Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.

Fazer bolos em dias de folga chuvosos e frios é sempre um prazer.

No dia em que fiz este bolo, o céu estava cinzento, o som da chuva a bater lá fora era música para os meus ouvidos e a cozinha iluminou-se para uma nova receita.

Desta vez, um bolo rápido, sem complicações, sem máquinas. Acreditem. Faz-se todo numa tigela e só leva 10 minutos, contando com o tempo de ir buscar os ingredientes à despensa, pesá-los e fazer o mise en place.

E sim tem azeite, porque o azeite não serve apenas para pratos salgados. Que o digam os mais antigos que faziam bolos e biscoitos incríveis que duravam dias, sempre frescos.

Os Biscoitos de Azeite e os Quadrados de Azeite que tenho publicados nos meus livros são disso um bom exemplo.

Com ingredientes básicos que temos por casa, este bolo rápido de azeite e limão é perfeito para o pequeno-almoço, brunch ou lanche. Só temos de conter a ânsia de o abrir, já que ele precisa de descansar dentro da forma durante uns 30 minutos. E depois disso, mais um pouco, para ser comido frio… ou será que não passa de morno?

Este Bolo Rápido de Azeite e Limão tem a textura e os sabores perfeitos para os dias cinzentos, com o toque da canela e da noz moscada e iluminado pela frescura do limão.

A sério? Só 10 minutos?

Verdade! Tudo o resto é forno e descanso.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 1 hora
dificuldade: FÁCIL
rendimento: 12 fatias
Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.

Bolo Rápido
de Azeite e Limão

destaque
Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.
tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 1 hora
dificuldade: FÁCIL
rendimento: 12 fatias

Ingredientes:

  • 175 ml de azeite
  • 300 g de açúcar
  • 3 ovos L à temperatura ambiente
  • 100 ml de leite
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  • raspa de um limão médio
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 250 g farinha para bolos
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • pitada de noz-moscada
  • spray ou manteiga para untar

UTENSÍLIOS:

  • tigela
  • vara de arames
  • colher de pau
  • forma de bolo inglês (usei 23 x 12 cm)
  • papel vegetal (recomendado)

Confecção:

  1. Ligue o forno a 180º C.
  2. Coloque numa tigela todos os ingredientes do azeite ao sumo de limão e bata vigorosamente com uma vara de arames (fouet).
  3. À parte misture a farinha, o fermento em pó, a canela e a noz-moscada e envolva com uma colher de pau no preparado anterior, sem bater a massa em demasia, apenas o suficiente para que a farinha seja absorvida.
  4. Unte a forma – aconselho a colocar uma tira de papel vegetal untada na base porque este bolo tem tendência a pegar – verta a massa e leve ao forno a cozer durante 1 hora. Faça o teste do palito. Deve sair seco.
  5. Retire do forno e deixe o bolo dentro da forma, sobre uma rede durante 30 minutos. Passado esse tempo passe uma faca a toda a volta, desenforme e deixe arrefecer totalmente antes de abrir.

Notas:

  • É muito importante que não bata demasiado a massa ao envolver a farinha, para que tenha uma boa textura. Use uma colher de pau. Para facilitar pode peneirar a farinha.

Outras informações:

78 comentários para “Bolo Rápido <br> de Azeite e Limão”

  1. Voltei a fazer este bolo este fim de semana! Ficou (é!) Maravilhoso e é sempre um sucesso! E viva as receitas da Clara 🙂 obrigada. Bji.
    E vou partilhando…

  2. Obrigado Clara de Sousa!
    Um bolo que une o pessoal cá de casa, fácil (ainda por cima o limoeiro está mesmo ali…), mas muito bom.
    Uso muito das suas receitas e gosto
    Bem haja.
    Cumprimentos.

    1. Faço muitas vezes este bolo. Hoje com o tempo invernoso lembrei-me logo dele.
      Fica sempre bem e não dá muito trabalho.
      É bom e mantém-se fofinho graças ao nosso azeite.
      Obrigada Clara de Soua

  3. Boa tarde Clara,
    este bolo intrigava-me, pois achava que o limão e o azeite não combinavam, mas afinal combinam… se combInam.
    Este bolo é maravilhoso. e fez sucesso.
    Obrigada.

  4. Tenho feito algumas das suas receitas e ficam sempre bem. Hoje para aliviar a quarentena fiz o de azeite e limão vamos ver se chega até ao jantar….
    Obgada por me dispensar a sua atenção
    Um bjnho á distância de um clik!

      1. O dia esteve chuvoso. A pedir um bolinho. E este de azeite é limão, pareceu-me irresistível.
        É mesmo! E a crosta!!!!!! Divinal.

          1. Fátima Patronilho

            Olá Clara, sigo-a já há algum tempo e já fuz muitas das suas receitas. Acabei se fazer este bolo e adorei. Inicialmente desconfiei da noz moscada mas fica maravilhoso !!! Fiz também a marmelada e é óptima. Ah..e sou super mega fã da perna de perú assada. Semore que faço todos adoram perguntam que carne é e eu respondo sempre “perguntem à Clara de Sousa “. Muitos parabéns!!!! Bem haja.

          2. 🙂 que bom. Noz moscada só um pouquinho dá logo um aroma e um sabor incríveis. Fico feliz por estar a gostar Fátima. Obrigada e Bom ano!

  5. Olá Clara!
    Fiz hoje o bolo de azeite e limão.
    Não passou de morno, nao consegui resistir.
    Uma mistura de sabores diferente, delicioso!
    Obrigada!

