Há poucos snacks doces melhores do que os biscoitos de manteiga de amendoim, pelo menos a observar as reacções a cada trinca nestas pequenas maravilhas.

Os biscoitos de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate que publiquei no meu segundo livro de cozinha e que podem ser vistos no meu canal do Youtube AQUI são os normais, com vários ingredientes que os tornam ricos, suaves, irresistíveis. Pequenas bombinhas calóricas, mas uma verdadeira perdição.

Com o crescente problema da intolerância ao glúten, pedem-me muitas vezes versões sem farinha e decidi arriscar com esta receita. Quem é celíaco terá de ter atenção apenas ao chocolate e manteiga de amendoim usados. Ambos têm de ter certificado SG. Mas isso já sabem porque já é uma preocupação do dia-a-dia.

Estes biscoitos não levam nem manteiga normal, nem farinha.

São apenas 7 ingredientes.

Uso muitas vezes pepitas de chocolate, mas quando não as tenho por casa corto o chocolate em pedacinhos. Dá um pouquinho de nada mais trabalho, mas sai bem mais barato.

A estrela principal é, claro, a manteiga de amendoim. Uso a que tem pedaços, porque me dá melhores resultados e maior crocância ao biscoito.

Há algo muito importante a reter ao fazer a massa destes biscoitos: não devemos bater a massa em demasia. Usando uma batedeira eléctrica de mão, misturamos tudo a baixa velocidade até ao momento em que vemos que os ingredientes estão todos incorporados.

Depois, só temos de fazer bolinhas, apertando bem a massa para ela se ligar, e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado.

Como estes biscoitos não têm outra manteiga que não a de amendoim, não vão abater sozinhos e por isso precisamos espalmar as bolinhas com a mão.

Forno com elas… e 10 minutos depois estão assim. O momento perfeito para retirar é quando começam a dourar ligeiramente nas extremidades. Retirem logo.

Agora só precisamos de os deixar arrefecer totalmente antes de os retirarmos do tabuleiro.

Ficam um must!

Se adoram doces com manteiga de amendoim espreitem as Bolachas Duo e o Bolo na Caneca de Chocolate e Manteiga de Amendoim.

Para outros biscoitos e bolachas que queiram fazer passem por AQUI. Encontram uma grande variedade.