Lascas finíssimas de carne de bifana cheias de sabor. À moda do Porto são servidas dentro de um molete (papo-seco) com o molho.

Muitos perguntarão: o que é isso de Bifanas à Moda do Porto?

Não conhecem? Então não sabem o que estão a perder!

Estas bifanas são:

● “… são um verdadeiro sucesso cá em casa. Estamos completamente viciados ☺️” (Maria João Simões)

● “Hoje, a minha mãe fez a receita (em pão bijou, claro) e estavam fantásticas, das melhores que já comi!” (Ana Peixoto)

● “Muito boas, mas realmente ganham em não serem consumidas de imediato!!! Mais uma receita fantástica…” (Bé Belinha)

● “Receita infalível e excelente! Mesmo à primeira, resultou em cheio!” (Sandra Lourenço) 

● “Já fiz e ficaram maravilhosas, com um sabor…” (Judite Fernandes Rodrigues)

● “Finalmente umas bifanas muito saborosas!! Adorei!” (Filipa Pinto Coelho) 

● “Ficou um verdadeiro espetáculo!!! Adorámos. Mais uma receita para repetir várias vezes em família.”  (Maria João Simões)

● “Ao fim de semana, este passou a ser um dos pratos prediletos da família.” (Isaura Vilar da Mota)

● “Fabuloso  receita óptima com um sabor ainda melhor!!!! Parabéns! (Raquel Azevedo)

● “Já fiz, ficaram divinais!” (Cristina Henriques)

E depois do que disseram os seguidores da página do Facebook o que é que eu posso dizer?

Bom… posso dizer que estas bifanas têm de ser cortadas bem fininhas, meeesmo fininhas.

No Porto muitos talhos já as vendem cortadas assim, mas no resto do país não. Não será por isso que vamos desistir, certo?

Então, só temos de comprar um naco de carne para bifanas.

Em casa cortamos o naco em tiras grossas e altas no sentido do comprimento e congelamos.

Quando a carne já estiver quase congelada usamos uma faca bem afiada para cortar fatias muuuuuuito finas, quase transparentes – com a carne quase congelada o corte fino é muito mais fácil.

Se tiverem uma fiambreira, fatiam como se fatia a carne para fazer carpaccio. Quanto mais finas estiverem as lascas, mais sabor incorporam e mais se desfazem na boca.

Começamos com azeite, alho, louro, colorau, pimenta e louro, para que o alho frite um pouco e liberte aquele aroma tão magnífico.

Depois juntamos os líquidos para fazer este molho irresistível.

Sim… o molho tem muito álcool. Ele é vinho branco, ele é cerveja, ele é whisky, ele é vinho do Porto. Pois é. Tudo é preciso para terem um prato fantástico… e não se preocupem com o álcool porque ele desaparece com a cozedura e só fica o sabor.

Tenham atenção ao tamanho do limão. Ele é muitas vezes o responsável por deixar um ligeiro travo amargo no molho. Usem um pequeno ou metade de um médio para não correrem esse risco e retirem o pedaço que cozeu com a carne assim que termine a cozedura.

Posso ainda dizer que estas bifanas ficam ainda melhores no dia seguinte, por isso, façam-nas de véspera e reaqueçam quando for para servir.

Ah… e ainda uma questão muito importante para os portuenses, que não gostam de ouvir falar em carcaças quando se trata destas bifanas – é no MOLETE que se servem as bifanas! Eu só sei porque me disseram várias vezes – com boa disposição claro! -, mas seja molete, seja carcaça, seja bijou, seja papo-seco, estas bifanas não dispensam o belo do pãozinho macio que vai ficar encharcado com este molho espectacular.

É claro que podem servi-las sem pão, como refeição principal, com arroz ou batata frita. Terão todo o sabor, mas já não serão verdadeiramente à moda do Porto!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 60 minutos + tempo congelação e corte da carne
dificuldade: fácil
doses: 4
Lascas finíssimas de carne de bifana cheias de sabor. À moda do Porto são servidas dentro de um molete (papo-seco) com o molho.

Bifanas
à Moda do Porto

bifanas porto destaque
Lascas finíssimas de carne de bifana cheias de sabor. À moda do Porto são servidas dentro de um molete (papo-seco) com o molho.
tempo de preparação: 60 minutos + tempo congelação e corte da carne
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 500 g de carne para bifanas (naco inteiro)
  • 100 ml de azeite
  • 5 dentes de alho
  • 
1 colher de sopa de pimentão doce
 (ou colorau)
  • Pimenta branca q.b., moída na hora
  • 2 ou 3 folhas de louro pequenas
  • 
200 ml de vinho branco
  • 
200 ml de cerveja (uma mini)
  • 4 colheres de sopa de whisky
  • 2 colheres de sopa de vinho do Porto
  • 
2 colheres de sopa de molho inglês
  • 
1 limão pequeno ou metade de 1 limão médio
  • Sal grosso q.b.
  • Molho picante q.b. (opcional)
  • 4 moletes (papo-secos/carcaças)

