Todos os anos, a 5 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Nutella.

O creme de chocolate e avelãs mais famoso do mundo tem uma legião de apreciadores, muitos deles com uma receita favorita com dois “ingredientes”: um pote de Nutella e uma colher.

Mas para assinalar este dia quis fazer uma receita que tivesse também apenas dois ingredientes, mas que fosse um pouco mais do que comer colheradas de Nutella.

Este bolo tem Nutella e ovos. Nada mais. A parte de o polvilhar com açúcar em pó e decorar com frutos vermelhos é opcional. Falo da massa do bolo. Dois ingredientes.

O resultado é um bolo pouco doce, muito leve e fofo, com a vantagem de que também pode ser comido por intolerantes ao glúten, já que não tem farinha.

Para garantir uma massa de bolo mais resistente, optei por temperar as gemas com a Nutella.

Basicamente, só temos de misturar a Nutella e as gemas e manter sobre banho-maria, sempre mexendo, até ficar um creme mais denso.

Depois disto, só temos de bater as claras em castelo, um castelo macio, não muito batido, para conseguirmos envolver bem no creme de Nutella e gemas.

É muito importante fazer este envolvimento das claras em castelo em três vezes e, usando o batedor manual de arames, o fouet, envolvendo lentamente em movimentos circulares, para manter o creme arejado.

Vejam só todas estas bolhas de ar… são fundamentais para a leveza do bolo.

Esta receita é adequada para uma forma com 22 cm de diâmetro para que tenhamos um bolo com alguma altura. No caso de usarem outras formas já sabem que terão um bolo mais baixo ou mais alto, consoante usem uma forma maior ou mais pequena.

Quando sai do forno, este bolo está bem insuflado… mas pouco depois de o retirarmos ele desce e encolhe uns centímetros. É mesmo assim. Só temos de o deixar sossegado a arrefecer, para desenformar depois de frio.

A magia acontece durante o descanso, já que ao arrefecer a massa concentra a humidade. Por isso, deixem-no descansar pelo menos duas a três horas antes de o servir.

Uma nota final, apenas para vos dizer que fiz esta receita com Nutella de compra porque é mais cremosa e adequada para este bolo. Para barrar o pão opto por fazer a minha Nutella caseira, que é mais saudável. Podem ver a receita AQUI.

Se são fãs de Nutella não deixem de espreitar as minhas outras receitas: Bolo de Chocolate, Nutella e Avelã com Chantilly de Baileys, as Bolachas Duo (Nutella & Manteiga de Amendoim), os Queques Cremosos de Nutella ou o Suflê de Chocolate de Microondas.