Maravilhoso.
Espectacular.
Divinal.
Não sobram muitos adjectivos para a reacção das pessoas que fizeram este bolo desde que o publiquei na minha página do Facebook em 2014.
Fico sempre muito feliz quando partilho uma receita que provoca reacções tão boas e este, sendo muito simples, ganha um lugar de destaque porque cenoura e chocolate “casam” muito bem.
É claro que podem sempre optar por não o cobrir com chocolate… mas a verdade é que esse pormenor o transporta a outro nível.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
100 comentários para “Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate”
Olá Clara, fiz o bolo de cenoura e ficou maravilhoso, obrigada!
Em relação à cobertura, depois de fria, o chocolate ficou um pouco duro.
Usei óleo de coco em substituição da manteiga. Será que foi por isso?
Obrigada por todas as partilhas que nos oferece!
Beijinhos
Olá Madalena, depende não apenas da manteiga ou óleo de coco, mas também do chocolate que se usa. Mais negro, menos duro, mais de leite, mais macio. Usou com que percentagem de cacau?
Adoro as suas receitas. ontem fiz o bolo de cenoura, com a cobertura de chocolate.
Muito obrigada Elisabete. 🙂
Olá Clara!
Gostava de experimentar esta receita mas sem os ovos porque a minha neta é alérgica.
Coloco algum ingrediente para substituir os ovos?
As suas receitas são sempre um sucesso!! Obrigada pela partilha 🙂
Beijinho
Olá Isabel, esta receita não dá, tem de ser uma adequada ao facto de não ter ovos. Encontrei esta no Youtube e parece-me muito indicada para o que pretende. Ora veja: https://www.youtube.com/watch?v=Hc2imCG6KEQ
Boas Festas!
Olá Clara. Boa noite.
Quero fazer o seu Bolo de Bolacha. Tem algum vídeo deste bolo? Devo mexer bem o leite condensado cozido com a vara de arames antes de o acrescentar às natas para não formar grumos? Ao montar o bolo devo começar com a bolacha ou com o creme?
Muito obrigada por partilhar connosco receitas tão boas.
Gosto muito do seu blog/site.
Olá Fernanda, não tenho video nem sequer a receita publicada no site. Tenho passo-a-passo no FB já muito antigo. Sim, deve mexer bem antes de acertar às natas para evitar grumos, e o leite condensado deve estar à temperatura ambiente. No começo, começo sempre com bolacha.
Boa noite,
Gostaria de ver o vídeo deste bolo de cenoura com chocolate, já o fiz uma vez, mas não fiquei muito feliz. Como posso ver o vídeo Clara, por favor?
Obrigada e bom fim de semana
Dejanira
Não tem video esta receita Dejanira. Talvez um dia a possa fazer, mas para já não tem. Como não ficou satisfeita? Do que não gostou?
Olá 🙂
será que resulta se fizer este bolo de cenoura numa forma sem buraco?
Queria usar uma forma de coração…
adoramos as suas receitas
obrigada
Marta
Dar dá sempre Marta, verifique apenas com um palito se está bem cozido no meio antes de o retirar. Obrigada! 🙂
Boa noite Clara,
este bolo pode ser feito numa forma sem buraco ou corre o risco de ficar demasiado cru no meio? Obrigada
Pode sim, basta espetar um palito no meio e se não sair seco deixar o bolo a cozinhar mais uns minutos.
Olá Clara.
Parabéns pelo seu trabalho, não só como jornalista mas também como cozinheira.
Gostava de saber pelo que podemos substituir o óleo. É um sabor ao qual sou muito sensível, já noutros bolos, sinto o e não me é agradável. Será que posso por outro líquido como leite? Ou acrescentar mais 1 ou 2 ovos?
De resto, muito bom ! Fofo e com a agradável doçura das cenouras.
