Há uma receita que faço muitas vezes aqui em casa para o mais novo que é o Esparguete à Bolonhesa. Faço um bom refogado, carrego com bastante tomate e deixo sempre apurar em lume mais brando durante praticamente uma hora.

O R. adora. É do melhor que lhe posso dar.

Vá… e as As melhores perninhas de frango no forno também, claro!

No entanto, certo dia decidi arriscar numa bolonhesa diferente, aproveitando a carne picada e ficando a meio caminho entre a bolonhesa e o chili. Eu gosto muito de chili, mas impossibilitada naquela fase de comer feijão, esta “invenção” pareceu-me uma boa opção.

Se gostam de bolonhesa, com molho generoso para regar o esparguete… e se gostam dos sabores do chili, então aqui vão encontrar o ponto de encontro destes dois mundos.

Quais os ingredientes?

Aqui estão eles. São ingredientes relativamente comuns de ter por casa, à excepção do tomate passata.

A passata é um molho liso de tomate natural, mas que nada tem a ver com polpa de tomate, por isso nunca façam essa substituição.

Para dar contraste na textura, uso também uma lata de tomate em pedaços.

Preferem usar tomate fresco? 

Eu também, mas opto muitas vezes por soluções de pacote ou de lata que me facilitam a vida.

Se optarem por uma versão caseira, deixo-vos estas indicações:

  • a passata é 100% tomate, sem alho, sem cebola, sem mais nada. Retira-se o excesso de líquido do tomate em cru, espremendo com as mãos e retirando também as sementes. Cozinha-se uma primeira vez para amaciar e libertar mais líquido. Depois é tudo prensado para reter as peles (a melhor opção é usar o passevite) e finalmente volta ao lume até levantar fervura. A partir daí pode ser logo usado ou conservado em frascos esterilizados. Se têm dúvidas vejam ESTE VIDEO onde se mostra o verdadeiro método italiano.
  • para substituir o tomate de lata em pedaços escaldamos meio quilo de tomates para lhes retirar a pele, tal como explico NESTA DICA. Retiramos o máximo de sementes possível e cortamos os tomates em pedacinhos.

Passo-a-passo: fazer o refogado e acordar as especiarias

Refogamos a cebola picada e o pimento em cubinhos no azeite até amolecerem e só depois juntamos as especiarias e o alho picado. Mantemos ao lume, mexendo, apenas durante um minuto.

É mesmo muito importante “acordar” as especiarias secas porque potencia os seus aromas dando mais sabor ao prato, tal como também já tinha explicado nesta outra DICA.

Juntar carne e tomate

Juntamos a carne picada e abrimo-la o mais possível no tacho, envolvendo com os ingredientes do refogado.

Cozinhamos, mexendo pontualmente, até ficar apenas ligeiramente rosada.

Só então juntamos o tomate em pedaços, a passata, a água, o sal e a pimenta a gosto.

Se preferirem uma bolonhesa com menos molho podem dispensar a água ou usar menos, mas mantenham-se atentos à evolução da cozedura garantido que a mistura não se agarra ao tacho.

Quando começar a ferver, colocamos a tampa, baixamos o lume para médio-baixo e deixamos cozinhar durante 50 minutos.

Passado esse tempo, retiramos a tampa, colocamos o lume mais forte e deixamos ferver durante mais 10 minutos.

Fica pronto a servir com uma massa como o esparguete. Neste dia usei o esparguete negro, que é o favorito de todos aqui em casa.

Não digerem bem o pimento?

Então simplesmente não usem. Aliás, nem a bolonhesa nem o chili usam pimento, mas eu juntei porque precisava de gastá-lo e achei que ficava bem.

Se quiserem introduzir outros legumes, a curgete ou a cenoura em cubinhos são uma belíssima opção. Se as preferem menos cozidas, juntem-nas apenas nos 10 minutos finais.

Sobrou. Como conservar?

Podem guardar no frigorífico num recipiente hermético até 3 dias.

Podem congelar num recipiente hermético – ou vários se optarem por dividir em porções – até 3 meses. Para consumir, descongela-se no frigorífico de um dia para o outro e aquece-se ao lume ou no microondas.

Procuram por outras receitas com carne picada?

Tenho várias aqui no site, tanto com carne de vaca, de porco e de peru, que certamente farão as delícias da família. Deixo-vos algumas sugestões.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA