Neste dia mundial da diabetes não podia faltar algo que me pedem recorrentemente: um bolo para o lanche ou pequeno-almoço indicado para diabéticos.
Esta é uma área que conheço bem não apenas dos muitos trabalhos de componente científica que tenho feito, como pela minha própria investigação, uma vez que tenho esse desafio sempre presente por causa do meu pai.
Há uma ideia distorcida de que a diabetes exige apenas cuidados com o açúcar. E quando se fala em açúcar pensa-se no açúcar que nos adoça a vida. Mas não. Uma alimentação indicada para diabéticos tem de levar em conta que há muitos outros alimentos que o organismo transforma em açúcar. É o caso das farinhas refinadas, nomeadamente o trigo.
Tenho visto muitas receitas que concedem nesse campo. Preocupam-se muito com o açúcar e menos com as farinhas que usam. Quis por isso encontrar uma solução ainda mais cuidadosa.
Há muito que tentava encontrar uma boa receita de bolo que tivesse tudo isso em atenção, que fosse apreciada por diabéticos e não só, e com adaptações aqui e ali penso que consegui. Inspirei-me numa receita que tem feito imenso sucesso, o Bolo Rápido de Azeite e Limão.
As bananas são fundamentais para a textura do bolo e para o adoçar naturalmente. São por isso as estrelas desta receita.
Além delas, o azeite que mantém este bolo super fresco e fofo durante praticamente uma semana e faz com que fique mais saboroso nos dias seguintes. Isto é importante, porque é para se ir comendo devagarinho.
A confecção é super super simples.
Começa-se por triturar alguns ingredientes no liquidificador e o resto é envolvido à mão.
E o açúcar?
Bom, a banana, como já disse, adoça, mas dependendo da doçura das bananas, temos de acrescentar algo mais. Podemos optar por um adoçante indicado para forno ou usar um pouco de açúcar de coco que é mais bem tolerado por diabéticos. Sem exageros. Eu usei duas colheres de sopa e ficou naquele ponto limite em que é bolo e não é pão.
Têm diabéticos em casa, ou são vocês próprios diabéticos?
Então vão adorar este bolo.
Aqui no site têm outras opções na secção DIABETES. Espreitem o que tenho por lá. Tenho a certeza de que vão encontrar várias receitas que vão adorar fazer.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
30 comentários para “Bolo de Banana e Azeite com Canela e Limão <br> (para diabéticos e não só)”
Muitos parabéns pelas suas receitas.
Já experimentei várias com sucesso e deliciosas.
Mas na verdade este bolo de banana apesar de saboroso ficou em queijo.
Segui a receita. Mas como não tinha farinha de espelta só adicionei farinha de trigo.
Será esse o motivo do meu insucesso.
Olá Inês. De uma coisa tenho a certeza. Não é da mudança da farinha. Um bolo enqueijado é um bolo que tem líquido a mais. As suas bananas eram muito grandes? A textura da massa antes de ir ao forno estava semelhante à que se vê no vídeo? Pesou mesmo bem as farinhas? Não colocou a menos? O seu forno está bem calibrado? Há muitos factores que podem influenciar mas nunca pela troca das farinhas. Lamento muito. Já testou o que serviu de inspiração? O bolo rápido de azeite e limão? É um dos que mais sucesso tem feito e é mais docinho, mas tem açúcar refinado. Muito obrigada e espero que na próxima corra melhor!
Boa tarde Clara,
Em vez de açúcar de coco que eu nunca vi, posso utilizar tâmaras!! e quantas!!!
Isabel, nunca fiz com tâmaras, sendo que terá de equilibrar a textura porque fica uma pasta. Mas estive a ver receitas do género e penso que 200 a 250g de tâmaras bem trituradas deve chegar. Mas só testando. Eu nunca fiz esta substituição.
Olá Clara!
Cheguei a esta página através de um “escrito” de Helena Sacadura Cabral. Não conhecia a sua faceta de cozinheira de “mão cheia”. Tenho gostado muito das suas receitas. Fiz ontem meia receita do bolo de banana que ficou muito bom: macio, pouco doce e bonito. Só fiz duas coisas mal: esqueci-me de pôr nozes ou amêndoas e a forma era para 1 receita inteira.
Vou continuar a segui-la na SIC Noticias e agora nesta sua nova, para mim, faceta.
Obrigada,
Maria da Graça
Obrigada Graça! Bem-vinda!! 🙂
Olá Clara!
Só agora cheguei ao o seu site e tenho gostado imenso. Já gosta o de si como jornalista mas agora descobri uma cozinheira de mão cheia. Fiz o bolo de banana que tenho saboreado com muito prazer. Fiz meia receita (sou só eu) e cometi duas falhas: a forma é um bocadinho grande e esqueci-me de pôr nozes ou amêndoas. Isto foi imperdoável. Mas o bolo ficou
MUITO BOM: macio , pouco doce e bonito. Vou continuar a acompanhá-la aqui e na SIC Notícias.
Muita saúde para si e continuação de boas receitas e ideias e se possível boas notícias
Olá Clara, não tenho farinha de espeta. Posso substituir pela de arroz ou por amido de milho? Obrigada. Beijinhos
Olá Isabel, é melhor usar apenas de trigo integral, continua a ser bem suportada por diabéticos. As de arroz ou milho vão pesar muito e a massa terá mais dificuldade em crescer.
Clara vou fazer o bolo de banana. .adoro suas receitas e tenho seus livros. Muito obrigada
Obrigada Adélia!
Boa tarde,sou intolerante ao gluten.
Qual as farinha que posso usar obrigada.
Apenas farinhas sem gluten Angelina, pré-preparadas ou usadas individualmente. Este bolo nunca testei com farinha sem glúten.
Olá Clara;
Adoro as suas receitas.
Já experimentei várias, é sempre sucesso garantido.
Obrigada pela sua humildade na partilha das mesmas…..
Beijinhos.
Muito obrigada Inês! Beijinho para si! 🙂
Bom dia
Gosto muito das receitas e da Clara também.
Queria pedir por favor, umas receitas sem açúcar nem adoçantes de gelafos , barritas e doçaria. Isto porque p meu netinho só faz 3 anos em agosto, e nao lhe damos coisas doces, la vou pesquisando na net , faço quando nessessario algumas alterações ele adora. Vejo muitas receitas com coco, aqui nao damos muito valor.
Agradeço antecipadamente
É um prazer segui – la
Um abraço
Ondina Paiva
Ondina, sem açúcar ou adoçante de qualquer tipo vai ter de usar fruta mais doce. Encontrei um site que mostra 8 receitas dessas que pede. Veja e faça a que o seu netinho mais possa gostar – http://www.eumae.pt/pt/post/filhos/sobremesas.criancas.sem.acucar
Ola Clara,
Nao se deve lembrar, mas em tempos pedi-lhe uma receita de Tiramisu, para fazer para a minha mae.
Ficou divinal.
Mas com os bolos ja nao tenho tanta sorte.
O meu forno esta avariado e por isso tento fazer num forno diferente, a ” Cloche”.
Eles ficam.uma verdadeira desgraça…nao crescem…nao ficam cozidos…ou entao ficam queimados.
Sabe como devo usar corretamente este forno.para fazer bolos?
Mto obrigada e um bjinho
Olá Diana, a minha mãe tinha uma mas eu nunca a usei. Se fizer pesquisa na net encontra vários conselhos, até fóruns, que falam sobre o seu uso. Eu, francamente, não sei. Gostava de ajudá-la mas neste departamento sou mesmo incompetente 🙂
Obrigada pela resposta, Clara. Irei tentar encontrar.
Obrigada pela receita. Não por ser diabética, mas por ser uma receita saudável. Dá para os meus netos comerem. Beijinhos.
Espero que eles gostem mesmo sendo pouco doce 😉
Boa noite, Clara
Obrigada por mais esta receita. Será que pode dizer de que marca é o spray que utiliza para untar as formas? E não polvilha com farinha? É um dos trabalhos que considero mais aborrecidos é o untar das formas e adoro fazer bolos. Já experimentei em tempos um spray (agora já não me lembro da marca) mas não resultou. Se puder ajudar, fico muito grata.
Um bom fim de semana!
Olá Francisca. Tem um da Espiga que é bom. Este é ainda melhor. É uma embalagem grande para profissionais que há à venda na Makro. Se puder ir aproveite para comprar. Isto dura muito tempo. 🙂
Boa tarde Clara . Obrigada por mais esta receita. Beijinhos
De nada Helena. Espero que a teste
A farinha de espelta pode ser sustituída pela mesma quantidade de farinha integral ou farinha de trigo? Obrigada
Sim claro!
Adoro todas as receitas, sigo sempre !! Vou experimentar o bolo com as bananas!! ( não só gosto das receitas, também admiro imenso a Clara ) Obrigada, Maria Pinteus . Sou de Alenquer, aproveito para dizer, visite esta vila, conhecida por vila presépio que nesta quadra Natalícia, é maravilhosa.
Muito obrigada Maria. E obrigada pelo convite. Se tiver oportunidade irei com certeza.