Obrigada
Sónia
Olá Sónia, é verdade, eu também preferia que não tivesse mas resulta numa massa muito boa. Mas como encontra sabor se o óleo por regra não tem sabor? Eu diria que uma substituição directa só com manteiga. Ou numa mistura com óleo de coco se gostar. Há quem use banana, polpa de maçã. Mais ovos não porque os ovos não têm essa função. Só testando.
Olá Clara, é verdade, sinto o sabor do óleo, não lhe sei explicar, mas sinto mais quando o bolo ainda está quente, mas a massa é realmente óptima com este ingrediente. Para a próxima vou colocar óleo de coco e manteiga na mesma quantidade do óleo, e digo lhe se resultou.
Obrigada pelas suas boas partilhas, a de cozer o bacalhau já faz parte dos costumes cá de casa!
Ah quente 🙂 mas Sónia, tente equilibrar a quantidade de manteiga para também não ficar com um sabor exagerado. A questão aqui é que o óleo não tem sabor (por regra) e essa é uma vantagem em relação aos outros ingredientes. A quente tudo sabe mais um pouco verdade. Faça o teste então e depois diga como correu. Obrigada!
Boa noite Clara, hoje testei o bolo com 75ml de óleo de coco e 25 de óleo vegetal.
Ficou muito bom, tal como o primeiro que fiz, mas já não senti o sabor do óleo.
Continuo a segui-la e a admirar o seu trabalho.
Muito obrigada
Então encontrou a solução que serve para si e isso é o mais importante Sónia! 🙂
Olá Clara!
Também experimentei o bolo, adorei a consistência, mas também sou daquelas que sinto um travo a óleo, ou será da manteiga? Não é bem em termos de sabor, mas a língua emperra, sinto aquela gordura e não acho muito agradável a sensação. Já ouvi falar em substituir o óleo por iogurte natural e bater as claras em castelo. Acha que resulta?
Diana, esse sabor pode estar relacionado com o tipo de óleo que usa, talvez um óleo de girassol resulte melhor ou mesmo um azeite de travo suave. Também já encontrei sugestões de substituição por iogurte e acredito que resultem, mas na verdade nesta receita nunca testei, por isso não lhe posso dizer com absoluta certeza. Mas acho que deve testar e se correr bem diga-me para actualizar a receita. Muito obrigada! 🙂
Tente colocar 1 colher de sopa de baunilha e 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou de frutas! Fica perfeito e muito perfumado!
Olá Clara! Fiz o bolo de cenoura com cobertura de chocolate para o aniversário da minha irmã. Foi o bolo das velas. Mais uma vez, a receita foi um sucesso! É um bolo simples, fácil de fazer e o resultado final é sucesso garantido! Obrigada e continue a presentear-nos com essas delícias a que nos está a habituar…
Que bom que gostaram Marisa! E parabéns para a sua irmã! 🙂
Obrigada Clara . Beijinho
Olá. Eu ando a praticar de fazer bolos e achei o seu blog e particularmente essa receita. Tenho uma questão: em vez de usar óleo e manteiga porque não so óleo ou só manteiga. O que é que essa mistura acrescenta ao bolo?
Beijinhos. Adoro muito o seu trabalho. Felicidades
Olá Fernanda, acrescenta sabor e textura. Óleo e a manteiga têm desempenhos muito diferentes.:) Obrigada!
Boa tarde,
Vou tentar fazer esta maravilha mas estou baralhada e não havendo vídeo tenho de perguntar: quando diz para misturar a farinha á mão…quer dizer exactamente o quê? 🙂
Obrigada
Beijinhos
Ana, vai colocando a farinha na massa e envolvendo com espátula ou colher de pau. Não é com a mão, mas é a expressão que se usa, à mão em oposto ao uso de máquinas 😉
Pois eu meti mesmo a mão vamos ver como fica
Adorei
Simples de fazer, e fica divinal.
Obrigada Sara! Que bom que gostou.
Desde a primeira vez que fiz este bolo cá em casa não querem outro, até quando tenho visitas ficam a adorar.
Muito obrigada por partilhar as suas receitas.
Beijinhos
Que bom Paula 🙂 Obrigada!
