Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.

O que eu adoro bolos que não precisam de máquinas e ficam maravilhosos!

É o caso deste.

É tudo muito rápido e muito simples. Bate-se tudo à mão, junta-se a fruta, vai para o tabuleiro e fica pronto para seguir para o forno.

Não adoram bolos de fruta?

A fruta enriquece a massa, dá-lhe ainda mais humidade e frescura e, se não tiverem morangos, podem optar por outra fruta macia.

Simplicidade aliada a um resultado delicioso tornaram este bolo um sucesso desde que o publiquei em 2016 no meu facebook.

Ao longo do tempo os seguidores da página têm partilhado comigo experiências com outras frutas, desde frutos silvestres, a pêssego, pera, banana. O importante é que seja fruta macia ou que amacie facilmente com o calor.

Este é um bolo grande e pouco doce que se corta no tabuleiro. Por isso, para esta receita, com esta quantidade de ingredientes, aconselho a fazerem-no num tabuleiro de loiça, bonito e grande – eu usei um de 33 x 22 cm – que possa ir à mesa, já que é um bolo que não se desenforma.

Que tal experimentarem esta maravilha no próximo lanche de fim-de-semana?

Ainda por cima nos tempos que correm… em que encontramos morangos durante todo o ano!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos
tempo de forno: 45 a 50 minutos
tempo total: cerca de 1 hora
dificuldade: fácil
doses: 10
Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.

Bolo Rápido
de Iogurte e Morangos

destaque 1
Um bolo rápido de iogurte, sem necessidade de máquinas, enriquecido com morangos ou outra fruta macia, é garantia de sucesso.
tempo de preparação: 15 minutos
tempo de forno: 45 a 50 minutos
dificuldade: fácil
doses: 10

Ingredientes:

  • 3 iogurtes naturais (3 x 120g)
  • 300 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 2 colheres de chá de extracto de baunilha
  • 3 ovos
  • 300 g de farinha T65 sem fermento
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 300 g de morangos (lavados e cortados em pedaços)
  • doce de morango q.b.
  • açúcar em pó para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • tabuleiro grande de loiça ou vidro

Confecção:

  1. Numa taça grande, misture bem o iogurte, o açúcar, a manteiga derretida e o extracto de baunilha com uma vara de arames.
  2. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada nova adição.
  3. Junte a farinha, fermento em pó e sal, batendo até ficar com uma massa homogénea.
  4. Finalmente, envolva metade dos morangos.
  5. Verta a massa num tabuleiro grande untado e alise.
  6. Por cima, distribua montinhos de doce e os restantes morangos – pode, nesta fase, polvilhar com mais um pouco de açúcar. É opcional.
  7. Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 45 a 50 minutos, ou até que verifique que o bolo está cozido fazendo o teste do palito, no centro do bolo.
  8. Retire do forno e deixe amornar ou esfriar e sirva polvilhado com um pouco de açúcar em pó.

Notas:

  • Em alternativa ao iogurte natural, pode usar iogurte com aroma de morango, se usar morangos, ou com o aroma da fruta que usar. Em alternativa ao morango, pode usar outra fruta macia (frutos vermelhos, pêssego, banana, etc.)
  • A farinha T65 sem fermento pode ser substituída por farinha T55 com fermento, a vulgar farinha para bolos.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

39 comentários para “Bolo Rápido <br> de Iogurte e Morangos”

  1. Adorei o seu site… Todas as receitas que fiz são deliciosas e simples. Obrigada. Até gostava de publicar uma foto do meu bolo que ficou lindo. Como sou muito ma a cumprir receitas.. para além dos morangos coloquei banana as rodelas. Ficou delicioso!

    1. Que bom Diana!!! E é um orgulho claro!
      Aqui não dá para publicar fotos. Mas no FB sim. É lá que publico as fotos que me enviam.

        1. Olá Isaura. Meia receita é metade dos ingredientes, mas verifique mais cedo com palito a cozedura para não cozer demais. No caso dos ovos, como não pode dividir inteiros ou usa dois pequenos ou se usar L bata um com um garfo e use só metade. O resto pode cozinhar.

  2. Olá Clara!
    Já se fez este seu bolo lá em casa! Desafiei a minha filha(9anos), uma amiga(15anos) e um amigo(15 anos) a fazerem o bolo, ficou delicioso! Só houve a troca do açucar, para mascavado pois não tinha do outro.
    Para um chá das 5, com uns amigos.
    Todos adoraram, obrigada pela receita.
    Beijinho

  3. Ana Paula Geirinhas

    Olá Clara
    Hoje fiz o seu bolo. Fez muito sucesso cá em casa, aliás disseram que nunca tinham comido um bolo tão bom.
    Obrigado por partilhar as suas receitas.
    Beijinho.

  4. MARIA ELISABETE BARROS FERREIRA

    Olá, Clara… Acabei de fazer o meu. E que cheirinho! Desejosa por lhe dar uma valente dentada, mas vai ficar para amanhã. Obrigada pela partilha… Beijinhos

      1. MARIA ELISABETE BARROS FERREIRA

        Olá… Já lhe dei a dentada, mas que valente dentada… Uma delicia!!! Agora uma sugestão, e se usasse a mesmas massa, mas em formas de muffins? Deve ficar na mesma uma delicia… Estou tentada a fazer a experiência. Só tenho dúvidas quanto ao tempo de cozedura… Beijinhos

        1. Claro que sim, claro que pode Elisabete. Eu nunca fiz em queque mas pelo menos 15 minutos será. O ideal é fazer o teste do palito aos 15 e controlar a partir daí.

  5. Olá Clara já fiz e adorei como todas as suas receitas.
    Agora gostava de saber na sua receita de Crepes a Primavera A massa foi feita por si ou comprou a já feita? E onde posso adquiri lá?
    Obgdo pela sua simpatia
    Ana Maria

    1. Obrigada pela confiança Ana. A massa de crepes primavera compro na Makro. Mas encontra num qualquer supermercado oriental. Também podemos fazer mas é um bocadinho trabalhoso.

  6. Parabéns Clara, por nos apresentar um bolo de iogurte que não é feito com óleo de fritar as batatas! Como nos bons velhos tempos das nossas avós: manteiguinha!

    1. Sim mas tenho alguns mais antigos em que usava óleo, só que estou a cortar cada vez mais as gorduras trans, tipo óleo e margarinas, não são boas para a saúde.

  7. Adoro 🙂
    Todos os fins de semana faço bolos de iogurte, mas têm que ser mais simples, o meu filho não gosta de bolos com fruta 🙁 e eu gosto muito, já juntei morangos e mirtilos ao bolo simples de iogurte e ele não come.
    Gostei desta sugestão
    bjs e bons cozinhados

    1. Sim claro, mas tal com está não fica muito doce, não se esqueça que leva 300 g de farinha, 340 g de iogurte natural que é amargo e mais 300 g de morangos, mas adapte ao seu gosto Helena. Use um iogurte de aroma para compensar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *