Lindos e deliciosos estes biscoitos de chocolate, com rachas na superfície, que celebram o Natal. Uma receita simples e fácil para todos! 

Estes biscoitos são… oh meu Deus! São divinais!
Muito macios, desfazem-se na boca e impressionam pela beleza.

Encontrei a receita da Martha Stewart e eles gritavam: Faz-me! Faz-me! E eu fiz.

Partindo da receita original, fiz ligeiras adaptações e o resultado foi perfeito.
Aqui em casa os gulosos de serviço fizeram-nos desaparecer.

No trabalho, o meu colega e amigo Paulo Varanda, mais conhecido como “provador oficial”, encostou as renas e veio a correr.

Biscoitos de Natal

O impacto foi tal que não tive dúvidas em fazer mais umas fornadas para colocar nos cabazes de Natal que preparo todos os anos para oferecer às pessoas de quem mais gosto.

A massa fica compacta depois de descansar um pouco no frigorífico, moldando-se posteriormente em bolinhas que se mergulham em açúcar em pó.

Com o calor, a massa descai abrindo as rachas que dão toda a beleza a estes biscoitos.

São mesmo divinais.

Aqui no site, na secção RECEITAS DE NATAL encontram outras sugestões deliciosas para este dia tão especial celebrado em família.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 20 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 12 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: 20
Lindos e deliciosos estes biscoitos de chocolate, com rachas na superfície, que celebram o Natal. Uma receita simples e fácil para todos! 

Biscoitos De Natal
(adaptado de Martha Stewart)

DESTAQUE
Lindos e deliciosos estes biscoitos de chocolate, com rachas na superfície, que celebram o Natal. Uma receita simples e fácil para todos! 
tempo de preparação: 20 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 12 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: 20

Ingredientes:

  • 80 g de farinha T65 sem fermento (farinha para usos culinários)
  • 25 g de cacau em pó
  • 4 colheres de chá de café solúvel (deve ser café e não misturas com cevada)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 60 g de manteiga
  • 120 g de açúcar amarelo
  • 1 ovo L
  • 100 g de chocolate de culinária ou meio-amargo
  • 1 colher de sopa de leite
  • açúcar em pó q.b.

UTENSÍLIOS:

  • Batedeira eléctrica com acessório de pinha ou batedeira eléctrica manual com varas para bater
  • Peneira
  • Tabuleiros forrados com papel vegetal

Confecção:

  1. Parta o chocolate e coloque-o a derreter em banho-maria. Neste processo o chocolate deve derreter apenas com o vapor de água, nunca em contacto directo com a água. Depois de derretido, deixe arrefecer mexendo de vez em quando.
  2. Peneire a farinha, o cacau, o café e o fermento em pó para uma tigela. Se ficar alguma coisa na rede deve pisar com uma colher para peneirar tudo.
  3. Noutra tigela, bata a manteiga com o açúcar com uma batedeira eléctrica até ficar em creme. Junte o ovo e integre bem e finalmente envolva o chocolate derretido.
  4. Ainda na máquina ou à mão (prefiro à mão) envolva a mistura de farinha – vai ficar uma massa bem densa. Junte o leite e misture bem.
  5. Coloque a massa embrulhada em película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, uma hora.
  6. Pré-aqueça o forno a 175º.
  7. Coloque açúcar em pó numa taça. Passe as mãos pelo açúcar em pó, retire pedaços pequenos de massa para formar bolas de 2,5 cm de diâmetro e passe muito bem pelo açúcar em pó. Sem sacudir coloque as bolas num tapete de silicone ou sobre papel vegetal untado, a alguma distância umas das outras, já que as bolas vão alargar ao baixar com o calor.
  8. Leve ao forno durante 12 a 14 minutos. Depois de retirar do forno, deixe que os biscoitos arrefeçam uns minutos antes de os retirar do tabuleiro.

Notas:

Outras informações:

17 comentários para “Biscoitos De Natal <br> (adaptado de Martha Stewart)”

  1. Flores Cardoso Umbelina

    Vou fazer para os meus netinhos,todos gostam de chocolate.Obrigada pela partilha.Gosto muito de si,tanto de a ver na televisão como pessoa,um beijinho grande e que Deus a proteja sempre.

  2. Olá Clara, a sua simpatia trouxe-me até aqui. Tenho pouca experiência na doçaria, mas as Trutas tentaram-me. Vou fazer e voltarei para dizer como me saí da experiência. Um beijinho e muito obrigado.

  3. Olá Clara! Diga me uma coisa por favor: é imprescindível o café? É que não gosto de café mas adoro chocolate…será que o sabor do café se nota demasiado? Obrigada e um beijinho

    1. O café funciona muito bem com chocolate, mas se não gosta não use. É só para dar contraste. Pode juntar outro ingredientes para contraste que fique bem com chocolate como raspa de laranja por exemplo. Ou então mantenha o mais simples possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.