Um clássico britânico. Com apenas 4 ingredientes fazem-se as bolachas que muitos consideram as melhores do mundo.
Bolachas de Manteiga

A receita do shortbread é muito simples. Tão simples quanto é o gesto de comer três ou quatro de uma vez.

Estas bolachas conhecidas em todo o mundo têm o que é essencial numa bolacha: manteiga, farinha e açúcar.

Depois de se enrolar a massa, ela pode permanecer no frigorífico até um mês. Não tem nada que a possa deteriorar-se, o mesmo é dizer, não tem ovo. E por isso resiste.

Bolachas de Manteiga

Outra vantagem é o facto de a massa poder ser congelada – já cortada em rodelas, em camadas, separadas com papel vegetal. Quando chega aquele dia em que precisamos de cozer as bolachas basta deixá-las descongelar no tabuleiro onde irão ao forno.

Eu tenho de confessar que nunca congelei – com um tempo de vida de um mês no frigorífico, o máximo que lá esteve foi uma semana.

O shortbread é muito associado ao Natal, é muito comum ser oferecido nessa quadra, mas é também considerado o biscoito mais perfeito para o chá ao longo de todo o ano.

Bolachas de Manteiga

Veja o vídeo desta receita no meu canal

Bolachas de Manteiga
tempo de preparação: 30 minutos + tempo no frigorifico
dificuldade: Fácil
rendimento: cerca de 40
Um clássico britânico. Com apenas 4 ingredientes fazem-se as bolachas que muitos consideram as melhores do mundo.

Bolachas de Manteiga
(Shortbread)

Bolachas de Manteiga
Um clássico britânico. Com apenas 4 ingredientes fazem-se as bolachas que muitos consideram as melhores do mundo.
tempo de preparação: 30 minutos + tempo no frigorifico
dificuldade: Fácil
rendimento: cerca de 40

Ingredientes:

  • 225 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 125 g de açúcar em pó
  • 300 g de farinha tipo 65 sem fermento (usos culinários)
  • Açúcar granulado q.b.

UTENSÍLIOS:

  • Processador de alimentos com lâmina larga
  • Película aderente
  • Tabuleiro forrado com papel vegetal

Confecção:

  1. Coloque a manteiga e o açúcar em pó num robot com lâmina larga e triture até ficar homogéneo (pode ser necessário usar uma espátula para soltar alguma manteiga que tenha ficado presa no fundo).
  2. Adicione a farinha e triture a uma velocidade média/baixa até que a massa comece a ligar-se e a desprender-se das paredes da taça.
  3. Enfarinhe um pouco a bancada e faça um “charuto” com uma largura um pouco menor do que a largura da película aderente. Envolva bem na película e leve ao frigorífico – entre 1 hora a 1 mês.
  4. Para cozer as bolachas, pré-aqueça o forno a 180º C.
  5. Corte o “charuto” em fatias de meio centímetro ou um pouquinho mais. Passe as extremidades por açúcar granulado e também encoste um dos lados ao açúcar. Esse lado ficará virado para cima quando vai ao forno.
  6. Coloque sobre um tapete de silicone ou papel vegetal untado e leve ao forno até que as bolachas estejam douradas nas extremidades e claras no centro, entre 10 a 15 minutos.

Notas:

Outras informações:

8 comentários para “Bolachas de Manteiga <br> (Shortbread)”

  1. Todas as suas receitas de bolachas que tenho feito têm ficado deliciosas!! São um sucesso!! Muito obrigada!! Continuação de um excelente trabalho! Ansiosa sempre por novas receitas!! Beijinhos

  2. Olá Clara boa tarde. Estas bolachas têm um aspecto divinal! A minha questão é se podemos trocar a manteiga sem sal pela que tem sal e o robô pode ser substituído por varinha ou liquidificador? Obrigada bom Natal! ☺️

    1. Olá Isabel. O robô torna todo o processo mais fácil e rápido. Se não tem, não dá com liquidificador ou varinha mágica. A massa precisa de espaço. Deve usar uma batedeira com o acessório de pá, aquele mais largo. Fica perfeito na mesma. Se só tiver batedeira de mão use as varas normais (as de bater claras) e quando estiver a misturar a farinha, se a massa começar a ficar muito pesada sugiro que termine o processo com as varas de amassar, aquelas torcidas, ou à mão até a farinha ser toda absorvida. Feliz Natal!

  3. Flores Cardoso Umbelina

    Olá Clara de Sousa poderia se tivesse me facultar sofle de peixe,a minha mãe fazia muito bem,mas eu não fiquei com a receita.
    Obrigada um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.