Como sabem tenho partilhado mais receitas salgadas do que doces, mas isso é porque este site é um reflexo do que faço para mim e eu como poucos doces, a não ser que haja uma ocasião mais especial.

Foi o que aconteceu com este bolo, pedido por um bom amigo meu.

Para um jantar em casa dele, pediu-se uma mousse de chocolate e eu lembrei-me de que ele tinha sido uma das pessoas que mais tinha adorado este bolo mousse na festa dos meus 50 anos. Perguntei-lhe se se lembrava ao que ele respondeu “Como poderia esquecer-me?”.

Eu já nem me lembrava onde tinha visto a receita, 3 anos antes, mas assim que o encontrei no site da Neuza Costa, reconheci-o de imediato – era o único Bolo de Mousse de Chocolate com duas camadas. Todos os outros eram mousse porque ficavam a babar por ficarem mal cozidos – óptimos também, mas muito diferentes na textura.

Este tem bolo por baixo e mousse por cima: bolo + mousse + chocolate = perfeito!

Apenas 5 ou 7 ingredientes

Chocolate, manteiga, açúcar, ovos e farinha de trigo. Cinco. Em relação à receita original apenas decidi acrescentar um pouco de sal às claras e polvilhar com cacau em pó. Estes dois ingredientes são opcionais.

Fazer de véspera

Este bolo precisa desse tempo. O melhor é fazer-se de véspera para deixar a mousse assentar muito bem.

Passo-a-passo do Bolo de Mousse de Chocolate

A primeira coisa a fazer é derreter o chocolate com a manteiga, em banho-maria…

Na batedeira batemos muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado…

Depois, juntamos-lhe o chocolate derretido ligeiramente morno, sempre sem parar de bater, o que resulta num creme super denso como este, que nem cai dos arames…

Noutra taça batemos as claras em picos bem firmes e envolvemos no creme de chocolate.

Finalmente, dividimos a massa por duas taças, mais ou menos metade/metade, e a uma delas – só a uma delas – juntamos a farinha.

Enquanto uma massa vai cozer rapidamente no forno a outra fica na bancada à espera.

Depois de cozer, deixamos o bolo arrefecer…

E só depois colocamos o outro creme por cima.

Daqui vai directamente para o frigorífico, coberto com película, e só desenformamos no dia seguinte, altura em que podemos polvilhar com cacau em pó e lascas de chocolate.

Prontos a servir?

Que belíssimo efeito… e o sabor… nem vos digo! Vão mesmo ter de experimentar num destes dias em que tenham uma ocasião mais especial…

Adoram chocolate?

Já conhecem as minhas outras receitas semelhantes a esta? O difícil é escolher!

PECADO DE CHOCOLATE (SEM AÇÚCAR/SEM FARINHA) – O melhor bolo de chocolate de sempre, de textura húmida. Sem açúcar e sem farinha, tem apenas 5 ingredientes. É perfeito.

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE E CAFÉ COM AMARETTO – Um bolo imponente para dias especiais, feito com uma camada de brownie e duas camadas de mousse: chocolate e café. É uma perdição.

BOLO DE CHOCOLATE, NUTELLA E AVELàCOM CHANTILLY DE BAILEYS – Um bolo rico e intenso, no sabor e nas calorias. É um “pecadilho” nesta semana santa, para uma Páscoa ainda mais doce.

BOLO DE MOCA – Compacto, denso e ligeiramente húmido, com uma textura entre o bolo e o brownie, este bolo de moca é um favorito dos fãs de chocolate.

SE FIZEREM ESTA RECEITA

Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!

NAS REDES SOCIAIS

Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha

PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA

Sigam-me no FacebookInstagram e Pinterest

Subscrevam o meu canal no Youtube