Um bife da vazia tenro envolvido por um molho suave, equilibrado, sem natas, mas que pode bem tornar-se um dos favoritos nas vossas casas.

Bem-vindos a 2022, o novo ano, ainda condicionados por este maldito vírus, com variantes que aparecem sem pedir licença.

Temos de facto de começar a aprender a lidar com isto, de forma prática, mas também emocional, em nome da nossa sanidade mental.

Para começar o novo ano, e como estou ainda sem espaço para cozinhar, além de ter em mãos os debates para as legislativas, continuo com o tempo contado e tenho de ir ao baú das receitas feitas no ano passado e que estão guardadas para qualquer eventualidade.

É por isso que, consegui aqui um tempinho, para esta semana partilhar convosco uma nova receita.

Simples, pratica e rápida. Gostam disto?

Venham mais uns bifes deliciosos!

É mesmo!

Com sabem, tenho partilhado convosco várias receitas de bifes para poderem ir variando a apresentação, partindo do ingrediente principal: um bom bife da vazia.

Sim… pode ser lombo, pode ser alcatra, pode ser pojadouro, pode ser sete da pá, pode ser o que mais gostarem ou puderem comprar. A minha escolha recai sempre na vazia.

A vazia é uma carne tenra, mas com “personalidade”, é algo que aprecio. Suculenta, macia q.b., muito saborosa. Nunca me falha. É de primeira mas não é o corte mais caro.

E o molho?

O molho é o coração e alma deste prato. É nele que está todo o segredo que justifica o sucesso deste prato.

Da esquerda para a direita seguindo os ponteiros do relógio: sal, pimenta, café de cevada, mostarda de mesa, leite, farinha de trigo, alhos laminados e manteiga (podem usar margarina, mas manteiga é mil vezes melhor).

São estes 8 ingredientes que compõem este molho feito na frigideira e que é levado a um ponto em que não fica demasiado grosso. O objectivo é ter um molho consistente, mas que não solidifique se, por acaso, arrefecer.

Mais abaixo vejam o vídeo da confecção para perceberam a consistência ideal.
Logo depois do vídeo encontram a receita escrita com todos os passos. E até a podem imprimir se quiserem.

Porquê café de cevada?

Porque tem um sabor mais equilibrado.

Testei com café de grão, moído na hora e também com café de cápsula e, mesmo diluído, o sabor do café torna-se demasiado dominante. O de cevada é, sem dúvida, a melhor opção em termos de sabor.

Os bifes da vazia são todos iguais?

Não! Há quem os corte mais grossos e quem os corte mais finos. Escolham sempre bifes com pelo menos um dedo de grossura, para garantir que conseguem um interior rosado depois de os passarem pela frigideira.

Se os conseguirem com uma tira de gordura, ainda melhor. Mais sabor!

Podem deixá-los mal passados ou médio-mal ou médio. Vejam nesta DICA como perceber o ponto dos bifes.

Mais do que isto, já interfere na textura e no sabor, mas bem sei que há pessoas que gostam de carne de vaca bem passada. Não posso dizer-vos para fazerem muito diferente, mas posso aconselhar-vos a, pelo menos, não os deixarem a fritar durante muito tempo.

É preferível fritarem um pouco menos e deixarem descansar. O calor residual acabará por cozinhá-los por dentro sem os deixar demasiado secos. Ficarão mais saborosos, tenros e suculentos.

Têm os bifes, mas preferem outras opções?

Vejam estas que tenho no site:

BIFES DA VAZIA COM MOLHO DE 3 PIMENTAS - Um clássico que não passa de moda e que fica pronto em 15 minutos. O molho de 3 pimentas é perfeito no equilíbrio de sabores e na sedosidade.
BIFES DA VAZIA COM MOLHO DE COGUMELOS - Bifes tenros, cogumelos frescos e um molho ó-tão-simples-e-bom fazem desta receita uma favorita em muitos restaurantes. E o melhor é que a podemos fazer rapidamente em casa.
BIFES COM VINAGRETA DE ALHO E ERVAS - Um bife com molho vinagreta? Sim. É mesmo isso e é delicioso. Esta vinagreta vai maravilhosamente tanto com carne como com peixe.
BIFES DA VAZIA COM MOLHO DE MOSTARDA - Um clássico das brasseries com qualidade de restaurante. Versão simplificada do molho do Café de Paris que faz sucesso por todo o mundo.
BIFE COM RÚCULA E QUEIJO ROQUEFORT - Para um jantar a dois, estes bifes são perfeitos para quem queira um prato delicioso que não exija muito tempo.
BIFE COM MANTEIGA DE ERVAS, BATATA DOURADA E ESPARGOS - Bifes suculentos com manteiga de ervas servidos com espargos verdes e magníficas batatas douradas feitas na frigideira. Perfeito!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 2
Um bife da vazia tenro envolvido por um molho suave, equilibrado, sem natas, mas que pode bem tornar-se um dos favoritos nas vossas casas.