Ola!
Experimentei fazer este bolo durante o confinamento e ficou o bolo de eleição ca de casa.
O meu filho está sempre a pedir para fazer.
Beijinhos
É simples e sempre um sucesso 🙂 verdade! Obrigada Teresa.
Boa tarde Clara. Gostaria de saber se nesta receita, para além das opções que deu de substituição do açúcar branco, podemos substituir o referido por agave. Na embalagem que tenho de agave refere que 75ml de agave corresponde a 100 g de açúcar. Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho e sobretudo obrigada pela partilha!
Olá Maria, eu nunca fiz este bolo substituindo o açúcar por agave, em gelados e doces de colher sei que funciona bem e não interfere na textura, mas em bolos nunca testei. O açúcar emulsiona com os ovos para se ter um creme fofo e receio que não funcione muito bem. Nesse sentido seria melhor substituir por açúcar amarelo ou açúcar de coco, se quiser evitar o açúcar refinado. O agave é um falso saudável. Apesar de ter um índice glicémico mais baixo, o adoçante de agave tem alto teor de frutose livre o que não é nada bom. Faça uma pesquisa pelos diferentes tipos de açúcar e adoçantes que encontra muita coisa sobre o agave.
Olá Clara de Sousa!
Tenho estado aqui a ler todos os comentários e admiro imenso que a Clara tem sempre uma resposta… Tão querida…
Também a admiro imenso… Beijinhos grandes
Obrigada Paula. Tento sempre 😉
Olá Clara,
Antes de mais, grata pelo fabuloso bolo de cenoura. Está gravado no pinterest para fazer em breve.
Tenho algumas dúvidas: fala em farinha com fermento, mas diz para acrescentar fermento. Posso substituir a farinha branca por espelta ? E o açúcar branco posso substituir por açúcar de coco ?
Vou espreitando as suas receitas e outras idéias do seu site.
Aproveito para desejar a si e aos seus, um ano de 2021 com muita saúde e paz.
Um abraço, com o olhar.
Olá Elisabeth. É verdade. Tem de acrescentar mais fermento porque os bolos com polpa de legumes ficam com a massa mais pesada e precisam de um racio maior de fermento do que o que existe na farinha com fermento. Em relação à espelta e ao açúcar de coco nunca testei. Acredito que funcione já que funciona na maioria das receitas. Mas teste e diga-me se resultou como desejaria. Eu por intuição diria que sim. Bom ano!
Na receita diz para usar farinha COM fermento mais fermento em pó. É mesmo assim ou enganou-se e é farinha SEM fermento???
Está tudo certo Sandra. É só um reforço.
Olá Clara bom dia, adoro ver as suas receitas, expetacular
Só a conheço da tv,do telejornal, ou quando vai ao programa da “Cristina” mas dá para perceber que é uma excelente pessoa,
Será que era possível explicar como se faz a massa para rissois, é que eu adoro… Mas não sei fazer aqui na França não há nada disso e gostava de experimentar, será que é possível? Grande beijinho
Obrigada ❤️
Ana olá 🙂 possível é claro mas não tenho nada filmado agora. Quando fizer a receita dos rissois explico tudo direitinho. Vou tentar fazer brevemente ok?
Olá Clara, fiz hoje este bolo, e está delicioso! Aliás, como todas as receitas que tenho feito suas. Estou sempre a aconselhar as suas receitas e a visita ao seu blog! As receitas são todas espectaculares e todas as que fiz, e já são muitas, ficaram sempre bem! Os elogios, cá em casa são sempre para mim, mas eu digo sempre que as receitas são suas. Obrigada pela inspiração!! Beijinhos
Que bom Paula <3 muito obrigada! Espero que continuem sempre a sair bem 🙂
Olá Clara. Fiquei a conhecer através de uma das suas receitas o açúcar de eritritol e stévia e, apesar de ser bem mais caro que o açúcar normal, passei usar este em grande parte dos meus doces!
Será que posso usá-lo em qualquer tipo de bolo? O resultado final será sempre o mesmo?
