo quando o molho já estiver mais grosso.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

14 comentários para “Camarões ao alho e <br> limão com esparguete”

  1. Maria João Ferreira

    Olá Clara! Estou a adorar seguir as suas receitas. Tenho 37 anos e pela primeira vez consigo cozinhar com sucesso . Uma dúvida, nesta receita, quando diz para juntar o sumo do restante limão, refere se ao sumo de 1 limão e meio? Porque na lista de ingredientes estão 2 limões médios. Pergunto isto porque pareceu me que o molho ficou demasiado ácido. Obrigada

    1. Olá Maria joão. Sim é exactamente como entendeu, mas tudo isto depende da acidez dos limões. Se gosta menos ácido junte menos sumo de limão. Eu pessoalmente gosto com bastante alho e limão, mas basta adaptar ao seu gosto. 😉

  2. Patrícia Fernandes

    Obrigada. Acho que consigo vou aprender a cozinhar. Faz tudo parecer tão simples, já para não falar na delícia que tudo aparenta.

  3. Obrigada adoro!..e como diz retiro o camarão depois de o saltear, no molho em vez de farinha junto água de cozer a massa , uma deliciosa receita..

  4. Obrigada por partilhar a receita, me parece delicioso. Quero provar, adoro esparguete cozido com manjericão e como amo camarão, vai ficar muito bom.
    Tem um lugar que compro o camarão sem as tripas, ele já vem limpo, apenas o miolo para usar direto e não perder tempo.
    Verifiquem nesse site: https://www.panfleteiro.pt/intermarche/
    Espero que ajude!

  5. Obrigada, Clara. Pela partilha de receita às vezes é mais o pensar que fazer para o almoço ou jantar. E a Clara oferece essa ajuda. Mesmo longe ajuda muitas pessoas, com o seu tempinho. Nós por cá continuamos receber as suas delícias e a desejar muito sucesso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.