          1. Maria Adelaide Almeida

            Boa tarde, Clara!
            Este bolinho de azeite e limão é irresistível… simples e rápido!
            Obrigada pelas suas partilhas e muito sucesso.
            Beijinho
            Adelaide

        1. Bom domingo Clara. Adoro tudo o que pública e tenho inteira confiança em experimentar qualquer prato ou dica, fica sempre bem. Quero pedir lhe o favor, quando poder, de publicar o recheio de rissois de camarão caso lhe seja possível. Muito obrigada. Fique bem e um beijinho

      1. Cristina Fernandes

        Estou em Paris e tbm fiz. Adoro e ficou maravilhoso.Só nao precisei de deixar uma hora no forno, 45 min chegaram.
        Obrigada e Parabéns pelo jeito que tem pra fazer tudo.
        Bjs.
        Cristina

      2. Muiiito obrigada pelas receitas.fizeste me mudar porque eu odiava cozinhar.seguindo tuas receitas práticas e simples consiguir fazer boas refeições nutritivas e saudaveis cheias de aromas e sabores maravilhosos e bolos como este.certeza que me fazes muito feliz e eu sigo fazendo minha família e amigos também felizes.digo sempre:todos os créditos para a clara e para mãe da clara. Um beijinho grande.

  6. Boa tarde Clara.
    Agradeço a divulgação das receitas. Particularmente sensibilizada, agradeço a generosidade e alegria da partilha.
    Beijinho

  7. Olá Clara
    Tenho intolerância ao glúten. Sabe que tipo de farinha(s) posso usar para substituir a farinha de trigo usada na receita?
    Obrigada
    Bj

    1. Olá Ana! Já testou as pré-preparadas de compra? Eu nunca comprei não sei se valem a pena ou não. De qualquer forma pode fazer a sua farinha em casa e ter sempre pronta a mistura para fazer as suas receitas. A Erika de um site que eu conheci há tempos faz a própria farinha e só tem receitas sem glúten e outras intolerâncias alimentares. Se sabe ler inglês veja lá que encontra coisas óptimas além da farinha: https://alittleinsanity.com

  8. Maria conceição ferreira gaspar

    Bom dia Clara,
    Não quero fazer qualquer comentário as receitas publicadas, pois todas elas são ótimas. Apenas gostava que me sugerisse a receita de um bolo de aniversário que não ficasse muito seco.
    Obrigada

  9. Boa tarde Clara de Sousa,
    muito obrigada pela partilha das deliciosas receitas.
    O meu forno é eléctrico e tenho alguma dificuldade em saber se programo na função ventilado ou calor só por baixo.
    Há bolos que ficam encruados.
    Muito obrigada
    Ana Cristina

  10. Parabéns Clara este bolo rápido de azeite e limão é delicioso e realmente muito rápido e económico. Foi a primeira vez que experimentei um bolo de azeite e fiquei fã. Obrigada pelas dicas quer de culinária quer de bricolage. Beijinhos

  11. Olá,Clara!
    Pois bem, cá vamos nós fazer o bolinho de azeite… e a engordar.
    Já agora pode dizer onde encontrar o spray para untar as formas?
    Obrigada . Beijinho
    Alice

    1. Se comer uma fatia não engorda 😉 este spray é uma embalagem enorme que compro na Makro mas nos supermercados tem outros, mais pequenos, como o da Espiga.

  12. Olá Clara!
    Depois do Salmão (nham nham), decidi experimentar este bolo…e mais uma vez, outra delícia 🙂 Tenho de confessar que o interior do meu bolo ficou um pouco mais escuro…não imagino porque tenha sido mas ficou muito saboroso!!
    Pouco a pouco vou-me “aproximando” da cozinha! Que terapia…obrigada!

    1. Fico feliz com essa terapia, faz milagres às vezes 😉 Eu também reparei que, nas fotos que partilharam no FB, havia bolos mais claros e outros mais escuros. Para mim a única explicação é a cor do azeite e/ou o facto de poderem ter colocado um pouco mais de canela. Das duas uma.

      1. Boa tarde
        Tenho um gosto especial por bolos que levam azeite, canela e mel e vou experimentar este já este fim-de-semana.
        Reparei que na lista dos ingredientes não consta mel. Qual é a quantidade para a receita?
        Obrigado

  13. Olá Clara o meu bolinho já saiu do forno agora é só esperar até que faça a meia hora. Ah já me esquecia de dizer que a minha cozinha está toda perfumada. Até já.

    1. Olá Ana. Eu unto sempre as formas de silicone porque já tive más experiências e assim jogo pelo seguro. Faça tudo igual. Unte e coloque o papel.

  14. Maria Amélia Pereira

    Na minha cozinha já cheira a canela e noz moscada. Logo, ao jantar, juntamente com a família, irei provar e certamente apreciar. Obrigada Clara

  15. Olá Clara,
    tive a honra de provar os rissóis e outros da sua mãe (nunca mais encontrei uns de pescada que mudassem a ideia de que os dela eram os melhor do mundo, claro que hoje em dia não ando por aí a comer fritos…)
    Apenas para dizer que fico feliz por ver a Clara com sucesso, que a sua mãe era um doce de pessoa, que não há muito vi o seu pai a cirandar, e que no Bairro, onde já não moro também, todos temos um carinho gigante pela Clara. bem haja. Adoro bolo com azeite, este vou ter que experimentar. 😉

    1. Olá Marta. Eram de facto deliciosos. Os de pescada, os de camarão, os pastéis de massa tenra, os croquetes, os pastéis de bacalhau. Ela tinha um talento natural para apurar bem a comida. Muito obrigada pelas suas palavras. É sempre bom ter o retorno de quem já se cruzou com os nossos. Beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.