Pêssegos comuns, carecas ou achatados, tanto faz, o importante é serem frescos e maduros para fazer este bolo incrível e tão fácil!
Não adoram bolos de fruta, sobretudo quando é de fruta da estação que está bem madurinha?
Pode ser o Bolo Rápido de Iogurte e Morangos, o Bolo de Cereja Invertido, o Bolo de Curgete e Mirtilos ou apenas o Bolo de Mirtilos, o importante é serem de fruta fresca.
Para este bolo de pêssego usei o comum e o achatado que, não tendo uma polpa colorida é também muito doce, mas mais rijinha. Descascamos, descaroçamos e cortamos em pedaços.
Bom, é quase pecado dizer-vos isto… mas na falta da fruta fresca até podem usar o pêssego em calda de lata, os famosos melocotons. Mas pronto, não vos disse nada, porque na verdade é com fruta fresca que fica melhor.
Quanto ao resto, preparamos a forma de mola, forrando a base com papel vegetal e untando tudo. Eu uso spray, que é sempre a despachar…
Depois, colocamos secos de um lado e molhados do outro. Misturamos. Batemos tudo muito bem até ficarmos com uma mistura bem cremosa…
E finalmente envolvemos a fruta…
Não custa nada. E acreditem vai ficar super incrível!
Ao sair do forno vai estar assim, com este aspecto e com uma massa tão fofa, tão fofa, que temos de a deixar descansar um pouco…
Estão prontos para a primeira fatia? Então do que estão a espera?
Não têm pêssegos? Não faz mal, usem outra fruta, qualquer uma funciona.
Maçã? Sim claro, a fruta que quiserem.
Vamos a isso então 😉
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
34 comentários para “Bolo de Pêssego”
Olá Clara bom dia!!!
Sou grande fã sua tanto a nível jornalístico como da culinária e das suas receitas fantásticas do qual já fiz algumas.
Fico um bocado confusa com as farinhas uma vez que existe no mercado variadíssimos tipos de farinha. Pode ajudar-me por favor?
A farinha que fala para bolos é com fermento ou sem fermento, uma vez que também está na receita para colocar fermento.
A farinha tendo fermento e adicionar mais pode não correr bem por excesso de fermento correto??
Obrigada
Bom dia Anabela! A farinha que refiro, tal como está referido, é para bolos T55 com fermento. O que se acrescenta de fermento serve apenas para dar mais força à massa que é mais pesada do que o habitual. Só uma força extra. Nada mais. Qualquer outra dúvida não hesite em questionar.
Olá Clara boa noite!!
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Beijinho e fique bem…
Olá Clara,
Mais uma receita maravilhosa. Grata pela partilha.
Uma questão: posso substitui a farinha por farinha de espelta e o açúcar por açúcar de coco ?
Um beijo. Fique bem, com saúde principalmente.
Essas substituições sim, são fáceis e não alteram Elisabeth 🙂
Cara Clara, gosto muito de seguir as suas receitas! Gostaria de perguntar, pf, qual a marca de manteiga que costuma usar? Muito obrigada pela atenção!
Tenho várias, mas a sem sal é a Gresso Chef de 1 kg que compro na Makro. Hoje em dia já há embalagens de manteiga sem sal de várias marcas nos supermercados, mas há não muito tempo era muito difícil de encontrar.
Eu sou alérgico a glúten então misturei esta receita (https://www.feiticeirafit.com.br/receita/bolo-de-framboesa-com-recheio-de-abacate-e-chocolate-sem-gluten) com esta e é incrível! Obrigado! :))
Patrícia, sendo alérgica a glúten basta substituir a farinha por uma farinha para bolos sem glúten e garantir que o fermento em pó também é isento 🙂
Olá Clara,
Acabei de provar o bolo e ficou maravilhoso
Obrigada pela partilha e p.f. continue!
Beijinhos
Pois fica! Uma maravilha! 😉
Posso substituir a manteiga por oleo de girassol e bater primero os ovos com o açúcar
Miquelina essa substituição vai afectar negativamente a textura da massa, porque o óleo é líquido e a manteiga não. No máximo diria para fazer 50/50 mas na verdade não sei bem qual será o resultado.
Olá Clara, boa tarde!
Fiz este bolo de pêssegos e simplesmente aqui em casa e não só, adoramos e adoraram, maravilhoso, eu fiz a receita a dobrar. Muito obrigada, Beijo. ❤❤
É tão bom 🙂 muito obrigada Fátima!
Olá Clara. Ontem fiz este bolo de pêssego. Toda a gente gostou. Fica mesmo fofo. Usei tudo sem gluten, a farinha era de artis integral gluten free. Só não usei o extrato de baunilha e também nunca uso sal. Será que faz diferença?
