E assim Abril avança a caminho de Maio…

é impressão minha ou os dias estão a passar demasiado depressa?

Apesar do trabalho intenso e da preparação para nova viagem a Londres para a coroação de Carlos III,  tenho conseguido aproveitar alguns momentos de pausa para fazer novas receitas, como esta, perfeita para os lanchinhos de fim-de-semana.

Tenho alguns outros exemplos como as bolachas favoritas de Isabel II, e não só… há MAIS…

ou sem glúten como estes Biscoitos de Arroz, mas ainda não tinha nenhum com intenso sabor a limão, numa fase em que os limoeiros estão carregadinhos.

A propósito, se gostam de limão, já fizeram o Bolo de Iogurte e Limão? Tão simples e tão bom!

Quais os ingredientes destes Biscoitos?

Apenas 9. São ingredientes comuns nas nossas cozinhas e despensas.

Pesem tudo antes, porque assim que começam não há paragens.

Passo-a-passo

Misturamos a farinha, com o sal e o fermento em pó.

Depois é preciso esfregar o açúcar com a raspa de limão para injectar mais sabor; é coisa rápida, mas fazemos logo.

Na batedeira de bancada ou com uma batedeira de mão – esta de mão é bem antiga, era da minha mãe e nunca teve uma avaria… ah valente! – batemos o açúcar com a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, até ficar cremoso. Segue-se o ovo e o extracto de baunilha.

O resultado é este creme bem ligado…

Seguidamente, adicionamos pouco a pouco a mistura de secos (farinha, sal e fermento em pó) até ser tudo absorvido e a massa ligar. Não devemos bater a massa em demasia.

Com esta massa moldamos 36 bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro e colocamos-las afastadas umas das outras em dois tabuleiros forrados com papel vegetal não untado.

Achatamos as bolinhas com a palma da mão, só um pouco, porque convém que os biscoitos fiquem grossinhos… e daqui seguem para o forno até dourarem…

Com o calor, a massa vai baixar e alargar, daí a importância de deixarmos as bolinhas de massa afastadas para não se colarem umas às outras.

Depois de uns minutos a arrefecer um pouco nos tabuleiros, transferimos os biscoitos para uma rede de arrefecimento.

Só depois de totalmente arrefecidos, se coloca o glacê, que se faz em segundos misturando o açúcar em pó com um pouco de sumo de limão. Muito pouco, para termos um glacê mais denso, como este.

Finalmente, encostamos o topo dos biscoitos ao glacê, deixamos escorrer e voltamos a colocá-los na rede, para o glacê assentar.

E pronto. É só isto!

Estes biscoitos duram bastante tempo, mas certamente irão desaparecer rapidamente.

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA