Há cada vez mais seguidores a pedirem-me receitas vegetarianas, aqui, no Facebook e no Instagram.
Quem me segue com mais atenção já sabe que tenho algumas que são óptimas – estão todas na secção NEM CARNE, NEM PEIXE.
Comecei a fazer mais receitas vegetarianas graças ao facto de ter uma filha que durante alguns anos foi vegetariana (ovolactovegetariana).
Agora, facilitou-me um pouco a vida e introduziu algum peixe, pontualmente. Mas na grande maioria das vezes, continua a dispensar a proteína animal.
Esta receita fiz, mais uma vez, por causa dela… e porque queria perceber até que ponto estes vegetais, uns mais duros, outros menos, conseguiriam imitar realmente a carne picada.
Aqui cenouras, cebola e alho…
e aqui cogumelos, curgete e nozes.
Posso triturar tudo junto?
Eu optaria por não o fazer, porque tendo texturas diferentes não queremos passar do ponto e espapaçar a mistura.
Além disso não caberia tudo na taça – vão por mim: façam em duas fases tal como indico na receita.
Posso usar outros legumes?
Sim, desde que dê para manter a estrutura semelhante a carne picada – por exemplo podem juntar outros como couve-flor ou brócolos triturados em cru mais grosseiramente.
Depois de secarem bem no tacho, os legumes são cobertos com molho de tomate tal como na bolonhesa tradicional com carne – podem usar molho de tomate caseiro ou de compra.
E a cozedura acaba por ser rápida depois disso.
Se quiserem uma bolonhesa com mais caldo, só têm de juntar mais molho de tomate e/ou mais água. O importante é que no final confirmem que está tudo muito bem cozinhado, temperado e pronto a servir.
Ah… e nunca que se esqueçam disto: um pouco de orégãos e queijo parmesão para ralar na hora.
Espero que gostem!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
30 comentários para “Bolonhesa Vegetariana”
Bom dia Clara gustava de saber o que posso meter sem ser os cogumelos
Esta receita precisa mesmo dos cogumelos para ter esta textura. Porque não quer usar? Pelo sabor ou porque não digere bem? Se for pelo sabor, o molho de tomate acaba por dominar e do cogumelo só fica a textura…
Bom dia Clara estou a experimentar a receita e o molho está delicioso. Gostava de saber se posso congelar uma parte.
Pode claro! Obrigada 🙂
Obrigada querida Clara por todas as receitas que nos dá e estás em especial para mim .
Desde Janeiro de 2022 que não como proteína animal .
Grata por tudo
Adorámos!!
Ninguém cá em casa percebeu que não era carne.
Fica maravilhosa!!!!!
Que bom! Obrigada!
Fiz esta bolonhesa… Um pouco cética,nao por mim,mas pelos homens ca de casa…
Confesso que qd fiz, fiquei ainda mais reticente pois a minha mistura 2 ficou uma pasta (deixei triturar muito) e nao ficou solto com a curgete em pedaços, ficou mesmo pasta. Mas, no final ficou ótimo… Eles adoraram, tanto o mais pequeno de 11 anos como o maior Mais outra para repetir no dia da semana sem carne
Tem de pulsar para não ficar um recheio em pasta Alexandra, mas se gostaram melhor ainda. Na próxima já sabe e já pica menos tempo 😉
Delicioso!!!
Tenho dois netos – 5 e 7 anos – a quem não é fácil dar a comer legumes (só os comem bem na sopa muito bem triturada e mesmo assim…) e que “adoram” bolonhesa e lasanha, pratos que pedem frequentemente. Ontem experimentei esta receita e… foi um sucesso!! Muito obrigada Clara!
Sigo com atenção todas as suas receitas, experimento muitas e nunca me desiludi. Hoje resolvi escrever porque me parece que estas receitas, além de serem úteis para os vegetarianos, são muito importantes para as Mães e Avós com crianças pequenas e que tanta ginástica mental têm que fazer para introduzir legumes “disfarçadamente” nos almoços e jantares… Nunca esqueçamos o papel importante que os legumes têm na nossa saúde.
Para si, Clara, um grande abraço de gratidão.