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Corte a carne em tiras grossas, no sentido do comprimento, e congele. Quando estiver quase congelada use uma faca muito bem afiada para cortar toda a carne em lascas muito finas. Coloque numa tigela e deixe descongelar totalmente.
  2. Coloque num tacho o azeite, os dentes de alho laminados finamente, o pimentão doce, a pimenta e o louro. Misture, coloque ao lume e deixe que o alho frite um pouco para libertar aroma, sem deixar queimar.
  3. Junte o vinho, a cerveja, o whisky, o vinho do Porto, o molho inglês, o picante, se usar, e uma pitada de sal.
  4. Quando levantar fervura, junte as lascas de carne descongeladas, envolva bem no molho, regue com sumo de meio limão e coloque a outra metade do limão no tacho, sem espremer.
  5. Deixe cozinhar, tapado, em lume muito brando, durante cerca de 45 minutos, para que a carne fique muito tenra – se em algum momento verificar que precisa de mais molho, junte mais um pouco de cerveja ou de vinho branco. Este molho não leva nenhuma água!
  6. No final prove o molho e rectifique os temperos, se necessário.
  7. Retire o limão e sirva ou conserve no frigorífico sem o limão para aquecer no dia seguinte.

Notas:

  • Use metade de um limão pequeno no molho. Se o limão for grande use um quarto. Um pedaço muito grande pode deixar o molho amargo.
  • Se duplicar ou triplicar a receita reduza nas quantidades de azeite e dos restantes líquidos, para não ficar com demasiado molho e nunca ponha mais do que meio limão a cozer no molho.
  • Faça as bifanas de véspera e aqueça na hora de servir. Ficam ainda mais saborosas!
  • Se deixar a carne congelar totalmente e tiver dificuldade em cortar com uma faca, aguarde até que a carne descongele ligeiramente e aí será muito mais fácil de cortar.
  • Também se pode usar uma fiambreira para cortar a carne em lascas muito finas.

Outras informações:

50 comentários para “Bifanas <br> à Moda do Porto”

  1. Não estou convencido. No Porto até no peixe pôem cominhos, aqui não leva. Segui a receita, mas tive que pôr mostarda, para engrossar!

  2. Olá , gostaria de saber as quantidades que devo meter para aproximadamente 20 pessoas, tenho uma festa de aniversário e adoraria fazer esta receita.

    1. Raquel, a receita base é para 4, basta multiplicar por 5, menos o molho que é demasiado. Faça 3 vezes a dose de molho e 5 vezes de carne. Tudo depende também do que as pessoas comem mas não se preocupe porque pode sempre congelar 😉

      1. Sendo assim por exemplo em vez de colocar 100 ml de azeite meto 300 ml , 15 dentes de alho, 600 ml de vinho , 3 minis ? E assim sucessivamente ?

        1. Sim Raquel. Tudo o que é referente ao molho, inclusive especiarias e louro e tudo o que lá vai dentro faz 3 doses, e só na carne 5. Isto porque a receita tem muito molho e vai ficar demasiado. Em relação ao limão coloque 3 metades. Faça no dia anterior que apura e fica ainda melhor.

      2. Albertina Oliveira

        Boa tarde Clara, adoro as suas receita.
        Gostaria de colocar uma questão, trabalho na Faculdade de Desporto e vou fazer bifanas para + – 300 alunos, vais ser a primeira vez que faço uma receita para tanta gente.
        A sua receita é excelente, tenho que multiplicar a receita + -50* certo?
        Muito obrigada pelas receitas espetaculares, TOP.
        Um beijinho

        1. Olá Albertina. Se é para 300 pessoas tem de multiplicar por 75 a carne. Como está receita tem bastante molho eu iria reduzir nisso. Talvez metade seja muito mas na parte do molho sim multiplicava por 50 e não colocaria também tanto limão. As metades que ficam a ferver. Nisso eu teria mais cuidado para evitar alguma amargura. Tal como com o louro. Aí reduziria bastante também. De facto que loucura. Tanto! Bia sorte!

  3. Olá Clara Bom Dia! Vou experimentar esta receita só tenho uma dúvida! Posso comprar as bígamas já cortadas pedido que sejam
    Fininha ou aconselha mesmo seja seguido este processo de congelar ligeiramente e depois cortar? Muito grata ! As suas receitas são sempre cá em casa aposta ganha!

