Mais uma volta ao sol, mais um aniversário completado e celebrado… e por causa não só do trabalho como também de umas mini-férias não tive oportunidade de pensar em mais receitas para a quadra que se avizinha.

Há que saber e poder parar de vez em quando, sendo que não tenho muita coisa pronta em carteira para as situações em que tenho mesmo de me afastar.

Por isso, esta semana, a receita é uma daquelas que poderia ser publicada em qualquer altura do ano. É simples, fácil, prática e uma delicia para o pequeno-almoço ou lanche. Afinal de contas um bom bolinho calha sempre bem, não acham? Nem que seja uma nova receita para variar.

Aproveitamento de bananas

Não sei se acontece convosco, mas aqui por casa as bananas só têm dois destinos: ou desaparecem num ápice ou ficam esquecidas na fruteira. Por isso, tenho muitas vezes de aproveitá-las em receitas como esta, ou no Bolo de banana e azeite com canela e limão (para diabéticos e não só) ou nos Queques de amêndoa com mirtilos. A banana dá doçura e torna o bolo mais suculento.

Sempre que percebo que não vou conseguir gastá-las logo e que elas já não aguentam mais na fruteira coloco-as directamente no congelador, com casca, dentro de uma caixa, e ali ficam até as usar.  Por regra deixo entre 15 dias a um mês, para não começarem a ficar muito feias. Depois é só deixar descongelar e usar normalmente nas receitas que pedem banana esmagada.

Quais os ingredientes?

Apenas estes nove.

ONDE ESTÁ A RECEITA ESCRITA COM AS QUANTIDADES?

A receita deste Bolo de Banana com Pepitas de Chocolate, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Passo-a-passo

Começamos por bater muito bem a manteiga com o açúcar.

Juntamos o ovo e o extracto de baunilha.

Esmagamos as bananas muito bem, com um garfo…

e juntamos ao preparado.

Segue-se a farinha misturada com o reforço de fermento e finalmente as pepitas de chocolate. (ver notas)

Na fase da farinha e das pepitas a massa não deve ser batida, apenas envolvida.

Untei com spray uma forma nº 24 (24 centímetros de diâmetro na abertura superior) com buraco. Podem untar com manteiga e polvilhar com farinha se preferirem.

Depois verte-se a massa, nivelando um pouco o topo… antes de seguir para o forno durante 45 minutos.

Passado esse tempo deixamos o bolo arrefecer um pouco sobre uma grade, antes de o desenformarmos.

Mas atenção! Não abram o bolo quente. Resistam. O bolo agradece, acreditem.

Fica uma delícia!

Seja ao pequeno-almoço ou ao lanche, este é um bolo com fruta, mas ninguém diria!

SE GOSTARAM DESTA RECEITA