Receita super simples com apenas 7 ingredientes faz biscoitos perfeitos. Sem manteiga normal ou farinha é ideal para celíacos.

Há poucos snacks doces melhores do que os biscoitos de manteiga de amendoim, pelo menos a observar as reacções a cada trinca nestas pequenas maravilhas.

Os biscoitos de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate que publiquei no meu segundo livro de cozinha e que podem ser vistos no meu canal do Youtube AQUI são os normais, com vários ingredientes que os tornam ricos, suaves, irresistíveis. Pequenas bombinhas calóricas, mas uma verdadeira perdição.

Com o crescente problema da intolerância ao glúten, pedem-me muitas vezes versões sem farinha e decidi arriscar com esta receita. Quem é celíaco terá de ter atenção apenas ao chocolate e manteiga de amendoim usados. Ambos têm de ter certificado SG. Mas isso já sabem porque já é uma preocupação do dia-a-dia.

Estes biscoitos não levam nem manteiga normal, nem farinha.

São apenas 7 ingredientes.

Uso muitas vezes pepitas de chocolate, mas quando não as tenho por casa corto o chocolate em pedacinhos. Dá um pouquinho de nada mais trabalho, mas sai bem mais barato.

A estrela principal é, claro, a manteiga de amendoim. Uso a que tem pedaços, porque me dá melhores resultados e maior crocância ao biscoito.

Há algo muito importante a reter ao fazer a massa destes biscoitos: não devemos bater a massa em demasia. Usando uma batedeira eléctrica de mão, misturamos tudo a baixa velocidade até ao momento em que vemos que os ingredientes estão todos incorporados.

Depois, só temos de fazer bolinhas, apertando bem a massa para ela se ligar, e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado.

Como estes biscoitos não têm outra manteiga que não a de amendoim, não vão abater sozinhos e por isso precisamos espalmar as bolinhas com a mão.

Forno com elas… e 10 minutos depois estão assim. O momento perfeito para retirar é quando começam a dourar ligeiramente nas extremidades. Retirem logo.

Agora só precisamos de os deixar arrefecer totalmente antes de os retirarmos do tabuleiro.

Ficam um must!

Se adoram doces com manteiga de amendoim espreitem as Bolachas Duo e o Bolo na Caneca de Chocolate e Manteiga de Amendoim.

Para outros biscoitos e bolachas que queiram fazer passem por AQUI. Encontram uma grande variedade.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 10 minutos
tempo total: 20 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 20 biscoitos
Receita super simples com apenas 7 ingredientes faz biscoitos perfeitos. Sem manteiga normal ou farinha é ideal para celíacos.

Biscoitos de Manteiga
de Amendoim (sem farinha)

biscoitos manteiga amendoim destaque site
Receita super simples com apenas 7 ingredientes faz biscoitos perfeitos. Sem manteiga normal ou farinha é ideal para celíacos.
tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 10 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 20 biscoitos

Ingredientes:

  • 340 g de manteiga de amendoim com pedaços
  • 125 g de açúcar amarelo
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • pitada de sal grosso (ou flor de sal)
  • 1 ovo grande
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 100 g de pepitas de chocolate ou chocolate partido em pedacinhos

UTENSÍLIOS:

  • batedeira de mão (facilita mas é opcional)
  • Tabuleiro forrado com papel vegetal

Confecção:

  1. Ligue o forno a 180º C.
  2. Coloque a manteiga de amendoim, o açúcar amarelo, o bicarbonato e o sal numa tigela e bata a baixa velocidade até estar tudo ligado – não bata em demasia.
  3. Junte o ovo e o extracto de baunilha e bata a baixa velocidade até o ovo ser absorvido pela massa.
  4. Envolva o chocolate à mão, com colher de pau ou espátula.
  5. Faça bolinhas do tamanho de bolas de ping-pong, apertando bem a massa para moldar melhor, e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado.
  6. Com a palma da mão achate as bolinhas.
  7. Coza no forno pré-aquecido durante 10 minutos ou até que comecem a dourar nas extremidades.
  8. Retire do forno, deixe arrefecer. Retire do papel depois de frios.

Notas:

Outras informações:

21 comentários para “Biscoitos de Manteiga <br> de Amendoim (sem farinha)”

  1. Clara, experimentei e.. são deliciosos. Ficaram um pouco quebradiços. Será que foi demasiado tempo no forno? É que só com 10 minutos de cozedura estavam muito moles… Por isso deixei mais um pouco.
    Obrigada

    1. Olá Marta, estes biscoitos devem estar moles quando saem do forno. Todos os biscoitos de manteiga de amendoim são assim, e depois ficam no ponto quando arrefecem. Isso foi tempo a mais. Na próxima deixe mesmo só o tempo referido 😉

    1. Maria Helena Tome

      Boa tarde, Clara
      Esta tarde fiz as suas bolachas de amendoim sem farinha . São uma delícia e muito fáceis.
      Muito obrigada por mais esta maravilha.

  2. Catherine Coquim

    Bom dia clara,fiz os biscoitos de manteiga de amendoim, uma delícia!!! super fácil e rápido ,como não tinha baunilha meti canela a refazer pois aprovado por toda a familia e vizinhosobrigada

  3. Recebi agora mesmo a sua receita e ao mesmo tempo estava a receber uma mensagem de um dos meus filhos que estava a comer os croquetes que eu tinha mandado , receita sua Clara , e estava a adorar . No mesmo dia fiz a receita da massa de empadas do chef Avilez e usei o recheio da massa dos croquetes , muito bom . Parabéns

    1. Alexandra pode usar da macia. É só porque ficam na minha opinião com uma textura melhor se tiverem pedacinhos. Mas use da normal. Faça a experiência e não os deixe demasiado tempo no forno.

    2. Boa tarde
      Quero agradecer pelas ótimas receitas que tem postado e já fiz algumas!
      Quanto aos biscoitos de manteiga d amendoim o bicarbonato é mesmo necessário? Nunca utilizei
      Agradecida

    1. Pode fazer sim Paula, se tiver um bom triturador. Deve ficar mesmo cremoso. Depois tritura uns amendoins à parte e envolve à mão para terem pedacinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.