Pára tudo, porque conseguimos fazer as melhores bolachas de chocolate do mundo em casa.
Sim. Eleitas pelos internautas como as melhores do mundo. De chocolate, claro! E quem sou eu para duvidar? Eu só cá estou para confirmar!
Decidi fazer estas bolachas quando o meu filho me desafiou a fazer “umas bolachas gigantes com pepitas como as do Starbucks”.
E pronto lá fui eu enfiar o nariz no computador à procura. Procurei, procurei… e finalmente encontrei.
O autor da receita é David Leite, um norte-americano de origem portuguesa, já naturalizado português, crítico gastronómico, escritor e que gosta de meter as mãos na massa, muito conhecido nos EUA onde já foi várias vezes premiado. Roubei na manteiga e no chocolate que estava em dose de exagero, à americana.
O tempo de preparação é muito curto, cerca de 10 minutos…
O tempo maior é o de refrigeração que pode ser entre um dia e três dias no frigorífico. Tem de ficar bem dura.
Depois uns minutinhos para fazer bolas de massa, grandes, do tamanho de bolas de golfe… bem espalhadas pelo tabuleiro… afinal são bolachas gigantes, causam impacto, e vão “derreter-se” todas umas para cima das outras se não as deixarmos bem afastadas!
Mais umas pedrinhas de sal para que as papilas gustativas batam palmas…
E ala que se faz tarde, lá vão elas para o forno!
Posso dizer-vos que entraram no TOP dos provadores.
São crocantes por fora e macias por dentro o que leva quem as prova a fechar os olhos enquanto sorri, ao mesmo tempo que movimenta lentamente o maxilar, mastigando, devagar, para prolongar o prazer do momento.
Temos um caso de amor, certo?
O Paulo Varanda e o Bento Rodrigues que o digam! Partilharam uma, já que estas bolachas são muito grandes, têm cerca de 10 cm de diâmetro… e só não comeram mais porque eram muitos os candidatos e poucas as bolachas.
49 comentários para “Bolachas Americanas Gigantes”
Muito obrigada . Logo darei feedback 🙂
Bom dia Clara,
Sou grande fã!! 😀 Acho que faz um trabalho fantástico com a publicação de receitas maravilhosas com uma explicação que ajuda muito quando queremos repetir! 🙂
Relativamente a estas bolachas americanas, gostava de saber se já experimentou fazê-las com menos açúcar? Adoro bolachas, mas não gosto que sejam demasiado doces. Normalmente, uso metade do açúcar em relação à farinha, mas não sei se poderá influenciar a consistência e textura das bolachas.
Consegue ajudar?
Grata desde já,
Élia Meneses
Élia eu diria que pode reduzir mas se reduzir demasiado perde um pouco daquela textura especial que vem de alguma caramelização. Nada como testar 🙂 mas eu não sei se cortaria logo metade. Talvez um terço. Veja e siga também a sua intuição!
Este fim-de-semana vou experimentar fazer devem ser uma delícia. Obrigado por partilhar mais uma receita. ☺
Clara, admiro muoto o seu trabalho porwue concilia profissionalismo com simpatia e é um gosto te-la em casa!
Por outro lado, adoro as suas receitas e o seu pragmatismo. Por isso, pedia-lhe o favor de, sempre que possivel, nos dar a receita para a Bimby. Muito grata
Olá Adília. Daria com todo o gosto mas uso-a tão pouco. Eu penso que sejam muito fáceis de adaptar, pelo menos grande parte, mas eu não sou mesmo especialista nessa área 🙂
Bom dia Clara. Adoro as suas receitas e queria experimentar estás bolachas mas a minha batedeira não tem pá. Como posso fazer? Obrigada. Beijinhos
Olá Daniela. Bata tudo com os arames até ao extracto de baunilha e a partir daí envolva os secos à mão. Esta massa fica muito densa e não quer arames. Use uma espátula para envolver.
Obrigada. Vou experimentar agora. Beijinhos
Boa noite Clara,
Na receita menciona uma colher, é de sopa?
Obrigada e parabéns
Fernanda
Olá Fernanda. Não há colher de sopa aqui, se vir a descrição dos ingredientes diz em todos colher de chá. Obrigada!
olá,
Quando tempo duram as bolachas e como as guarda? E as bengalas de Natal? 🙂
Que pergunta difícil Tânia porque desaparecem num instante. Se guardar na despensa num recipiente com tampa, eu diria para os comer numa semana.Se os congelar duram vários meses.
Boa tarde, Clara dá para fazer bolas mais pequenas? vou experimentar sua receita.
Claro que sim Orquidea.
É só para fazer uma correcção: No ponto 8 da confecção quererá dizer 4 cm e não 4 mm.
É só.
Obrigado
Tem toda a razão António. Nem me tinha apercebido. Corrigido! Obrigada pelo alerta!
