Todos os anos, por altura do Natal, começo a pensar no que oferecer à família e aos amigos mais próximos.
Tenho o hábito e o prazer de oferecer um pequeno cabaz com alguns clássicos saídos da minha cozinha.
É também o caso destas Bolachas de Cacau e Laranja.
Em termos de sabor, é uma conjugação infalível e em termos de textura são perfeitas porque suportam muito bem a passagem dos dias.
A receita é muito fácil e as bolachas ficam prontas rapidamente.
A massa precisa de ser espalmada com um rolo entre duas folhas de papel vegetal e guardada no frigorífico para endurecer.
Depois só têm de usar os vossos cortadores de bolachas favoritos – redondos, quadrados, em estrela, com formas alusivas ao Natal. Qualquer um serve.
Com a massa bem fria, acabada de sair do frigorífico, o corte fica perfeito.
No caso de não quererem cozer toda a massa podem conservar a massa crua no frigorífico durante alguns dias, até uma semana, ou em alternativa podem congelar e cozer quando vos apetecer. É a vantagem de não ter ovo.
Outra excelente opção, sem ovo, é o clássico shortbread britânico. Podem ver a minha receita AQUI. São bolachas perfeitas para oferecer nesta quadra, ou para fazer para o lanche.
Isto para não falar nos “malvados” Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate que já desencaminharam tanta gente de todas as idades.
Ah!… E não se esqueçam que na secção RECEITAS DE NATAL encontram outras opções para esta quadra tão especial de partilha e de amor.
Feliz Natal!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
27 thoughts on “Bolachas de Cacau e Laranja”
Olá, D.Clara! Adoro fazer as suas receitas! No caso destas bolachinhas, posso tirar o chocolate? Também vou experimentar o bacalhau espiritual, que me parece delicioso! Para completar o menu (desculpe) não tem a receita do bolo de bolacha à moda antiga? Obrigada e tudo de bom.
Adelaide Almeida
Poder pode sempre… mas o cacau em pó é preciso para atingir ponto da massa. Terá de juntar outra farinha.
Bom dia, Clara!
Se a massa não for colocada no frigorífico ficará com boa textura para usar no Dispara Biscoitos?
Obrigada!
Tânia eu nunca usei um dispara biscoitos, não sei qual é a textura, mas admito que ainda seja um pouco densa para tal, no entanto, se experimentar diga-me se dá ou não. Obrigada!
Estas bolachas de cacau e laranja são fantásticas. Obrigada! Tudo o que experimentei seu, até agora, saiu sempre bem, ao contrário da maior parte das receitas que pesquiso ( falta sempre alguma coisa ousaiem mal). Eu também sou cozinheira e gosto de experimentar.
Obrigada Rita! 🙂
Olá Clara. Ia experimentar a fazer estas bolachinhas mas não tenho cacau em pó, só chocolate. Será que se pode substituir? Obrigada e um Feliz Natal.
Sim Isabel, talvez devesse cortar um pouco no açúcar já que o chocolate em pó é doce e o cacau não. É uma questão de provar a massa e é melhor roubar e acrescentar se for necessário. Boas festas!
Olá Clara. Gostaria de fazer as bolachas de cacau e laranja. Esta receita da mais ou menos para quantas bolachinhas?
Olá Marta. Diz na receita. 40. Mas depende do tamanho do cortador 😉
Olá Clara, começo a entrar no espírito natalício e o pontapé de saída vai ser esta receita. No caso de congelar algumas depois podem ir directamente para o forno, sem necessidade de descongelar, e acrescentando 1/2 minutos ao tempo de cozedura? Obrigada por tornar as coisas mais fáceis,
Cláudia
Sim Claúdia. Com esta massa pode à vontade. 🙂 obrigada!
Ah, foi por isso então, eu usei manteiga daquela tipo vaqueiro para cozinhar.
Não pode! 😀 isso é margarina. Nunca solidifica como a manteiga. Só manteiga Ana.
Ok, Clara, obrigada pela explicação, vou repita-las ainda esta semana.
Boa tarde Clara,
Ontem comecei a fazer as bolachas. Apesar de ter posto a massa no frigorífico como recomenda na receita, aquela ficou tão mole que não permite a moldagem correta e as bolachas acabam por não ter a firmeza suficiente, desfazem-se logo, como é que posso reaproveitar toda esta massa? Em contrapartida, os queques ficaram ótimos.
Ana isso nunca me aconteceu, a massa fica mesmo bem durinha. Usou manteiga ou margarina? Habitualmente, quando isso acontece é quando se usa margarina porque a margarina é macia e não endurece como a manteiga. O que usou?
Obrigada Clara, vou comprar então a T65 que me sugeriu e depois mostro-lhe como ficaram. São para oferecer em dia de aniversário.
Ah sim, faça antes com a T65. Encontra facilmente num jumbo ou continente. Uma amiga minha disse-me que não encontrou no Pingo Doce o que acho estranho, mas nos outros supers vejo sempre.
Boa tarde Clara,
Queria fazer esta receita, mas tenho uma dúvida: pode ajudar-me por favor? Há algum inconveniente em usar-se farinha com fermento em vez de farinha T65 sem?
Obrigada,
Ana Marques
Olá Ana, a T65 é mais forte e mais indicada para bolachas. Além disso estas não levam fermento precisamente para não crescerem. Se usar farinha com fermento para bolos elas devem insuflar devido à acção do fermento. Se não se importar com isso, tudo bem. A textura fica diferente, mas fazer-se faz-se sempre.
Olá Clara! 🙂
Experimentei a receita, mas será que deveria ter utilizado o forno estático? Ficou 15m mas com ventilação e algumas bolachinhas infelizmente queimaram. Nunca fiz bolachas, provavelmente usei o modo de forno errado! ai ai … Quero fazer outra vez para o Natal, mas desta vez bem!
Obrigada! Beijinho*
Eu só uso ventilado. Pode acontecer é que o seu forno esteja descalibrado, é muito comum aquecerem mais do que o que assinalam. Eu por causa disso, para ter a certeza de que o forno está bem, comprei um termómetro de forno e ele está sempre lá dentro para eu confirmar a temperatura. Penso que quando repetir tem de ficar de olho e retirá-las antes. Beijinho.
Olá Clara! Já as repeti e foram um sucesso! Correu super bem! 🙂
Obrigada!
Beijinho,
Sara
São óptimas todo o ano! Beijinho.
As bolachinhas de cacau e laranja, já fiz e ficaram ótimas. Estava com receio pois não sou boa cozinheira, mas correu bem. Obrigada
Claro que sim Helena, desse que siga as indicações de certeza que sai bem.