Perfeitas para oferecer no Natal estas bolachas são estaladiças e pouco doces com um intenso sabor a cacau e laranja.

Todos os anos, por altura do Natal, começo a pensar no que oferecer à família e aos amigos mais próximos.

Tenho o hábito e o prazer de oferecer um pequeno cabaz com alguns clássicos saídos da minha cozinha.

É também o caso destas Bolachas de Cacau e Laranja.

Em termos de sabor, é uma conjugação infalível e em termos de textura são perfeitas porque suportam muito bem a passagem dos dias.

A receita é muito fácil e as bolachas ficam prontas rapidamente.

A massa precisa de ser espalmada com um rolo entre duas folhas de papel vegetal e guardada no frigorífico para endurecer.

Depois só têm de usar os vossos cortadores de bolachas favoritos – redondos, quadrados, em estrela, com formas alusivas ao Natal. Qualquer um serve.

Com a massa bem fria, acabada de sair do frigorífico, o corte fica perfeito.

No caso de não quererem cozer toda a massa podem conservar a massa crua no frigorífico durante alguns dias, até uma semana, ou em alternativa podem congelar e cozer quando vos apetecer. É a vantagem de não ter ovo.

Outra excelente opção, sem ovo, é o clássico shortbread britânico. Podem ver a minha receita AQUI. São bolachas perfeitas para oferecer nesta quadra, ou para fazer para o lanche.

Isto para não falar nos “malvados” Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate que já desencaminharam tanta gente de todas as idades.

Ah!… E não se esqueçam que na secção RECEITAS DE NATAL encontram outras opções para esta quadra tão especial de partilha e de amor.

🎄Feliz 🎅🏻 Natal! 🎄

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 30 MINUTOS + TEMPO REFRIGERAÇÃO E ARREFECIMENTO
dificuldade: FÁCIL
rendimento: 40
Perfeitas para oferecer no Natal estas bolachas são estaladiças e pouco doces com um intenso sabor a cacau e laranja.

Bolachas de Cacau
e Laranja

DESTAQUE
Perfeitas para oferecer no Natal estas bolachas são estaladiças e pouco doces com um intenso sabor a cacau e laranja.
tempo de preparação: 30 MINUTOS + TEMPO REFRIGERAÇÃO E ARREFECIMENTO
dificuldade: FÁCIL
rendimento: 40

Ingredientes:

  • 260 g de farinha T65 sem fermento
  • 75 g de cacau em pó
  • ½ colher de chá de sal fino
  • 130 g de açúcar
  • raspa de uma laranja grande
  • 225 g de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 20 ml de sumo de laranja
  • + raspa de laranja para polvilhar (opcional)

UTENSÍLIOS:

  • Batedeira
  • Corta biscoitos
  • Papel vegetal
  • Rolo da massa

Confecção:

  1. Misture a farinha, o cacau e o sal numa taça. Reserve.
  2. Coloque na taça da batedeira o açúcar, a raspa de laranja e a manteiga à temperatura ambiente. Bata com acessório misturador (acessório tipo pá) até ficar em creme.
  3. Junte o extracto de baunilha e o sumo de laranja,
  4. Junte metade da mistura de farinha, cacau e sal, e envolva a uma velocidade baixa. Quando tiver sido absorvida, junte a restante.
  5. Retire a massa para a bancada polvilhada com um pouco de farinha, e amasse até ficar com uma cor homogénea, polvilhando sempre que necessário.
  6. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com um rolo da massa, até ficar com uma espessura de meio centímetro – para ser mais fácil, costumo dividir a massa ao meio e estender cada metade individualmente – e guarde no frigorífico sobre uma superfície plana, para endurecer.
  7. Depois de bem fria, retire o papel vegetal de cima, corte as bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado, ou sobre tapetes de silicone. Junte as sobras da massa, e repita o processo de estender entre as folhas de papel vegetal e cortar.
  8. Se gostar, polvilhe as bolachas com mais um pouco de raspa de laranja.
  9. Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 15 minutos exactos. Terminado esse tempo, desligue o forno, mantenha a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau, e deixe que o forno esfrie com as bolachas no interior.
  10. Depois de frias, conserve-as num recipiente fechado.

Notas:

  • A massa deve estar bem fria para ser cortada. Como é uma massa que não tem ovo, pode ser conservada no frigorífico durante vários dias. Também pode ser congelada.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

15 comentários para “Bolachas de Cacau <br> e Laranja”

  1. Boa tarde Clara,
    Ontem comecei a fazer as bolachas. Apesar de ter posto a massa no frigorífico como recomenda na receita, aquela ficou tão mole que não permite a moldagem correta e as bolachas acabam por não ter a firmeza suficiente, desfazem-se logo, como é que posso reaproveitar toda esta massa? Em contrapartida, os queques ficaram ótimos.

    1. Ana isso nunca me aconteceu, a massa fica mesmo bem durinha. Usou manteiga ou margarina? Habitualmente, quando isso acontece é quando se usa margarina porque a margarina é macia e não endurece como a manteiga. O que usou?

    1. Ah sim, faça antes com a T65. Encontra facilmente num jumbo ou continente. Uma amiga minha disse-me que não encontrou no Pingo Doce o que acho estranho, mas nos outros supers vejo sempre.

  2. Boa tarde Clara,

    Queria fazer esta receita, mas tenho uma dúvida: pode ajudar-me por favor? Há algum inconveniente em usar-se farinha com fermento em vez de farinha T65 sem?

    Obrigada,

    Ana Marques

    1. Olá Ana, a T65 é mais forte e mais indicada para bolachas. Além disso estas não levam fermento precisamente para não crescerem. Se usar farinha com fermento para bolos elas devem insuflar devido à acção do fermento. Se não se importar com isso, tudo bem. A textura fica diferente, mas fazer-se faz-se sempre.

  3. Olá Clara! 🙂
    Experimentei a receita, mas será que deveria ter utilizado o forno estático? Ficou 15m mas com ventilação e algumas bolachinhas infelizmente queimaram. Nunca fiz bolachas, provavelmente usei o modo de forno errado! ai ai … Quero fazer outra vez para o Natal, mas desta vez bem!

    Obrigada! Beijinho*

    1. Eu só uso ventilado. Pode acontecer é que o seu forno esteja descalibrado, é muito comum aquecerem mais do que o que assinalam. Eu por causa disso, para ter a certeza de que o forno está bem, comprei um termómetro de forno e ele está sempre lá dentro para eu confirmar a temperatura. Penso que quando repetir tem de ficar de olho e retirá-las antes. Beijinho.

  4. Maria helena Landeira

    As bolachinhas de cacau e laranja, já fiz e ficaram ótimas. Estava com receio pois não sou boa cozinheira, mas correu bem. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.