Obrigada e continuação de muito sucesso em tudo!
Poder pode, ele tem um comportamento semelhante, mas quando é em maiores quantidades fica com um travo mais estranho; tem de controlar essa parte e escolher receitas com menos quantidade de açúcar ou que tenham mais açúcares naturais como fruta.
Adoro o bolo de azeite quase todos os fins de semana faço .É um bolo fácil de fazer e muito delicioso.
Este fim semana fiz ,pus nozes, uvas passas,maravilhoso!!!
Faz bem Elisa um excelente improviso que não afecta a textura. Muito bom! 🙂
Olá clara! Desde já os meus sinceros parabéns pelo blog e canal YouTube da qual já sou subscrita ! Acho que é um dos melhores blogs de não o melhor de receitas. E olhe que já sigo alguns!
Tenho aprendido muito consigo!
Fiz o bolo de cenoura sem a cobertura e ficou delicioso! O meu marido adorou tanto que come uma fatia depois do almoço ou do jantar como sobremesa!
Tenho é uma questão! Queria trocar o açúcar por tâmaras. Quantas tâmaras terei que pôr? E será possível transformar o bolo em cupcakes?
Os melhores cumprimentos
Continue a fazer o bom trabalho que tem feito com o blog.
Que bom Ana, fico super contente com esse elogio 🙂 Muito obrigada! 🙂 Em relação à substituição, neste caso não dá. Diz-me a minha experiência e as minhas pesquisas que o uso de tâmaras (trituradas) usadas para adoçar funciona muito bem em tartes, nomeadamente em massas de tartes, snacks mais compactos, brownies, doces de colher, esse género. Para bolos não. Para bolos pode sim usar açúcar de tâmaras, que é bem mais caro, mas que não pesa na massa e que é usado na mesma proporção. Para esta receita, se não quer usar açúcar branco, a minha sugestão é que opte por açúcar amarelo ou açúcar de coco, este último um pouco mais saudável do que os restantes. E em relação a cupcakes, todos os bolos deste género podem ser transformados em cupcakes, só tem de reduzir o tempo de cozedura. Por regra os cupcakes cozem entre 15 a 18 minutos, mas é uma questão de os deixar crescer e só depois de pararem de crescer picar com um palito para confirmar se estão cozidos.
Boa noite
Eu tinha uma receita sua que a perdi não é nova
Uma bolo que levava azeitonas becan leite o resto não me lembro
Gostaria ter a receita
Obrigada Belmira Mateus
Belmira eu não tenho nenhum bolo com azeitonas. Deve ser de outra pessoa.
Olá Clara. Adoro as suas receitas. Nesta Páscoa fiz o bolo de noz. É maravilhoso. Cá em casa todos gostaram epara mim é ótimo porque sou celiaca. Tudo de bom beijinhos. Vera
Que bom que gostou Vera 🙂 muito obrigada!
Olá Clara, é com muito gosto que(falo consigo) pela primeira vez a vou seguir, gosto muito de si, das muitas que a adoram. Vou fazer o seu bolo de cenoura que tem um aspeto maravilhoso. Obrigada por nos dar tanto
Que querida Maria. Obrigada! É um bolo fácil e muito bom 🙂
Adicionei-lhe baunilha e canela, ficou uma delícia!!!
Vou fazê-lo para o Natal!!!!
Tem um aspeto delicioso
Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.
Vou compartilhar com meus amigos!
Obrigado!
Obrigada Sacha!
Fiz o bolo de cenoura ontem e ficou uma delícia!!!
Também fiz o de azeite e limão e também ficou 5 *****
Obrigada pela partilha Clara de Sousa!
Que maravilha Elisabete! Obrigada!
Boa tarde,fiz ontem o bolo e esta muito bom,e afinal foi fácil de fazer,em todo o caso parabéns pelo seu blog,vou fazer mais receitas suas.
Sim é fácil 😉 Obrigada Helena!
