Estão no top 5 cá de casa. São as favoritas do meu filho que as considera melhores do que as do Starbucks. Que tal confirmarem?

Pára tudo, porque conseguimos fazer as melhores bolachas de chocolate do mundo em casa.

Sim. Eleitas pelos internautas como as melhores do mundo. De chocolate, claro! E quem sou eu para duvidar? Eu só cá estou para confirmar!

Decidi fazer estas bolachas quando o meu filho me desafiou a fazer “umas bolachas gigantes com pepitas como as do Starbucks”.

E pronto lá fui eu enfiar o nariz no computador à procura. Procurei, procurei… e finalmente encontrei.

O autor da receita é David Leite, um norte-americano de origem portuguesa, já naturalizado português, crítico gastronómico, escritor e que gosta de meter as mãos na massa, muito conhecido nos EUA onde já foi várias vezes premiado. Roubei na manteiga e no chocolate que estava em dose de exagero, à americana.

O tempo de preparação é muito curto, cerca de 10 minutos…

O tempo maior é o de refrigeração que pode ser entre um dia e três dias no frigorífico. Tem de ficar bem dura.

Depois uns minutinhos para fazer bolas de massa, grandes, do tamanho de bolas de golfe… bem espalhadas pelo tabuleiro… afinal são bolachas gigantes, causam impacto, e vão “derreter-se” todas umas para cima das outras se não as deixarmos bem afastadas!

Mais umas pedrinhas de sal para que as papilas gustativas batam palmas…

E ala que se faz tarde, lá vão elas para o forno!

Posso dizer-vos que entraram no TOP dos provadores.
São crocantes por fora e macias por dentro o que leva quem as prova a fechar os olhos enquanto sorri, ao mesmo tempo que movimenta lentamente o maxilar, mastigando, devagar, para prolongar o prazer do momento.
Temos um caso de amor, certo?

O Paulo Varanda e o Bento Rodrigues que o digam! Partilharam uma, já que estas bolachas são muito grandes, têm cerca de 10 cm de diâmetro… e só não comeram mais porque eram muitos os candidatos e poucas as bolachas.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos + refrigeração
tempo de forno: 18 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 18
Estão no top 5 cá de casa. São as favoritas do meu filho que as considera melhores do que as do Starbucks. Que tal confirmarem?

Bolachas Americanas
Gigantes

DESTAQUE
Estão no top 5 cá de casa. São as favoritas do meu filho que as considera melhores do que as do Starbucks. Que tal confirmarem?
tempo de preparação: 15 minutos + refrigeração
tempo de forno: 18 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 18

Ingredientes:

  • 110 g de farinha para bolos com fermento
  • 110 g de farinha T65 para usos culinários
  • 1 colher rasa de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher rasa de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal fino
  • 125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 140 g de açúcar mascavado
  • 100 g de açúcar granulado branco (normal)
  • 1 ovo XL ou L
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 125 g de pepitas de chocolate negro (>60% de cacau) ou chocolate picado em pedacinhos
  • Flor de sal para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • Batedeira com acessório de pá
  • tabuleiros forrados com papel vegetal

Confecção:

  1. Peneire as farinhas, o bicarbonato, o fermento e o sal para uma taça. Reserve.
  2. Na taça da batedeira coloque a manteiga e os açúcares. Use o acessório de pá para bater até ficar uma massa uniforme.
  3. Junte o ovo e bata até envolver. Finalmente junte o extracto de baunilha e bata também para envolver.
  4. Reduza a velocidade para o mínimo, sem parar de rodar, e junte a pouco e pouco os secos que peneirou. Não misture demasiado é só o tempo necessário para a farinha ser absorvida.
  5. Retire a taça da batedeira, junte as pepitas de chocolate e envolva bem à mão com colher de pau ou com uma espátula.
  6. Coloque numa taça mais pequena, cubra com película transparente e leve ao frigorífico entre 24 a 36 horas (o mínimo são 24 horas).
  7. Na hora de fazer, ligue o forno nos 180º C.
  8. Faça bolas do tamanho de bolas de golf, cerca de 4 cm e coloque-as sobre um tapete de silicone ou papel vegetal não untado, bem afastadas já que elas vão achatar bastante com o calor.
  9. Polvilhe cada uma com um pouco de flor de sal (se não tiver use sal marinho) – cuidado para não abusar – e leve ao forno a cozer durante 18 minutos ou até ficarem douradinhas, mas moles ao toque.
  10. Retire do forno e deixe arrefecer.

