Bolo por baixo, mousse por cima. Este bolo é perfeito para quando se quer impressionar numa ocasião especial.

Como sabem tenho partilhado mais receitas salgadas do que doces, mas isso é porque este site é um reflexo do que faço para mim e eu como poucos doces, a não ser que haja uma ocasião mais especial.

Foi o que aconteceu com este bolo, pedido por um bom amigo meu.

Para um jantar em casa dele, pediu-se uma mousse de chocolate e eu lembrei-me de que ele tinha sido uma das pessoas que mais tinha adorado este bolo mousse na festa dos meus 50 anos. Perguntei-lhe se se lembrava ao que ele respondeu “Como poderia esquecer-me?”.

Eu já nem me lembrava onde tinha visto a receita, 3 anos antes, mas assim que o encontrei no site da Neuza Costa, reconheci-o de imediato – era o único Bolo de Mousse de Chocolate com duas camadas. Todos os outros eram mousse porque ficavam a babar por ficarem mal cozidos – óptimos também, mas muito diferentes na textura.

Este tem bolo por baixo e mousse por cima: bolo + mousse + chocolate = perfeito!

Apenas 5 ou 7 ingredientes

Chocolate, manteiga, açúcar, ovos e farinha de trigo. Cinco. Em relação à receita original apenas decidi acrescentar um pouco de sal às claras e polvilhar com cacau em pó. Estes dois ingredientes são opcionais.

Fazer de véspera

Este bolo precisa desse tempo. O melhor é fazer-se de véspera para deixar a mousse assentar muito bem.

Passo-a-passo do Bolo de Mousse de Chocolate

A primeira coisa a fazer é derreter o chocolate com a manteiga, em banho-maria…

Na batedeira batemos muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado…

Depois, juntamos-lhe o chocolate derretido ligeiramente morno, sempre sem parar de bater, o que resulta num creme super denso como este, que nem cai dos arames…

Noutra taça batemos as claras em picos bem firmes e envolvemos no creme de chocolate.

Finalmente, dividimos a massa por duas taças, mais ou menos metade/metade, e a uma delas – só a uma delas – juntamos a farinha.

Enquanto uma massa vai cozer rapidamente no forno a outra fica na bancada à espera.

Depois de cozer, deixamos o bolo arrefecer…

E só depois colocamos o outro creme por cima.

Daqui vai directamente para o frigorífico, coberto com película, e só desenformamos no dia seguinte, altura em que podemos polvilhar com cacau em pó e lascas de chocolate.

Prontos a servir?

Que belíssimo efeito… e o sabor… nem vos digo! Vão mesmo ter de experimentar num destes dias em que tenham uma ocasião mais especial…

Querem ver a receita escrita com todos os pormenores?

Continuem a descer, que ela está logo depois do video e até a podem imprimir.

Adoram chocolate?

Já conhecem as minhas outras receitas semelhantes a esta? O difícil é escolher!

PECADO DE CHOCOLATE (SEM AÇÚCAR/SEM FARINHA) - O melhor bolo de chocolate de sempre, de textura húmida. Sem açúcar e sem farinha, tem apenas 5 ingredientes. É perfeito.
BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE E CAFÉ COM AMARETTO - Um bolo imponente para dias especiais, feito com uma camada de brownie e duas camadas de mousse: chocolate e café. É uma perdição.
BOLO DE CHOCOLATE, NUTELLA E AVELàCOM CHANTILLY DE BAILEYS - Um bolo rico e intenso, no sabor e nas calorias. É um "pecadilho" nesta semana santa, para uma Páscoa ainda mais doce.
BOLO DE MOCA - Compacto, denso e ligeiramente húmido, com uma textura entre o bolo e o brownie, este bolo de moca é um favorito dos fãs de chocolate.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 45 minutos + tempos de arrefecimento e refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 12
Bolo por baixo, mousse por cima. Este bolo é perfeito para quando se quer impressionar numa ocasião especial.

Bolo de Mousse
de Chocolate

Bolo mousse de chocolate destaque site
Bolo por baixo, mousse por cima. Este bolo é perfeito para quando se quer impressionar numa ocasião especial.
tempo de preparação: 45 minutos + tempos de arrefecimento e refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 12

Ingredientes:

  • 300 g de chocolate para culinária
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 200 g açúcar
  • 8 ovos
  • 40 g de farinha de trigo sem fermento
  • pitada de sal
  • cacau em pó e lascas de chocolate para finalizar

UTENSÍLIOS:

  • batedeira
  • forma redonda 26Ø de mola com fundo amovível
  • papel vegetal

Confecção:

  1. Parta o chocolate em pedaços e derreta-o com a manteiga em banho-maria, mexendo pontualmente. Quando estiver tudo derretido, retire do calor e reserve.
  2. Separe as gemas das claras. Na taça da batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata durante vários minutos até ficar com um creme muito fofo e esbranquiçado.
  3. Sem parar de bater, junte a mistura de chocolate, ainda morno, em fio. Envolva bem.
  4. Bata as claras em castelo bem firme, juntando umas pedrinhas de sal. Envolva na mistura de chocolate, à mão, em duas vezes, em movimentos circulares de cima para baixo.
  5. Divida a massa por duas taças. A uma das metades envolva a farinha peneirada. A outra, reserve, coberta, à temperatura ambiente.
  6. Forre o fundo da forma de aro com papel vegetal, unte a base e as paredes da forma com manteiga ou com spray, verta a massa a que adicionou farinha e coza a 180º C durante 15 minutos.
  7. Retire do forno, coloque sobre uma rede de arrefecimento, e deixe descansar até o bolo ficar frio, cerca de uma hora.
  8. Depois de ter arrefecido, verta por cima o creme de chocolate sem farinha que reservou anteriormente. Espalhe com espátula e conserve no frigorífico de um dia para o outro ou durante cerca de 8 horas, coberto, até que a mousse prenda muito bem.
  9. Na hora de servir, desenforme para um prato, polvilhe com cacau em pó e lascas de chocolate.

Notas:

  • Para versão SEM GLÚTEN use farinha sem glúten e chocolate certificado SG

Outras informações:

10 comentários para “Bolo de Mousse <br> de Chocolate”

  1. Fiz este bolo e o resultado foi maravilhoso. Para os “chocolateiros” é irresistível.
    Fácil e delicioso.
    Como não sou pro na cozinha, respeito sempre as indicações da Clarinha e nunca falha! Quando quero cozinhar algo novo venho procurar aqui. Corre sempre bem.
    Muito obrigada.

    1. Sandra eu faço sempre tudo de forma a que não falhe mesmo, porque é super frustrante estarmos entusiasmados para fazer e depois não sair bem – mas admito que se de facto não tem muita experiência/intuição na cozinha é confiar nas indicações 🙂 é uma desgraça de maravilhoso este bolo. Uma pessoa até fica a babar só de pensar. 🙂

  2. Olá Clara. Pediram-me para replicar esta receita do bolo mousse de chocolate. Vou fazer e darei feedback logo que seja provado.
    Parece-me delicioso.
    Isabel Maciel

      1. Olá, Clara. A minha filha fez a receita do bolo de mousse de chocolate e adaptou-o para aniversário. Ficou muito bom, delicioso… Obrigada pela partilha.

      2. Faço este bolo há alguns anos e é sempre um sucesso
        Encontrei a receita no mesmo sítio. A sua página e a da Neuza têm muitas receitas, boas e simples, mas que resultam sempre bem. O seu tiramisu é outra que não falha. Parabéns e continue a partilhar estas delícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.