Boa noite dá para meter só açúcar mascavado?
Não testei só com mascavado Sonia. Esta receita, como refiro no texto do artigo, é do David Leite e a mistura dos açúcares tem a ver com a textura final. De qualquer forma acredito que saia bem sim, mas nada como testar. Se as fizer só com mascavado diga-me como saiu ok? Obrigada!
A Nossa Clarinha
Uma marota eu sei… 😀
Boa tarde. Experimentei fazer há uns meses esta receita. Aqui em casa gostamos do sabor, apesar de as acharmos um pouquinho doces de mais, e não gostamos de “trincar” o açúcar. Fiz novamente esta semana, roubei 30gr de açúcar branco e coloquei os açúcares na 123, não ficaram em pó, mas já não o “trincamos”. Juntei também uma colher (café) rasa de café solúvel à manteiga morna. Ficaram muito boas!
Olá Clara. Eu nunca senti isso mas se conseguiu essa solução que funciona para si só tem de continuar dessa forma. O importante é encontrar o seu ponto 🙂
Obrigada pela partilha. Vai ser mais uma receita sua que vou fazer.
Faça sim, são óptimas!
Bom dia,
Obrigada pela partilha das receitas, gosto muito e são fáceis de fazer. Queria perguntar se podemos bater na bimby pois não tenho outra batedeira….
Maria João Gracio
Claro que sim. Todas as massas deste género podem ser feitas no processador. E a Bimby é um processador.
Olá Clara queria fazer uma pergunta
Como eu não gosto de manteiga não á problema de as fazer com margarina porque esta tem sal ou será que tem vou experimentar bjns e obrigado por estas receitas tão boas
Otilia eu não aconselho o uso da margarina porque não endurece no frio e as bolachas vão ficar todas espalmadas. Não tem a ver com sabor. É só a textura. Se puser margarina no frigorífico ela fica sempre macia, ao contrário da manteiga. E com margarina a massa fica mole.
A massa está no frigorífico! amanha vamos ver como saem….
Tenha só atenção ao forno. Não as deixe queimar. Elas ficam mais estaladicas depois de arrefecerem. E por dentro macias.
Sem dúvida mais uma a exprimentar, já perdi as receitas que são ,suas, mas que cá em casa já parte da familia. O meu muito obrigado! Beijinhos da Ilha Verde
Que bom Gorete!
Olá Clara,
Vou experimentar de certeza, hoje fiz a tarte de chocolate com nozes, mais logo vamos degusta-la
Obrigada pela partilha!
Isso é tããããão bom!!!!
Boa tarde, D Clara sou sua fã do seu trabalho na televisão e das suas receitas, o bolo de limão com creme de manteiga já fiz várias vezes tornou-se o bolo de aniversário cá de casa, obrigado e continue. Obrigada
Sim é um bolo excelente, mesmo dando um pouco de trabalho mas fica espectacular! Obrigada!
Olá Clara já fiz algumas das suas receitas (a primeira foi a famosa mousse de lima)mas só agora, que tenho mais tempo livre decidi dizer lhe como sou sua fãdesejo lhe toda a sorte do mundo e obrigada por partilhar os seus conhecimentos
Fico feliz Donzilia!
A massa está no frigorífico!
De um dia para o outro… e amanhã retira e deixa só um pouco a descansar fora e depois é sempre a aviar 😀
Vou fazer. Depois digo como foi. Gosto mto da Clara, e é sempre um prazer ver o seu trabalho na televisão e não só. Felicidades.
Obrigada Elizabeth. Estas bolachas são uma perdição.
Vou experimentar as receitas das bolachas pq outras receitas já fiz e ficaram todas óptimas.Parabéns Clara gosto muito de si e admiro-a imenso.Um beijinho.
Ana
Faça sim Ana! Estas segundo me disseram hoje foram as que a Conceição Lino levou para o programa da Cristina, mas fez mais pequenas. Eu gosto delas bem grandes, mas rendem pouco. Se fizer mais pequenas fique de olho por causa dos tempos. Beijinho.
Boa tarde, não pode ser açúcar amarelo areado em vez de Mascavado?? É que não tenho Mascavado
Obrigada
Susana, o mascavado escuro é mais escuro do que o amarelo, mas pode claro, ficarão apenas um pouco mais claras.
Olá Clara,
Já perdi a conta de quantas vezes fiz as bolachas americanas em tamanho pequeno (desde Outubro de 2015 quando comprei o seu livro 2 ),são sempre um sucesso. Pelo Natal de 2015 e 2016 fiz estas bolachas para oferecer e todos pedem a sua receita.
Muito obrigada pela oportunidade de dar a conhecer mais esta delicia.
Beijinho
Teresa Bogalho
Obrigada Teresa. Beijinho e feliz Natal!