Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.

O que eu adoro bolos que não precisam de máquinas e ficam maravilhosos!

É o caso deste.

É tudo muito rápido e muito simples. Bate-se tudo à mão, junta-se a fruta, vai para o tabuleiro e fica pronto para seguir para o forno.

Não adoram bolos de fruta?

A fruta enriquece a massa, dá-lhe ainda mais humidade e frescura e, se não tiverem morangos, podem optar por outra fruta macia.

Simplicidade aliada a um resultado delicioso tornaram este bolo um sucesso desde que o publiquei em 2016 no meu facebook.

Ao longo do tempo os seguidores da página têm partilhado comigo experiências com outras frutas, desde frutos silvestres, a pêssego, pera, banana. O importante é que seja fruta macia ou que amacie facilmente com o calor.

Este é um bolo grande e pouco doce que se corta no tabuleiro. Por isso, para esta receita, com esta quantidade de ingredientes, aconselho a fazerem-no num tabuleiro de loiça, bonito e grande – eu usei um de 33 x 22 cm – que possa ir à mesa, já que é um bolo que não se desenforma.

Que tal experimentarem esta maravilha no próximo lanche de fim-de-semana?

Ainda por cima nos tempos que correm… em que encontramos morangos durante todo o ano!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 15 minutos
tempo de forno: 45 a 50 minutos
tempo total: cerca de 1 hora
dificuldade: fácil
doses: 10
Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.

Bolo Rápido
de Iogurte e Morangos

destaque 1
Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.
tempo de preparação: 15 minutos
tempo de forno: 45 a 50 minutos
dificuldade: fácil
doses: 10

Ingredientes:

  • 3 iogurtes naturais (3 x 120g)
  • 300 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 2 colheres de chá de extracto de baunilha
  • 3 ovos
  • 300 g de farinha T65 sem fermento
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 300 g de morangos (lavados e cortados em pedaços)
  • doce de morango q.b.
  • açúcar em pó para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • tabuleiro grande de loiça ou vidro

Confecção:

  1. Numa taça grande, misture bem o iogurte, o açúcar, a manteiga derretida e o extracto de baunilha com uma vara de arames.
  2. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada nova adição.
  3. Junte a farinha, fermento em pó e sal, batendo até ficar com uma massa homogénea.
  4. Finalmente, envolva metade dos morangos.
  5. Verta a massa num tabuleiro grande untado e alise.
  6. Por cima, distribua montinhos de doce e os restantes morangos – pode, nesta fase, polvilhar com mais um pouco de açúcar. É opcional.
  7. Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 45 a 50 minutos, ou até que verifique que o bolo está cozido fazendo o teste do palito, no centro do bolo.
  8. Retire do forno e deixe amornar ou esfriar e sirva polvilhado com um pouco de açúcar em pó.

Notas:

  • Em alternativa ao iogurte natural, pode usar iogurte com aroma de morango, se usar morangos, ou com o aroma da fruta que usar. Em alternativa ao morango, pode usar outra fruta macia (frutos vermelhos, pêssego, banana, etc.)
  • A farinha T65 sem fermento pode ser substituída por farinha T55 com fermento, a vulgar farinha para bolos.

Outras informações:

68 comentários para “Bolo Rápido <br> de Iogurte e Morangos”

  1. Já o fiz várias vezes e o resultado é sempre excelente. Já é um bolo “clássico” da família.
    Obrigada pelas sugestões que são ótimas.
    Filomena

  2. Olá Clara!

    Comecei a seguir as suas receitas há já algum tempo e já fiz inúmeras, são mesmo fantásticas e sobretudo sem grandes complicações. Queria apenas tirar uma dúvida, quando usa a farinha com fermento nos bolos é por uma questão prática? Não tenho o hábito de usar, por isso junto sempre fermento, mas tenho sempre dúvida na quantidade. Neste bolo de morango, basta uma colher de chá?

    1. Olá Alexandra, neste bolo é usada farinha sem fermento e duas colheres de chá de fermento. Diz nos ingredientes. Eu quando uso farinha sem fermento é porque uso da T65 que tem exclusivamente a ver com a textura mais densa que quero para o bolo. Para Bolos mais leves uso a T55 com fermento, que é a normal farinha para bolos.

  3. Clara, obrigada!
    Ficou uma delícia 🙂 bem suculento e doce! A repetir sem dúvida, assim como sem dúvida fácil e quase intuitivo de se executar!
    Calha bem amanhã ser dia do pai e que amanhã vou estar com o meu para partilhar com ele um pedaço em forma de abraço e beijo que por estes tempos tanto falta nos fazem!
    Obrigada mais uma vez e até logo às 20h00?!

    Beijinhos

    1. Olá Fátima, se fizer com congelada tem de deixar descongelar primeiro dentro de um escorredor para perder a água em excesso, se tiver.

  4. Que ma-ra-vi-lha! Fofo, fofo, fofo! Poucos bolos ficam assim! Ainda está a meio, mas não creio que chegue a amanhã! 🙂
    Obrigada Clara por mais uma doce partilha!
    Só um questão, não se desenforma para ser diferente ou porque se desmancha?
    Um beijinho

    1. Olá Maggie 🙂 Para ficar mais bonito e para ser mais prático, sobretudo. E assim também temos a certeza de que não se desmancha 😉

  5. Olá,
    Experimentei a receita hoje 🙂 (comecei a seguir o seu blog há pouco tempo ) e está delicioso mas não cresceu muito… aliás, ficou um pouco “maçudo” de forma a que quando tento cortar um bocado, não consigo porque se esfarela todo.
    Consegue dizer o que fiz que levou a ter corrido mal? De qualquer modo é muito saboroso 🙂
    Obrigada pela partilha das suas receitas!