Fátima, e este recheio é tão bom que eles nem topam :))))) acho muito bem, reduzir o consumo de carne e além disso manter todos satisfeitos. Já lá vai o tempo em que a comida vegetariana era desinteressante. Hoje em dia há receitas magnificas que com os temperos certos e a confecção correcta estão a conquistar muitas pessoas. Assim dá para equilibrar e ninguém refila 😉
Clara,
Simplesmente maravilhosa. Os meus sobrinhos adoraram e ficaram surpreendidos por só ter legumes.
Também já fiz a Salada de Melancia com Abacate e Feta e a Salada de Feijão Preto e ambas foram um sucesso. Como estamos a reduzir o consumo de carne cá em casa, todas as receitas que não são “nem carne nem peixe” são experimentadas.
Alexandra Soares
Os sobrinhos gostarem é bom sinal, porque os miúdos costumam ser um pouco esquisitos com estes ingredientes e com pratos novos do género 🙂 Muito obrigada Alexandra!
Olá! Fiz a Bolonhesa e achei fantástica! Fiquei admirada com a textura, é óptima. Obrigada pela partilha
Pois é e sem soja 😉 obrigada Rosa!
Serei eu a única portuguesa que desconhecia esta sua faceta?
Tem receitas muito interessantes, vegan ou que simplesmente posso alterar.
Obrigado pelas partilhas
Acho que ainda há muitas pessoas que não sabem 😉 mas nunca o escondi e até tenho dado bastante visibilidade em várias plataformas. Aproveite e adapte sim. Obrigada Susan.
Tem muito bom aspeto ate me faz já vontade de comer vou tentar fazer , obrigado
Olá Clara! Fantástica sugestão! Vou experimentar esta semana! Gosto sobretudo bastante da forma prática e clara como explica todas as sugestões colocadas no site. Parabéns!
Faça mesmo que é óptima 🙂
Gostei muito da Bolonhesa de legumes, irei fazer muito mais vezes.
Vou experimentar as outras receitas suas , já que esta saiu tão bem . Simplesmente deliciosa.
Que bom que gostou Isabel! Obrigada pelo retorno.
Olá Clara! Obrigada pelas receitas maravilhosas! Não gosto de cogumelos, será que poderia substituir por beringela? Em termos de textura talvez ficasse semelhante? Obrigada!
Por ser algo esponjosa? Talvez. Eu não cozinho muito com beringela, não é um legume muito apreciado aqui por casa, só em casos raros, mas o cogumelo tem aquela textura que ajuda a imitar a carne. Acho que só testando Catarina. Mas olhe, não se nota sabor de cogumelos. Eles absorvem todo o sabor dos outros elementos. Veja como quer fazer, mas se fizer com beringela e funcionar diga-me que eu acrescento isso na receita 🙂 obrigada!
Olá Clara…
Não tenho processador mas tenho bimby, pode dizer me o tempo e velocidade para triturar…
Obrigada
Beijinho
Fernanda
Tem de pulsar Fernanda até ficar com aquele triturado grosso que vê no vídeo.
Gosto muito das suas receitas já tenho feito algumas, agora vou experimentar a bolonhesa de legumes, pois a minha neta também anda com a (mania) de não comer carne obrigada
Para variar um pouco… vai ver que fica mesmo boa 😉
Foi sucesso cá em casa. Fiz algumas adaptações por questões de saúde e também de gosto. Em lugar de picar a cebola na mistura 1, piquei á mão, juntei 2 talos de aipo picados e fiz um refogado normal antes de juntar o resto da mistura 1. Na mistura 2 não coloquei curgete porque não a digiro bem e quase dupliquei a quantidade de cogumelos, para compensar. Fiz um molho de tomate à portuguesa com refogado de cebola, azeite, alho e depois juntei o tomate e dexei cozinhar 30m. Depois juntei esta mistura à mistura anterior. Tudo o resto fiz igual. Cozi esparguete de soja edameme e comemos com a bolonhesa veg. Com o que sobrou fiz um chili. Juntei cominhos, tomilho, pimentos vermelhos. Deixei cozinhar e no final juntei feijão vermelho que demolhei e cozi. O chili também ficou maravilhoso. Muito obrigada por partilhar as suas receitas.
Que bom que pôde adaptar. Nem sempre dá, mas quando se conhecem bem os ingredientes podemos avançar com mais confiança, haja criatividade 🙂 parabéns Ana! E que bom que gostaram! 😉