Um bolo simples e muito fofo a transportar-nos à infância. Cenoura e chocolate fazem um casamento perfeito.
Bolo de Cenoura

Maravilhoso.
Espectacular.
Divinal.

Não sobram muitos adjectivos para a reacção das pessoas que fizeram este bolo desde que o publiquei na minha página do Facebook em 2014.

Fico sempre muito feliz quando partilho uma receita que provoca reacções tão boas e este, sendo muito simples, ganha um lugar de destaque porque cenoura e chocolate “casam” muito bem.

É claro que podem sempre optar por não o cobrir com chocolate… mas a verdade é que esse pormenor o transporta a outro nível.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

Bolo de Cenoura
tempo de preparação: 20 minutos + tempo de arrefecimento
tempo de forno: 40 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: 12 fatias
Um bolo simples e muito fofo a transportar-nos à infância. Cenoura e chocolate fazem um casamento perfeito.

Bolo de Cenoura
com cobertura de Chocolate

DESTAQUE-2
Um bolo simples e muito fofo a transportar-nos à infância. Cenoura e chocolate fazem um casamento perfeito.
tempo de preparação: 20 minutos + tempo de arrefecimento
tempo de forno: 40 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: 12 fatias

Ingredientes:

Bolo
  • 4 ovos
  • 100 ml de óleo (usei de girassol)
  • 100 g de manteiga ou margarina derretida
  • 2 cenouras médias (~200g)
  • 275 g de farinha para bolos com fermento
  • 240 g de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
Cobertura
  • 200 g de chocolate 70% cacau (ou outro de que goste)
  • 50 g de manteiga
  • 1 colher de sopa de mel

UTENSÍLIOS:

  • Trituradora
  • Batedeira com acessório de pinha ou batedeira manual com varas de bater
  • Peneira
  • Forma redonda média de buraco
  • Espátula

Confecção:

  1. Descasque as cenouras, corte-as em pedaços pequenos e triture-as em cru com o óleo, até ficarem em creme.
  2. Na taça da batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo com muito mais volume.
  3. Junte a manteiga amolecida e a cenoura.
  4. Envolva à mão a farinha peneirada misturada com o fermento.
  5. Unte e enfarinhe uma forma média de buraco, verta a massa do bolo e leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 40 minutos. Passado esse tempo espete um palito para verificar que está cozido. Se não, deixe mais uns minutos.
  6. Deixe o bolo arrefecer um pouco e desenforme.
  7. Faça a cobertura. Derreta o chocolate partido em pedaços pequenos com a manteiga, num recipiente, em banho-maria ou no microondas. Quando estiver cremoso, retire do lume e junte o mel.
  8. Verta, ainda quente, sobre o bolo morno. Use uma espátula para cobrir todo o bolo.

Notas:

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

57 comentários para “Bolo de Cenoura <br> com cobertura de Chocolate”

  1. Boa tarde Clara. Gostaria de saber se nesta receita, para além das opções que deu de substituição do açúcar branco, podemos substituir o referido por agave. Na embalagem que tenho de agave refere que 75ml de agave corresponde a 100 g de açúcar. Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho e sobretudo obrigada pela partilha!

    1. Olá Maria, eu nunca fiz este bolo substituindo o açúcar por agave, em gelados e doces de colher sei que funciona bem e não interfere na textura, mas em bolos nunca testei. O açúcar emulsiona com os ovos para se ter um creme fofo e receio que não funcione muito bem. Nesse sentido seria melhor substituir por açúcar amarelo ou açúcar de coco, se quiser evitar o açúcar refinado. O agave é um falso saudável. Apesar de ter um índice glicémico mais baixo, o adoçante de agave tem alto teor de frutose livre o que não é nada bom. Faça uma pesquisa pelos diferentes tipos de açúcar e adoçantes que encontra muita coisa sobre o agave.

    2. Olá Clara de Sousa!
      Tenho estado aqui a ler todos os comentários e admiro imenso que a Clara tem sempre uma resposta… Tão querida…
      Também a admiro imenso… Beijinhos grandes

  2. Olá Clara bom dia, adoro ver as suas receitas, expetacular
    Só a conheço da tv,do telejornal, ou quando vai ao programa da “Cristina” mas dá para perceber que é uma excelente pessoa,
    Será que era possível explicar como se faz a massa para rissois, é que eu adoro… Mas não sei fazer aqui na França não há nada disso e gostava de experimentar, será que é possível? Grande beijinho
    Obrigada ❤️

    1. Ana olá 🙂 possível é claro mas não tenho nada filmado agora. Quando fizer a receita dos rissois explico tudo direitinho. Vou tentar fazer brevemente ok?

  3. Olá Clara, fiz hoje este bolo, e está delicioso! Aliás, como todas as receitas que tenho feito suas. Estou sempre a aconselhar as suas receitas e a visita ao seu blog! As receitas são todas espectaculares e todas as que fiz, e já são muitas, ficaram sempre bem! Os elogios, cá em casa são sempre para mim, mas eu digo sempre que as receitas são suas. Obrigada pela inspiração!! Beijinhos

      1. Olá Clara. Fiquei a conhecer através de uma das suas receitas o açúcar de eritritol e stévia e, apesar de ser bem mais caro que o açúcar normal, passei usar este em grande parte dos meus doces!
        Será que posso usá-lo em qualquer tipo de bolo? O resultado final será sempre o mesmo?
        Obrigada e continuação de muito sucesso em tudo!