    1. Cristiana, sendo um bolo de iogurte fica sempre mais denso do que um pão de ló. Às vezes o que acontece é que há morangos que libertam demasiado sumo e acabam por alterar a massa. No meu entender só pode ser disso, porque não há mais nenhuma razão para ficar massudo. Pode testar com outra fruta e ver se fica melhor.

      1. Ana, este é um bolo mais denso e húmido, rápido sem máquinas. Fica fofo. Quer dizer se pode ficar mais alto com claras em castelo? Eventualmente. Eu não testei, mas se testar diga-me se gosta mais dessa forma ok? Obrigada!

  6. Adorei o seu site… Todas as receitas que fiz são deliciosas e simples. Obrigada. Até gostava de publicar uma foto do meu bolo que ficou lindo. Como sou muito ma a cumprir receitas.. para além dos morangos coloquei banana as rodelas. Ficou delicioso!

    1. Que bom Diana!!! E é um orgulho claro!
      Aqui não dá para publicar fotos. Mas no FB sim. É lá que publico as fotos que me enviam.

    2. Olá Clara, boa noite. Já fiz este bolo duas vezes. Ficou gostoso, mas com ‘’ frangote’’, como dizemos cá no norte( Barcelos). Ou seja, não ficou bem cozido, apesar de ter ficado bem douradinho. Algo correu mal.mas não vou desistir. Já faço as suas receitas á algum tempo. Gosto muito de si. Beijinhos.

      1. Deolinda usa a farinha t65 ou usa farinha para bolos? A fruta usa fresca? Não tem sumo? Deixa a escorrer? Há pequenas coisas que fazem a diferença. Se lhe parece mal cozido baixe a temperatura do seu forno e coza-o durante mais tempo.

        1. Olá Isaura. Meia receita é metade dos ingredientes, mas verifique mais cedo com palito a cozedura para não cozer demais. No caso dos ovos, como não pode dividir inteiros ou usa dois pequenos ou se usar L bata um com um garfo e use só metade. O resto pode cozinhar.

  7. Olá Clara!
    Já se fez este seu bolo lá em casa! Desafiei a minha filha(9anos), uma amiga(15anos) e um amigo(15 anos) a fazerem o bolo, ficou delicioso! Só houve a troca do açucar, para mascavado pois não tinha do outro.
    Para um chá das 5, com uns amigos.
    Todos adoraram, obrigada pela receita.
    Beijinho

  8. Ana Paula Geirinhas

    Olá Clara
    Hoje fiz o seu bolo. Fez muito sucesso cá em casa, aliás disseram que nunca tinham comido um bolo tão bom.
    Obrigado por partilhar as suas receitas.
    Beijinho.

  9. MARIA ELISABETE BARROS FERREIRA

    Olá, Clara… Acabei de fazer o meu. E que cheirinho! Desejosa por lhe dar uma valente dentada, mas vai ficar para amanhã. Obrigada pela partilha… Beijinhos

      1. MARIA ELISABETE BARROS FERREIRA

        Olá… Já lhe dei a dentada, mas que valente dentada… Uma delicia!!! Agora uma sugestão, e se usasse a mesmas massa, mas em formas de muffins? Deve ficar na mesma uma delicia… Estou tentada a fazer a experiência. Só tenho dúvidas quanto ao tempo de cozedura… Beijinhos

        1. Claro que sim, claro que pode Elisabete. Eu nunca fiz em queque mas pelo menos 15 minutos será. O ideal é fazer o teste do palito aos 15 e controlar a partir daí.

  10. Olá Clara já fiz e adorei como todas as suas receitas.
    Agora gostava de saber na sua receita de Crepes a Primavera A massa foi feita por si ou comprou a já feita? E onde posso adquiri lá?
    Obgdo pela sua simpatia
    Ana Maria

    1. Obrigada pela confiança Ana. A massa de crepes primavera compro na Makro. Mas encontra num qualquer supermercado oriental. Também podemos fazer mas é um bocadinho trabalhoso.

  11. Parabéns Clara, por nos apresentar um bolo de iogurte que não é feito com óleo de fritar as batatas! Como nos bons velhos tempos das nossas avós: manteiguinha!

    1. Sim mas tenho alguns mais antigos em que usava óleo, só que estou a cortar cada vez mais as gorduras trans, tipo óleo e margarinas, não são boas para a saúde.

  12. Adoro 🙂
    Todos os fins de semana faço bolos de iogurte, mas têm que ser mais simples, o meu filho não gosta de bolos com fruta 🙁 e eu gosto muito, já juntei morangos e mirtilos ao bolo simples de iogurte e ele não come.
    Gostei desta sugestão
    bjs e bons cozinhados

      1. Boa noite
        Adorei a receita, muito fácil de fazer e aqui em casa todos adorámos o resultado.
        Amanhã o meu pai faz anos e vou fazer novamente para lhe oferecer.
        Muito obrigada e vou seguir as suas receitas com toda a certeza.
        Beijinhos

    1. Sim claro, mas tal com está não fica muito doce, não se esqueça que leva 300 g de farinha, 340 g de iogurte natural que é amargo e mais 300 g de morangos, mas adapte ao seu gosto Helena. Use um iogurte de aroma para compensar.

      1. Clara, Clara, desculpe a ousadia no tratamento mas acho que não é só de mim, que a sentimos quase como família , hoje vou experimentar esta receita!
        Está uma tarde maravilhosa e este sol puxa a coisas boas, simples e felizes! Depois volto a dar feedback, obrigada!

      2. MariaJose Silvano

        Olá Clara
        Já é pela segunda vez que faço o bolo de morango e junto também cerejas, os meus netos adoram e toda a família, ficou uma delícia.
        Obrigada pela receita.
        Beijinhos
        Maria José

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.