Bolinhos de salmão que agradam a todos e desaparecem num ápice. Idealmente servidos com molho tártaro caseiro são uma delícia.

Estes Bolinhos de Salmão são uma espécie de hambúrgueres que tanto podem ser servidos como snack ou prato principal, depende do tamanho que lhes quisermos dar.

São deliciosos e muito práticos até para levar na marmita. Em casa vão fazer as delícias de crianças e adultos.

Todo o processo é muito simples e há dois passos que podemos fazer com antecedência.

Um é cozinhar os legumes até ficarem macios. Fica despachado até porque é preciso deixá-los a arrefecer.

O outro é tratar do salmão. Primeiro retiramos as espinhas. Para isto, uso uma pinça própria que é um acessório fundamental para quem faz sushi como eu. É bem melhor do que andar a procurar espinhas depois de cozinhado.

Depois temos de cozinhar o salmão. Podemos fazê-lo no forno ou na frigideira. Para estes bolinhos opto pela frigideira que é mais rápido.

Finalmente, retiramos para descansar um pouco sobre uma tábua na bancada…

… e lascamos com um garfo enquanto ainda está quente. Quente é mais fácil.

É só isto.

Se cozinharem o salmão com espinhas é aqui que têm de retirá-las. Elas são grandes, dificilmente vos escaparão.

É fundamental não se cozinhar demasiado o salmão, que é um peixe muito macio e suculento e que perde no sabor e na textura quando fica muito passado. Um peixe gordo ficar seco não dá! Concordam comigo, certo?

Com tudo já preparado o resto é muito rápido.

Misturamos bem todos os ingredientes numa taça e colocamos porções da massa a fritar. Opto por usar uma colher de gelado para ter bolinhos do mesmo tamanho. Mas qualquer colher serve.

Os bolinhos fritam até ficarem douradinhos de ambos os lados. Cerca de 3 minutos de cada lado é o tempo normal, e não convém ter o lume demasiado forte, porque eles alouram muito facilmente.

Depois de fritos, colocamos a escorrer sobre papel de cozinha e servimos de imediato.

Como refeição principal podemos servir com salada, com arroz, ou outro acompanhamento de que mais gostemos. Em alternativa, podemos fazê-los um pouco maiores se os quisermos servir em pão de hambúrguer.

Como snack, a minha sugestão é que façam um bom molho tártaro caseiro que fica 5 estrelas e que fica pronto em menos de nada!

Se não tiverem salmão mas quiserem muito muito muito fazer estes bolinhos, façam-nos com igual quantidade de outro peixe ou atum em lata. Prefiro com salmão porque é mais suculento, mas o atum em lata é uma boa alternativa e poupa no tempo e trabalho de cozinhar o salmão.

Bom apetite!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 45 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 12 bolinhos
Bolinhos de salmão que agradam a todos e desaparecem num ápice. Idealmente servidos com molho tártaro caseiro são uma delícia.

Bolinhos
de Salmão

destaque
Bolinhos de salmão que agradam a todos e desaparecem num ápice. Idealmente servidos com molho tártaro caseiro são uma delícia.
tempo de preparação: 45 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 12 bolinhos

Ingredientes:

  • 500 g de salmão (idealmente fresco e com pele)
  • sal, pimenta preta e alho em pó q.b.
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ pimento vermelho
  • 1 cebola média
  • 2 ovos L
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de chá de molho inglês
  • 50 g de pão ralado japonês*
  • salsa e endro picados, a gosto

UTENSÍLIOS:

Confecção:

Prepare o salmão:
  1. Retire as espinhas em cru – em alternativa retire-as depois de cozinhado.
  2. Coloque uma colher de sopa de azeite e uma de manteiga numa frigideira. Quando estiver quente coloque o salmão com a pele virada para baixo. Tempere o salmão com sal, pimenta e alho em pó, coloque uma tampa anti-salpicos e cozinhe em lume médio durante 10 minutos, sem deixar queimar. Passado esse tempo, vire-o e cozinhe durante mais 5 minutos.
  3. Retire o salmão para uma tábua e deixe-o descansar durante 10 minutos, antes de o lascar com um garfo.
Prepare os legumes:
  1. Corte a cebola e o pimento (sem sementes) em cubinhos pequenos e frite-os na gordura que ficou da fritura do salmão, até ficarem macios, cerca de 7 minutos. Depois deixe arrefecer um pouco.
Faça a massa e frite os bolinhos:
  1. Numa taça coloque o salmão lascado, os legumes cozinhados, os ovos ligeiramente batidos com um garfo, a maionese, o molho inglês, o pão ralado e as aromáticas picadas. Envolva muito bem.
  2. Coloque mais uma colher de sopa de azeite e uma de manteiga na frigideira. Quando estiver quente frite os bolinhos – use uma colher de gelado para retirar iguais porções de massa, coloque a massa na frigideira, calque ligeiramente o topo e frite durante cerca de 3 minutos de cada lado ou até que fiquem dourados. Evite o lume muito forte para que os bolinhos cozinhem no interior sem queimarem por fora.
  3. Depois de fritos retire-os para um prato com papel absorvente e sirva de imediato acompanhados com molho tártaro.

Notas:

  • O pão ralado japonês é mais leve do que o pão ralado normal e já se encontra em muitos supermercados. Na falta, use pão ralado normal, em menor quantidade, só até ligar a massa evitando usar muito pão ralado para não ficarem bolinhos massudos. Para versão sem glúten use farinha de mandioca.
  • Se a mistura ficar demasiado húmida junte um pouco mais de pão ralado, se ficar muito seca use mais um pouco de maionese.
  • Pode usar outras aromáticas como coentros ou apenas salsa. Uso endro porque é a aromática que casa melhor com o salmão.
  • O salmão pode ser cozinhado no forno.
  • O salmão fresco é sempre a melhor opção, mas também pode fazer com congelado.
  • O atum de lata, já cozinhado, é uma boa alternativa ao salmão.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

6 comentários para “Bolinhos <br> de Salmão”

    1. Olá Susana, para ficar suculento e se não poder usar maionese pode usar algum tipo de puré de batata branca ou doce. Para ligar pode usar sementes de linhaça. Misture 1 colher de sopa de linhaça em pó com 3 colheres de sopa de água quente. Reserve por alguns minutos até a mistura engrossar. Deve ficar tão grosso e pegajoso quanto uma clara de ovo. Pode fazer mais e guardar no frigorífico até duas semanas. Apenas mantenha a proporção 1:3. Cada ovo normal equivale a 3,5 colheres de sopa desta mistura.

  1. Olá Clara, adoro as suas receitas, todos super-apetitosas. Será que esta dá para fritar, mas na Actifry??
    Um beijinho e continuação de boas receitas 😀

  2. Clara,

    Tenho uma receita semelhante feita com carne picada que serve de igual forma ( appetizer ou prato principal, dependendo o acompanhamento).
    Está na “calha” para um piquenique (depende do tempo) ou refeição em casa.

    Beijo amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.