Não tem farinha, não tem glúten, mas todos vão adorar este bolo com textura de brownie em que o chocolate é rei e a avelã rainha.

As receitas inclusivas são das que me dão maior prazer.

Não há nada pior do que fazermos uma receita com imenso carinho e na hora de servir alguém nos dizer que gosta muito, mas não pode comer porque tem determinada intolerância alimentar.

Quando fiz este Bolo de Chocolate e Avelã pela primeira vez em 2014 estava precisamente a testar receitas de bolos sem farinha que não ficassem apenas “mais ou menos”, queria que ficassem perfeitos, que pudessem ser saboreados tanto por celíacos, como por quem não tem qualquer problema com a farinha de trigo. E queria sobretudo que todos adorassem.

Por isso optei pela avelã que é um óptimo substituto da farinha de trigo, dando uma textura mais húmida.

Num bolo como este temos mesmo de usar chocolate, que derretemos em banho maria tal como no brownie.

O resto dos passos podem acompanhar lendo a receita, mas é um processo muito simples.

Depois de cozido cria uma crosta estaladiça no topo que se separa do interior.

Foi na mesma altura em que testava receitas inclusivas, que fiz o Bolo de Chocolate sem Ovos, o tal que incluí no meu livro Best Of, lançado em 2014, a que chamei “Bolo do Tiaguito” porque foi um bolo que mudou literalmente a vida do Tiago, uma criança com intolerância a ovos, cujos aniversários até então tinham apenas pipocas, gelatinas e batatas fritas.

Este Bolo de Chocolate e Avelã, sem farinha, sem glúten, tem apenas 5 ingredientes, mais um que é opcional, o açúcar em pó para polvilhar no final.

Fica fantástico. O Paulo e o Bento que o digam!

Se gostam de bolos de chocolate com avelã, com uma textura húmida, aventurem-se também pelo Bolo de Chocolate e Nutella que vai fazer muita gente feliz.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 20 minutos
tempo de forno: 40 A 45 MINUTOS
tempo total: 1 hora
doses: 14
Não tem farinha, não tem glúten, mas todos vão adorar este bolo com textura de brownie em que o chocolate é rei e a avelã rainha.

Bolo de Chocolate e Avelã
(sem glúten)

destaque site
Não tem farinha, não tem glúten, mas todos vão adorar este bolo com textura de brownie em que o chocolate é rei e a avelã rainha.
tempo de preparação: 20 minutos
tempo de forno: 40 A 45 MINUTOS
doses: 14

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate negro, partido em pedaços
  • 125 g de manteiga ou margarina sem sal
  • 225 g de açúcar moreno ou amarelo
  • 100 g de miolo de avelã com pele
  • 5 ovos 
  • açúcar em pó q.b. para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • forma redonda de 22 cm diâmetro, com fundo amovível
  • papel vegetal

Confecção:

  1. Forre com papel vegetal a base de uma forma de 22 cm diâmetro, com fundo amovível e unte muito bem a base e as paredes da forma (pode usar manteiga ou spray).
  2. Coloque o chocolate em pedaços e a manteiga num recipiente, colocado sobre um tachinho com água a fervilhar, não deixando a base entrar em contacto com a água. Mexa ocasionalmente até derreter. Retire do calor e deixe arrefecer um pouco.
  3. Triture muito bem a avelã em cru. Também pode usar farinha de avelã de compra.
  4. Abra os ovos, separe as gemas das claras e bata as claras em castelo, juntando umas pedrinhas de sal quando começarem a espumar. Bata até fazer picos bem firmes. Reserve.
  5. Quando a mistura de chocolate e manteiga arrefecer um pouco, envolva o açúcar, depois a avelã triturada e as gemas, uma de cada vez mexendo bem entre cada adição.  Finalmente envolva as claras em castelo.
  6. Verta na forma e leve a forno pré-aquecido a 180º C, na prateleira do meio, durante 40 a 45 minutos.
  7. Retire, deixe arrefecer totalmente e desenforme (o bolo vai crescer, mas à medida que arrefece baixa).
  8. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Notas:

  • se é celíaco, use um chocolate certificado

Outras informações:

28 comentários para “Bolo de Chocolate e Avelã <br> (sem glúten)”

    1. Boa noite, Clara! Que percentagem de cacau deve ter o chocolate negro que a Clara menciona ? 50%, 70%? Queria jogar a percentagem de cacau do chocolate com a quantidade de açúcar que depois adicionamos. É que eu pessoalmente nao aprecio bolos muito doces. Obrigada.

  1. Bom dia Clara, cada vez estou mais surpreendida com a sua página, ja sou visitante assídua. Ontem experimentei este bolo para a mesa de Páscoa e ficou delicioso. Um bolo húmido, sem ser exageradamente doce…para repetir certamente.
    Obrigada pelas partilhas.

  2. Olá Clara.
    Tenho a agradecer as suas receitas. São fantásticas!!
    Fiz este bolo e toda a gente adorou. Aquele saborzinho a avelã é divinal.
    Mencionou que poderia substituir a manteiga por pêra abacate. Queria experimentar (colesterol alto..) Duas seriam o suficientes?
    Beijinhos e obrigada

  3. Olá Clara
    Fiz a sua receita. Bolo maravilha. Adorei. Gosto de bolos húmidos e mal cozidos.
    A próxima receita será a de morangos.
    Continue.
    Tarde feliz

    1. Olá Ana, que pena não ter gostado. Pessoalmente gosto muito e não tenho a mesma opinião, mas certamente encontra outras soluções que vão mais ao encontro do que gosta. Todas as massas tipo brownie levam manteiga, bastante, e esta nem é das que leva mais, no entanto há várias receitas que tentam substituir a manteiga, ou parte dela, por exemplo, por abacate esmagado. Pode fazer essa substituição que certamente irá ser mais do seu agrado. Obrigada!

  4. Boa noite Clara, o meu bolo de chocolate está no forno. Há muito que não fazia uma receitinha sua. O próximo vai ser o de morangos. Obrigada e um abraço.

    1. É pequeno sim, a forma é de 22 cm e ele não cresce muito. Para aniversário aconselharia talvez uma massa de bolo como a da réplica do bolo de casamento do Harry e da Meghan, o Bolo de Limão e flor de sabugueiro. Depois pode rechear com doce ou um creme de baunilha ou chocolate o que mais gostar e cobrir com o creme de manteiga. Mas se acha que é muito trabalho este também é delicioso, mas se tem muita gente é melhor fazer dose e meia e usar uma forma de 26 cms de diâmetro. E ajustar os tempos de cozedura, mais um pouco. Ele fica bem húmido no interior.

        1. Pois fica 🙂 em relação ao de iogurte e morangos duas pessoas disseram que ficou encruado. Eu dou os tempos que funcionam no meu forno, mas como há fornos com comportamentos diferentes faça o teste do palito no centro para confirmar que sai mesmo seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.