        1. Poder pode, ele tem um comportamento semelhante, mas quando é em maiores quantidades fica com um travo mais estranho; tem de controlar essa parte e escolher receitas com menos quantidade de açúcar ou que tenham mais açúcares naturais como fruta.

  4. Olá clara! Desde já os meus sinceros parabéns pelo blog e canal YouTube da qual já sou subscrita ! Acho que é um dos melhores blogs de não o melhor de receitas. E olhe que já sigo alguns!
    Tenho aprendido muito consigo!
    Fiz o bolo de cenoura sem a cobertura e ficou delicioso! O meu marido adorou tanto que come uma fatia depois do almoço ou do jantar como sobremesa!
    Tenho é uma questão! Queria trocar o açúcar por tâmaras. Quantas tâmaras terei que pôr? E será possível transformar o bolo em cupcakes?
    Os melhores cumprimentos
    Continue a fazer o bom trabalho que tem feito com o blog.

    1. Que bom Ana, fico super contente com esse elogio 🙂 Muito obrigada! 🙂 Em relação à substituição, neste caso não dá. Diz-me a minha experiência e as minhas pesquisas que o uso de tâmaras (trituradas) usadas para adoçar funciona muito bem em tartes, nomeadamente em massas de tartes, snacks mais compactos, brownies, doces de colher, esse género. Para bolos não. Para bolos pode sim usar açúcar de tâmaras, que é bem mais caro, mas que não pesa na massa e que é usado na mesma proporção. Para esta receita, se não quer usar açúcar branco, a minha sugestão é que opte por açúcar amarelo ou açúcar de coco, este último um pouco mais saudável do que os restantes. E em relação a cupcakes, todos os bolos deste género podem ser transformados em cupcakes, só tem de reduzir o tempo de cozedura. Por regra os cupcakes cozem entre 15 a 18 minutos, mas é uma questão de os deixar crescer e só depois de pararem de crescer picar com um palito para confirmar se estão cozidos.

      1. Boa noite
        Eu tinha uma receita sua que a perdi não é nova
        Uma bolo que levava azeitonas becan leite o resto não me lembro
        Gostaria ter a receita
        Obrigada Belmira Mateus

      2. Maria Magalhães

        Olá Clara, é com muito gosto que(falo consigo) pela primeira vez a vou seguir, gosto muito de si, das muitas que a adoram. Vou fazer o seu bolo de cenoura que tem um aspeto maravilhoso. Obrigada por nos dar tanto

      1. Fiz o bolo de cenoura ontem e ficou uma delícia!!!
        Também fiz o de azeite e limão e também ficou 5 *****
        Obrigada pela partilha Clara de Sousa!

  5. Helena fernandes

    Boa tarde,fiz ontem o bolo e esta muito bom,e afinal foi fácil de fazer,em todo o caso parabéns pelo seu blog,vou fazer mais receitas suas.

    1. Helena fernandes

      Boa tarde ,olhe voltei a fazer o seu bolo de cenoura mais 3 vezes, para casa e para oferecer,virou o bolo da Páscoa pois adicionei decoração de pascoa com pasta de amêndoa foi um sucesso,obrigado.
      Nota:sou lena não Fernanda

  6. Que bolo delicioso vou fazer, sou sua fã tenho os seus livros e adoro, gosto muito de cozinha , onde posso comprar o extrato de baunilha não encontro só encontro o aroma de baunilha não é a mesma coisa? procurei no continente e pingo doce queria fazer as bolachas, obrigada beijinhos.

  7. Olá Sra Dona Clara de Sousa, adoro esta sugestão, já fiz e é de facto um sucesso!!!!Obrigada pelas suas sugestões!!!!Sou fã de boas sugestões de culinária!!!Sucesso para o seu blog!!!Admiro muito o seu trabalho!!!Obrigada e Bem Haja!!!!Um beijinho

  8. Olá Clara,
    Muitos parabéns adoro o seu blog, já fiz algumas receitas que ficaram ótimas!!!!!
    Clara o mel não deixa o bolo muito doce? Já leva o açúcar o chocolate…
    Clara muito obrigada pelas suas partilhas
    Beijinhos

  9. Que bom aspecto…deve ser uma delícia vou experimentar a fazer no aniversário da minha os miúdos adoram bolo de cenoura e com cobertura de chocolate então ui ui

    1. Clara, ontem fiz o seu bolo de cenoura c/ chocolate e, ficou 5*receita simples e infalível grata pela sua receita e partilhar o seu mundo culinário mts parabéns pelo excelente blog❤️

      1. Adorei o seu blog! Nao é a primeira vez que o visito, mas confesso que só hoje o vi do inicio ao fim, e tem receitas fantásticas! Já experimentei receita de arroz doce , a qual foi muito elogiada, e tenciono experimentar muitas mais! Admirava imenso o seu trabalho como jornalista e agora também na cozinha. Muitos parabéns!

    1. Olá Clara de Sousa tudo bem por aí…
      Estas bolas de berlim ..hummm, só de ver ja vem água à boca..vou experimentar, pois parece ser facílimo de fazer. Pena depois nao poder partilhar…mas vou lambuzar pois tenho dois filhos gulosos..e o de 22 anos…então nem se fala. Acho que vou ter de esconder uma antes de dizer que estão prontas….beijinhos grandes Alda Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.