Novembro é o meu mês e por isso quis começá-lo de forma muito especial com uma receita 5 estrelas com uma fruta da época!

Inspirei-me na receita clássica francesa, que tanto sucesso faz, não apenas pela textura e sabor, mas também pela simplicidade que nos remete para o tempo das nossas avós.

Bolos de fruta são sempre um caso de sucesso aqui por casa, mas há uns que são mais apreciados do que outros, consoante a fruta utilizada e o gosto pessoal de cada um.

Este Bolo de Maçã Reineta foi um sucesso absoluto, não houve quem não ficasse a desejar mais uma fatia ou quem não dissesse que teria de o fazer mais vezes… e foi por isso que não durou nem 12 horas. Fi-lo à noite antes da hora de jantar e à hora de almoço do dia seguinte já não sobrava nem uma migalha.

Porque é tão bom?

Porque tem uma massa amanteigada e fofa e imensa fruta. Está carregadinho!

Quando envolvemos a maçã na massa até ficamos a pensar se não será demasiada, se permitirá que a massa cresça com tanto peso da fruta, mas nada receiem porque o bolo vai crescer lindamente e amaciar a fruta no ponto certo.

A leve acidez das reinetas sobrevive a todo o processo do forno e conjuga na perfeição com a doçura do bolo. É um contraste fantástico!

Quais os ingredientes?

São ingredientes básicos que habitualmente temos em casa.

A manteiga e os ovos têm de estar à temperatura ambiente, por isso, retiram-se do frigorífico cerca de meia hora antes de começarmos a fazer o bolo.

Acrescem as 3 maçãs reinetas, já que estamos na época delas e há que aproveitá-las quando elas estão no seu melhor.

Porquê juntar fermento em pó à farinha que já tem fermento?

É apenas para dar mais força à massa do bolo. Como a fruta é muita e pesa mais, a massa precisa deste pequeno empurrãozinho.

Se só tiverem farinha para bolos sem fermento ou farinha para usos culinários, usem duas colheres de chá bem cheias de fermento em pó.

Posso usar outras maçãs?

Podem claro, mas para garantir o contraste dado pelas reinetas, a opção é usar outra qualidade de maçã que também tenha alguma acidez, como é o caso da Granny Smith. As maçãs mais doces também resultam, mas o sabor é naturalmente diferente.

No entanto, como as maçãs reinetas cozem mais depressa, o ideal é que, usando outro tipo de maçã, deixem o bolo no forno por mais uns 5 a 10 minutos, cobrindo-o com folha de alumínio depois dos 30 minutos para evitar que queime demasiado por cima.

Posso usar margarina em vez de manteiga?

Poder podem, mas não aconselho porque o sabor não será tão bom. O sabor da manteiga dá uma personalidade única a este bolo.

Só tenho ovos M. Quantos devo usar?

Usem 4 ovos M em substituição dos 3 ovos L.

De que acessórios preciso para fazer este bolo?

Precisam de uma forma redonda de mola, com fundo amovível, com 22 centímetros de diâmetro, além de papel vegetal e spray para untar. Se não tiverem spray, untem com manteiga ou margarina. Não precisam de polvilhar com farinha.

Passo-a-passo: preparar a forma

Forramos a base da forma e fechamos a mola. Depois untamos tanto a base como as paredes da forma.

Usando uma forma redonda normal, terão de forrar a base também, recortando o papel à medida.

Tratar das maçãs

É a primeira coisa a fazer depois de prepararmos a forma.

Descascamos e descaroçamos as maçãs, cortamos em pequenos pedaços e mantemo-los dentro de água fria, para não escurecerem muito rapidamente.

Tratar da massa

  1. Batemos o açúcar com a manteiga durante cerca de 3 minutos, até ficarmos com uma mistura muito cremosa. Esta parte é mesmo fundamental para garantir a melhor textura deste bolo.
  2. Juntamos os ovos um a um, batendo para misturar e juntando o seguinte quando o anterior já tiver sido absorvido. Envolvemos também o extracto de baunilha.
  3. Misturamos a farinha com o fermento e envolvemos delicadamente no creme em 3 vezes, usando uma espátula ou colher de pau. Paramos de mexer sempre que a farinha é absorvida pela massa.
  4. Finalmente envolvemos os pedaços de maçã muito bem escorridos.

Colocar na forma e cozer

A massa é transferida para a forma já forrada e untada e alisamos o topo.

Daqui segue para o forno pré-aquecido a 180º C (ventilado) durante 30 a 35 minutos ou até que, quando feito o teste do palito no centro, ele saia praticamente limpo. Se for necessário mais tempo, deixem um pouco mais.

Quando retirado do forno, o bolo fica a arrefecer sobre uma rede.

Decorar e servir

Depois de frio, polvilhamos o bolo com um pouco de açúcar em pó.

Cortamos e servimos assim simples.

Há quem o sirva com crème fraîche ou uma bola de gelado, mas para o meu gosto pessoal não precisa de mais nada. É na simplicidade que todos os sabores deste bolo mais brilham.

Vejam bem este interior! E vejam como a maçã ficou cozida o q.b. para não ficar demasiado mole e criar aquele incrível constraste quando saboreada.

Ficaram com vontade de fazer? Não hesitem porque este bolo é mesmo incrível!

Outras sobremesas com maçã

SE FIZEREM ESTA RECEITA

Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!

NAS REDES SOCIAIS

Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha

PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA

Sigam-me no FacebookInstagram e Pinterest

Subscrevam o meu canal no Youtube