    1. Paula, se as cortarem muito fininhas pode pedir, mas sem ser no Porto os restantes talhos do país não costumam ter esta carne semicongelada para cortar mesmo lascas finas… um pouco como o que se faz com o carpaccio. Mas pergunte 🙂

  4. Olá Clara
    Nunca comi bifadas assim, vou experimentar e fazer para a minha maltinha (família). Quando diz na receita que dá para 4 doses, depreendo que seja para 4 pessoas?
    Obrigada e tenha um excelente dia

  5. Excelente, a forma como responde, como oferece as “dicas”!
    Para quem está relaxa a lwer,parece que está comunicando em directo.!(ossos ofício), sim, MAS que não são para todos,(as).!ADOREI, LER OS COMMENTS, DÚVIDAS, PEDIDOS!
    A propósito, pq. não segui, após o pedido que fiz, creio, já saber onde encontrar, o “caril vermelho”!
    M.M?!!, EM LOJAS ESPECIALIZADAS DA ÁREA!Adoro, este tipo de gastronomia!
    Como, estou já matutando nas ditas bifanas, onde as melhores q comi, foi em V.Novas, bem como na H.Delgado, perto Lota, casa com mesmo nome,”Bifanas,V.Novas”,estas na C.Caparica.DELÍCIA mesmo, acredite,embora a terra seja de pescadores,nos restaurantes, reina a carne,acredita? BoM MESMO, MESMO,FOI UMA “ACHEGA”, COMUNAL,QUE NOS OFERECEU…(fritura, lume brando 45m) UP’S,…desconhecia, de todo,daí, a tenrura, menos apetecível.!
    Saúde, Paz e apetite, para tornarmos estes sabores manjares e podermos continuar a “lambernos, desses seus dons, simples, excelentes!C.S., cozinhar, já poucos,(as), não o fazem, devido, ao q sabemos,da vida e seus contratempos. Saber, saber, natural e de excelência, AINDA, É SÓ PARA ALGUNS,(AS), os diários, 60m, reportagens,and so on,…!!Saúde, q.b.nóis, Mundo,todos seus!

  6. Fiz a receita de bifanas ficaram tão boas, que à minha maneira já era.
    P. S. Fiz a dica do bacalhau no natal assim sim até o bacalhau mais humilde fica bom. Obrigada beijinhos.

    1. Faço sempre esta receita, mas como me armo em espertalhona vou experimentado alguns ingredientes extra e tentando. Mas a receita por si só é excelente. Obrigada

  7. Estimada Clara
    Falta aqui um ingrediente essencial, talvez até o mais importante: BANHA de PORCO!
    Acrescente este ingrediente e depois diga-me algo.

  8. Olá
    Vou experimentar a receita no fim de semana, mas tem de ser 4xmais, posso multiplicar tudo menos o azeite e o limão, certo?
    Obrigada pela partilha

  9. Cristina Bettencourt

    Olá Clara, já fiz três vezes e a minha filha mais velha também já as fez para uma festa de anos. Ficámos fãs! Sábado ao serão temos gente e não estou durante o dia em casa, já vão ficar prontas na sexta e depois é só chegar a casa e…aquecer e comer 🙂 ! Obrigada, um beijinho grande

  10. Boa noite!

    Replicámos a receita para 350 pessoas em contexto escutista e resultou muito bem!

    Foi um sucesso!

    Agradecemos do fundo do à tia Clara.

    O Clã 44 – Ricardo Coração de Leão, 113 – São Domingos de Rana, Cascais.

    1. Clara, cá por casa somos fãs de bifanas. Estas irei testar com muito carinho, porque as suas receitas resultam sempre!
      Já agora, já tentou o molho de francesinha? Ando à procura de um que seja mesmo bom. Assim, não teríamos de ir comer fora.
      Obrigada.

      1. Eu tenho um que uma amiga de Fafe me deu há uns anos, mas só fiz uma vez porque, apesar de adorar francesinhas evito-as porque ando sempre a fugir do pão Quem sabe um destes dias, quando vier o tempo frio, faça e passe a receita para o site? Dizem-me que este molho das bifanas quase parece o da francesinha.

  11. Viva!

    Fiz para duas pessoas nas quantidades que indica e ficou maravilhoso, ainda fui a tempo de tirar a metade do limão (li o comentário da Sra Lurdes) de dentro da panela de pressão (prefiro pois fica a carne desfiada) e ficou maravilhoso!
    Muitos parabéns pela receita, as melhores bifanas que comi até hoje! E concordo, sabe ainda melhor no dia seguinte.

    Fiz igualmente multiplicando por 5x as quantidades. Aconselho a não multiplicar igualmente o azeite, pois o molho fica ligeiramente mais gorduroso.

    Cumprimentos,
    Pedro Monteiro

  12. Boas!
    Fiz as bifanas e ficaram com um sabor amargo! Qual será o meu erro. Segui os ingredientes como manda a receita.

    Obrigada
    Cumprimentos
    Lurdes

    1. Não sei Lurdes, as minhas nunca ficaram. Pode ter colocado limão a mais? Usou um limão muito grande? Usou a carne já descongelada? Não entendo, as minhas nunca ficaram amargas. Ou então pode ser do louro, eu uso folhas pequenas.

      1. Olá Clara,
        Já fiz esta receita e ficaram muito boas. Será para repetir
        Fiz 1kg de carne e dobrei as doses, exceto do limão e do azeite. Contudo, numa próxima não irei dobrar, porque acredito não ser necessário, pois acabou por ficar muito molho.
        Beijinhos e obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.