Notas:

  • se tiver a manteiga no frigorífico, coloque-a no microondas entre 15 a 30 segundos (depende das potências) só para ficar macia, não é para derreter.
  • A massa pode ser refrigerada até 3 dias. Também pode congelar as bolinhas de massa crua deixando descongelar antes de colocar no forno.

Outras informações:

32 comentários para “Bolachas Americanas <br> Gigantes”

    1. Não testei só com mascavado Sonia. Esta receita, como refiro no texto do artigo, é do David Leite e a mistura dos açúcares tem a ver com a textura final. De qualquer forma acredito que saia bem sim, mas nada como testar. Se as fizer só com mascavado diga-me como saiu ok? Obrigada!

  1. Maria João Gracio

    Bom dia,

    Obrigada pela partilha das receitas, gosto muito e são fáceis de fazer. Queria perguntar se podemos bater na bimby pois não tenho outra batedeira….
    Maria João Gracio

    1. Olá Clara queria fazer uma pergunta
      Como eu não gosto de manteiga não á problema de as fazer com margarina porque esta tem sal ou será que tem vou experimentar bjns e obrigado por estas receitas tão boas

      1. Otilia eu não aconselho o uso da margarina porque não endurece no frio e as bolachas vão ficar todas espalmadas. Não tem a ver com sabor. É só a textura. Se puser margarina no frigorífico ela fica sempre macia, ao contrário da manteiga. E com margarina a massa fica mole.

  2. Sem dúvida mais uma a exprimentar, já perdi as receitas que são ,suas, mas que cá em casa já parte da familia. O meu muito obrigado! Beijinhos da Ilha Verde

  3. Boa tarde, D Clara sou sua fã do seu trabalho na televisão e das suas receitas, o bolo de limão com creme de manteiga já fiz várias vezes tornou-se o bolo de aniversário cá de casa, obrigado e continue. Obrigada

  4. Olá Clara já fiz algumas das suas receitas (a primeira foi a famosa mousse de lima)mas só agora, que tenho mais tempo livre decidi dizer lhe como sou sua fãdesejo lhe toda a sorte do mundo e obrigada por partilhar os seus conhecimentos

  5. Elizabeth Jerónimo Aleixo

    Vou fazer. Depois digo como foi. Gosto mto da Clara, e é sempre um prazer ver o seu trabalho na televisão e não só. Felicidades.

  6. Vou experimentar as receitas das bolachas pq outras receitas já fiz e ficaram todas óptimas.Parabéns Clara gosto muito de si e admiro-a imenso.Um beijinho.
    Ana

    1. Faça sim Ana! Estas segundo me disseram hoje foram as que a Conceição Lino levou para o programa da Cristina, mas fez mais pequenas. Eu gosto delas bem grandes, mas rendem pouco. Se fizer mais pequenas fique de olho por causa dos tempos. Beijinho.

  7. Olá Clara,
    Já perdi a conta de quantas vezes fiz as bolachas americanas em tamanho pequeno (desde Outubro de 2015 quando comprei o seu livro 2 ),são sempre um sucesso. Pelo Natal de 2015 e 2016 fiz estas bolachas para oferecer e todos pedem a sua receita.
    Muito obrigada pela oportunidade de dar a conhecer mais esta delicia.
    Beijinho
    Teresa Bogalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.