Boa tarde ,olhe voltei a fazer o seu bolo de cenoura mais 3 vezes, para casa e para oferecer,virou o bolo da Páscoa pois adicionei decoração de pascoa com pasta de amêndoa foi um sucesso,obrigado.
Nota:sou lena não Fernanda
Olá Helena, que maravilha. É um bolo óptimo e se funciona, perfeito!!! Parabéns e obrigada 😉
Que bolo delicioso vou fazer, sou sua fã tenho os seus livros e adoro, gosto muito de cozinha , onde posso comprar o extrato de baunilha não encontro só encontro o aroma de baunilha não é a mesma coisa? procurei no continente e pingo doce queria fazer as bolachas, obrigada beijinhos.
O meu é da loja americana em Lisboa – é da McCormick. Se tiver alguma perto de si encontra – https://www.lojasliberty.com/lojas/.
Também já comprei na Glood, e até encomendei online – https://www.lojasliberty.com/lojas/.
Se tiver uma loja de cake design também pode ver se têm. Por regra têm.
Nos supermercados, o que há é aroma e não é grande coisa. O bom é mais caro, mas a diferença no sabor é brutal.
Parece delicioso. Vou fazer para a Páscoa! 😉
Faça sim! Obrigada Maurícia!
Olá Sra Dona Clara de Sousa, adoro esta sugestão, já fiz e é de facto um sucesso!!!!Obrigada pelas suas sugestões!!!!Sou fã de boas sugestões de culinária!!!Sucesso para o seu blog!!!Admiro muito o seu trabalho!!!Obrigada e Bem Haja!!!!Um beijinho
Obrigada Tina!
Vou experimentar não costuma sair muito bem mas vou tentar de novo, é o meu preferido
Siga bem todos os passos Maria José.
Olá Clara,
Muitos parabéns adoro o seu blog, já fiz algumas receitas que ficaram ótimas!!!!!
Clara o mel não deixa o bolo muito doce? Já leva o açúcar o chocolate…
Clara muito obrigada pelas suas partilhas
Beijinhos
Olá Patrícia. Pode não pôr, é só pelo sabor. Um beijinho e obrigada!
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
Obrigada Evy!
Fiz e ficou uma delicia.
Adorei o bolo de cenoura com chocolate, ficou delicioso.
É uma combinação infalível 🙂
Que bom aspecto…deve ser uma delícia vou experimentar a fazer no aniversário da minha os miúdos adoram bolo de cenoura e com cobertura de chocolate então ui ui
ui ui é mesmo isso!
Clara, ontem fiz o seu bolo de cenoura c/ chocolate e, ficou 5*receita simples e infalível grata pela sua receita e partilhar o seu mundo culinário mts parabéns pelo excelente blog❤️
Muito obrigada Sandra!
Que lindo deve estar uma delícia também gosto de fazer Obrigada pelas dicas bjs Dulce
Obrigada Dulce!
bolo fofinho, leve, recomenda-se
Obrigada
Anabela
Fico feliz por ter gostado Anabela ☺️
Adorei o seu blog! Nao é a primeira vez que o visito, mas confesso que só hoje o vi do inicio ao fim, e tem receitas fantásticas! Já experimentei receita de arroz doce , a qual foi muito elogiada, e tenciono experimentar muitas mais! Admirava imenso o seu trabalho como jornalista e agora também na cozinha. Muitos parabéns!
Muito obrigada Cláudia!
Olá Clara de Sousa tudo bem por aí…
Estas bolas de berlim ..hummm, só de ver ja vem água à boca..vou experimentar, pois parece ser facílimo de fazer. Pena depois nao poder partilhar…mas vou lambuzar pois tenho dois filhos gulosos..e o de 22 anos…então nem se fala. Acho que vou ter de esconder uma antes de dizer que estão prontas….beijinhos grandes Alda Barbosa
É fácil sim, e agora no tempo quente levedam ainda melhor. Eles vão adorar 😉
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Achei-o de excelente qualidade.
Obrigado
Ana
Obrigada Ana!