Fazer bolos em dias de folga chuvosos e frios é sempre um prazer.

No dia em que fiz este bolo, o céu estava cinzento, o som da chuva a bater lá fora era música para os meus ouvidos e a cozinha iluminou-se para uma nova receita.

Desta vez, um bolo rápido, sem complicações, sem máquinas. Acreditem. Faz-se todo numa tigela e só leva 10 minutos, contando com o tempo de ir buscar os ingredientes à despensa, pesá-los e fazer o mise en place.

E sim tem azeite, porque o azeite não serve apenas para pratos salgados. Que o digam os mais antigos que faziam bolos e biscoitos incríveis que duravam dias, sempre frescos.

Os Biscoitos de Azeite e os Quadrados de Azeite que tenho publicados nos meus livros são disso um bom exemplo.

Com ingredientes básicos que temos por casa, este bolo rápido de azeite e limão é perfeito para o pequeno-almoço, brunch ou lanche. Só temos de conter a ânsia de o abrir, já que ele precisa de descansar dentro da forma durante uns 30 minutos. E depois disso, mais um pouco, para ser comido frio… ou será que não passa de morno?

Este Bolo Rápido de Azeite e Limão tem a textura e os sabores perfeitos para os dias cinzentos, com o toque da canela e da noz moscada e iluminado pela frescura do limão.

A sério? Só 10 minutos?

Verdade! Tudo o resto é forno e descanso.