Farinha de amêndoa, açúcar e claras. A base é a mesma.
Os amaretti e os macarons poderiam ser irmãos separados à nascença, mas não.

Os franceses fizeram a receita mais difícil e delicada; os italianos responderam com uma receita mais simples e com mais sabor. E para isso não prescindiram do seu maravilhoso licor de amêndoa, o Amaretto.

Decidi fazer uma versão caseira destes deliciosos biscoitos depois de uma viagem inesquecível à Toscana.

Embalada pelas arrebatadoras imagens do filme “Sob o Sol da Toscana” aventurámo-nos por colinas e vales e pelos locais mais emblemáticos, carregados de história: Florença, Pisa, Luca, Siena, Volterra, San Gimignano, Montepulciano, Montalcino.

Um dos meus desejos era também descobrir a estrada de pequenas curvas e contracurvas que tinha visto no filme. Pesquisei na internet e não foi difícil descobri-la… afinal era um spot muito procurado por outros que, como eu, se tinham apaixonado por aquela imagem.

Com a ajuda do google maps, saímos de Montepulciano percorrendo a Strada provinciale 88 pelo Val d’Orcia rumo a Monticchiello… e um tempo depois ali estava ela. Uma pequena estrada, uma simples estrada. Aparentemente mais uma estrada.

Facilmente encontrámos o local onde a equipa de filmagens captou a imagem que não me saía da memória.

E aí sim. Com perspectiva, a alguma distância, senti-me como se estivesse num pedacinho de céu.

Biscoitos de Amaretto

De regresso ao presente… e aos biscoitos…
A receita é muito simples, mas há um pormenor a que é preciso prestar atenção.

Esta foto abaixo mostra como é o original de compra, como é um bem feito e como é um que achatou durante a cozedura, porque a massa ficou húmida demais.

Se não quiserem ficar com bolachas achatadas é fundamental que a massa fique mais seca, como na foto no topo do lado direito, para ser compactada e enrolada à mão, em pequenas bolas, como estas.

Biscoitos de Amaretto

O ideal é mexer muito pouco a massa, só envolver os ingredientes o mínimo possível para a massa ficar ligada e depois apertá-la bem com as mãos para moldar os biscoitos.

Só mais uma coisa…
Nesta linha de biscoitos sem glúten, espreitem a receita dos Biscoitos de Arroz que tem duas versões, uma mais macia outra mais areada. São ambas deliciosas. Por apenas 2€ fazemos 3 dúzias de biscoitos.
É difícil fazer melhor.