Neste dia mundial da diabetes não podia faltar algo que me pedem recorrentemente: um bolo para o lanche ou pequeno-almoço indicado para diabéticos.

Esta é uma área que conheço bem não apenas dos muitos trabalhos de componente científica que tenho feito, como pela minha própria investigação, uma vez que tenho esse desafio sempre presente por causa do meu pai.

Há uma ideia distorcida de que a diabetes exige apenas cuidados com o açúcar. E quando se fala em açúcar pensa-se no açúcar que nos adoça a vida. Mas não. Uma alimentação indicada para diabéticos tem de levar em conta que há muitos outros alimentos que o organismo transforma em açúcar. É o caso das farinhas refinadas, nomeadamente o trigo.

Tenho visto muitas receitas que concedem nesse campo. Preocupam-se muito com o açúcar e menos com as farinhas que usam. Quis por isso encontrar uma solução ainda mais cuidadosa.

Há muito que tentava encontrar uma boa receita de bolo que tivesse tudo isso em atenção, que fosse apreciada por diabéticos e não só, e com adaptações aqui e ali penso que consegui. Inspirei-me numa receita que tem feito imenso sucesso, o Bolo Rápido de Azeite e Limão.

As bananas são fundamentais para a textura do bolo e para o adoçar naturalmente. São por isso as estrelas desta receita.

Além delas, o azeite que mantém este bolo super fresco e fofo durante praticamente uma semana e faz com que fique mais saboroso nos dias seguintes. Isto é importante, porque é para se ir comendo devagarinho.

A confecção é super super simples.

Começa-se por triturar alguns ingredientes no liquidificador e o resto é envolvido à mão.

E o açúcar?

Bom, a banana, como já disse, adoça, mas dependendo da doçura das bananas, temos de acrescentar algo mais. Podemos optar por um adoçante indicado para forno ou usar um pouco de açúcar de coco que é mais bem tolerado por diabéticos. Sem exageros. Eu usei duas colheres de sopa e ficou naquele ponto limite em que é bolo e não é pão.

Têm diabéticos em casa, ou são vocês próprios diabéticos?

Então vão adorar este bolo.

Aqui no site têm outras opções na secção DIABETES. Espreitem o que tenho por lá. Tenho a certeza de que vão encontrar várias receitas que vão adorar fazer.