Obrigada mesmo, pelas receitas beijinhos e tudo de bin
Se gostaram como fez perfeito. O sal serve para fazer sobressair o sabor do bolo, já que abre as papilas. O extracto dá-lhe o sabor da baunilha, mas se não tiver não seja por isso que deixa de fazer este delicioso bolinho 🙂 agora tem de fazer a sharlotka, vai adorar!
Olá Clara,
Não tem a versão na Bimby?
Obrigada
Beijinho
Fernanda
Não Fernanda, mas é tão simples que basicamente é só misturar e ficar de olho 😉
Olá Clara!
Em relação ao seu comentário queria informá-la que com o queijo creme incorporado no bolo, ele não tem o sabor do azeite , mas é parecido com a manteiga.
Outra receita sua em que substituo a manteiga pelo azeite, é o pão de soda caseiro, em que lhe junto sal de ervas, e que resulta delicioso.
Gostaria que me informasse quais as receitas de bolos em que substitui a manteiga pelo azeite ou outra gordura mais saudável.
Atenciosamente
Ana Ferreira
Ana por regra não mudo. Tenho bolos de azeite e tenho outras receitas com manteiga. O que deixei de usar foi margarina. Há muitos anos que não uso.
Olá Clara!
Decidi fazer a sua receita de bolo de pêssego substituindo a manteiga por gorduras mais saudáveis, como o azeite e a farinha de linhaça, que moí na hora, e assim obter todos os benefícios da mesma.
No resto da receita segui todos os seus passos, e para obter uma textura similar à que apresenta nas fotografias, fiz:
– bati os ovos com 3 colheres de sopa de queijo creme caseiro que faço, e para obter a consistência cremosa, adicionei-lhe 3 colheres chá de linhaça moída, e esperei cerca 15 min.
O açúcar que utilizei foi o amarelo e para incorporar todos os secos, adicionei-lhe mais um ovo.
De notar que nos bolos sempre lhe adiciono uma colher chá de fermento químico.
O resultado foi um bolo muito fofo e húmido, não sei se está muito longe da receita da Clara!….
Se quiser eu mando-lhe o link de como faço requeijão caseiro, que substituo em muitas receitas que pedem natas.
A Clara que é uma cozinheira de “mau cheia” dará a sua opinião, ou tentará melhorar esta receita que idealizei.
Atenciosamente,
Ana Ferreira
Olá Ana, eu nem ouso grandes aventuras alternativas porque continuo a gostar mais dos métodos tradicionais. É com eles que me identifico. Acho que desde que haja equilíbrio conseguimos manter-nos saudáveis. Mas acho óptimo que procure essas soluções e que elas resultem. O sabor será diferente entre a manteiga e o azeite, mas as alternativas fazem-se de compromissos, é natural. Ficam aqui visíveis os passos que seguiu para quem queira esta alternativa mais saudável e haverá certamente muitas pessoas. 😉 Muito obrigada!
Fiz o bolo com alperces e ficou delicioso, já tenho feito várias receitas suas que aqui nos deixa e estou rendida, fáceis, rápidas e boas, que mais podemos querer?
Continue desse lado que eu continuo deste (a salivar) e com os utensílios e ingredientes preparados.
Obrigada!
Óptimo com alperces também Magda. 🙂 Bia escolha. Esta massa de bolo dá para usar com qualquer fruta. Tão bom que gostou! Obrigada!
Parabéns pela receita!
Queria perguntar-lhe se posso substituir a manteiga por outra gordura mais saudável, como por exemplo o azeite ou outra?
Atenciosamente,
ana Ferreira
Olá Ana eu este em particular nunca testei. Acredito que sim que funciona. Se testar diga como correu. Obrigada!
Boa tarde D. Clara,
Tenho que dar-lhe os parabéns, porque a Sra. ademais de ser uma excelente Jornalista é também uma fantástica Chef, às suas receitas são maravilhosas, já fiz várias e todas ou quase todas são uma delícia, digo quase, porque ainda não consegui fazer a Baguette Rústica , faço tudo como está na receita mas nunca fica bem, a côdea dê cima fica muito dura, já tentei 5 vezes, tenho tanta pena!!!! pois gosto muito de baguettes e as suas ficam tão bonitas.
Agradeço muito se me pudesse ajudar.
Um abraço e obrigada por estar aí.
Natalia
Obrigada Natália! 🙂 Em relação à baguete, pode ter o forno desregulado com uma temperatura superior àquela que marca. Baixe um pouco e não deixe tanto tempo. Não deixe dourar.
Olá Clara! Esta receita é de deixar água na boca. Obrigada pela partilha e um beijinho
É óptima Ana! Tem de fazer! 😉
Bom dia!! Tenho sempre esta dúvida… A quantidade de fruta pesada inteira ou depois de arranjada??? Obrigada pelas tão boas receitas!!
Rita, eu como faço é simples: a menos que diga algo em contrário o peso é o da fruta inteira. No caso de dizer que é a fruta já limpa é diferente. Também acontece. 🙂
Parabéns pelas receitas! Obrigada!