Este é o departamento da minha filha, a especialista cá de casa em bolos feitos na caneca, no microondas.

Já aqui tinha partilhado o Floresta Negra na Caneca e também o Suflê de Chocolate… e agora é a vez deste, igualmente simples, rápido e muito bom.

Tem chocolate e manteiga de amendoim, o suficiente para nos deixar com água na boca e ir a correr para a cozinha.

Depois de preparada a massa, ela é vertida numa caneca – pessoalmente prefiro em duas tacinhas de suflê – e leva uma colherada de manteiga de amendoim que irá afundar-se no bolo à medida que ele coze.

E aqui chegados, muita atenção. Nem todas as pessoas se entendem com bolos feitos nos microondas porque acabam por ter um bolo muito seco no final. Isso acontece quando coze demais.

Aqui deixo as indicações de tempo consoante as potências, já que os microondas têm diferentes potências e quanto mais potentes são mais depressa cozem.

Cada microondas pode ter uma personalidade própria, tal como muitos fornos, por isso os tempos são indicativos. O melhor é ficar atento à cozedura.

Como a massa ainda continua a cozer mais um pouco depois de o tempo terminar, aconselho sempre a retirá-los quando a massa no rebordo ainda parece mal cozida. Por isso, fiquem de olho no vosso microondas, espreitando pelo vidro, para o poderem desligar, se necessário, antes do tempo indicado. A partir daí apontem o vosso tempo ideal. Se o processo correr menos bem, reduzam o tempo da próxima vez que o fizerem. Mas creio, que se estiverem de olho nele, seguindo as minhas indicações, não irão falhar.

O resultado é este… uma massa fofa e ligeiramente húmida e um pedaço de manteiga de amendoim no fundo, que se agarra à colher sempre que lá voltamos para ir buscar mais.

Querem ver como é o processo?

Assistam ao video que se segue.