Bife com ovo a cavalo
em molho de café

Bife com ovo a cavalo em molho de café destaque site
Um bife da vazia tenro envolvido por um molho suave, equilibrado, sem natas, mas que pode bem tornar-se um dos favoritos nas vossas casas.
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 2

Ingredientes:

  • 2 bifes de novilho da vazia com 1 dedo de grossura
  • 4 dentes de alho laminados
  • sal e pimenta q.b.
  • 50 g de manteiga
  • 300 ml de leite
  • 150 ml de café de cevada
  • 1 colher de sobremesa de mostarda de mesa
  • 1 colher de sobremesa de farinha (10 g)
  • 2 ovos

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Seque os bifes com papel de cozinha e tempere-os com sal e alho laminado de ambos os lados. Aguarde 5 minutos.
  2. Derreta a manteiga numa frigideira deixando aquecer muito bem até começar a dourar.
  3. Lance os alhos para a manteiga e logo a seguir os bifes. Frite em lume muito forte durante 15 a 30 segundos de cada lado, ou mais se preferir um pouco mais bem passados. Retire os bifes para um prato e reserve, mantendo-os quentes.
  4. Coloque a frigideira com a manteiga e alhos de novo sobre o lume, agora mais brando, e junte o leite, a cevada, a mostarda, e a farinha, mexendo bem para não ter grumos. Tempere com sal e pimenta preta e deixe engrossar muito ligeiramente, acertando temperos no final. 
  5. Enquanto isso estrele os ovos num pouco de manteiga. 
  6. Na hora de servir distribua o molho por dois pratos fundos, coloque o bife sobre o molho e o ovo estrelado sobre o bife.
  7. Acompanhe com batata frita.

Notas:

  • Compre bifes com alguma grossura se gosta que fiquem mais rosados

Outras informações:

17 comentários para “Bife com ovo a cavalo <br> em molho de café”

  1. Olá Clara,
    Fiz os bifes da vazia que também são dos meus preferidos, e como era de prever ficou óptimo, sucesso absoluto.
    E eu que sempre pensei que este molho se fazia com natas, fiqueiuoto contente pois sempre é menos calórico assim.
    Obrigada pela partilha, estou sempre atenta às suas receitas e dicas.

  2. Fiz este bife no domingo (para 6 pessoas) e ficoi fantástico!
    Acho que exagerei no café e por isso o sabor era intenso. Da próxima ponho um pouco menos (a colher e meia que aconselha 🙂 ).
    Obrigada Clara!

    1. Maria, eu também lá cheguei por tentativa e erro 🙂 mais vale menos, mas isso já percebeu. Da próxima acerta 😉 o importante é que já percebeu que fica mesmo bom! 🙂 obrigada!!

  3. Bom dia Clara,

    gostaria de perguntar se se pode fazer com Cevada solúvel (da Pensal, p.e)?
    Quantas colheres de chá (ou outra medida) se coloca para os 150 ml de água?

    Muito obrigada

    1. Claro. É mesmo isso Carla. Na parte de trás do frasco diz para usar duas colheres de chá numa caneca certo? Uma caneca leva mais ou menos 250 ml portanto eu diria para usar colher e meia. Não se preocupe. A cevada tem um sabor suave. 🙂

  4. Muito boa aparência! Vou já fazer este bife, é dos meus preferidos. O peru de Natal ficou um espanto e muito gostoso. “Peru desmanchado “ Muito obrigado bom Ano

  5. Muito obrigada por todas estas ideias de molhos para bifes. Hoje vou experimentar o de molho bom café.
    O rolo de carne é excepcional. Obrigada

        1. Maria, nunca será igual não sendo a carne igual e tanto o frango como o porco não podem ficar mal passados, mas de resto, quanto ao molho, sim, fica igual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.