As receitas inclusivas são das que me dão maior prazer.

Não há nada pior do que fazermos uma receita com imenso carinho e na hora de servir alguém nos dizer que gosta muito, mas não pode comer porque tem determinada intolerância alimentar.

Quando fiz este Bolo de Chocolate e Avelã pela primeira vez em 2014 estava precisamente a testar receitas de bolos sem farinha que não ficassem apenas “mais ou menos”, queria que ficassem perfeitos, que pudessem ser saboreados tanto por celíacos, como por quem não tem qualquer problema com a farinha de trigo. E queria sobretudo que todos adorassem.

Por isso optei pela avelã que é um óptimo substituto da farinha de trigo, dando uma textura mais húmida.

Num bolo como este temos mesmo de usar chocolate, que derretemos em banho maria tal como no brownie.

O resto dos passos podem acompanhar lendo a receita, mas é um processo muito simples.

Depois de cozido cria uma crosta estaladiça no topo que se separa do interior.

Foi na mesma altura em que testava receitas inclusivas, que fiz o Bolo de Chocolate sem Ovos, o tal que incluí no meu livro Best Of, lançado em 2014, a que chamei “Bolo do Tiaguito” porque foi um bolo que mudou literalmente a vida do Tiago, uma criança com intolerância a ovos, cujos aniversários até então tinham apenas pipocas, gelatinas e batatas fritas.

Este Bolo de Chocolate e Avelã, sem farinha, sem glúten, tem apenas 5 ingredientes, mais um que é opcional, o açúcar em pó para polvilhar no final.

Fica fantástico. O Paulo e o Bento que o digam!

Se gostam de bolos de chocolate com avelã, com uma textura húmida, aventurem-se também pelo Bolo de Chocolate e Nutella que vai fazer muita gente feliz.