Este é o bacalhau que faço no jantar da Consoada, porque os meus filhos nunca gostaram da apresentação tradicional do bacalhau em posta.
A minha filha tornou-se entretanto vegetariana e para ela encontro sempre outra solução como ervilhas com ovos escalfados com chouriço de seitan por exemplo… e para ele faço sempre um pequeno Pyrex à parte sem cebola, já que é intolerante a cebola. Não é a mesma coisa, mas ele adora.
Já partilhei esta receita com muitos amigos, que o fazem não só no Natal, como noutras ocasiões. É o caso do marido de uma grande amiga minha que nunca apreciou pratos de bacalhau e este é o único de que gosta. É o prato que a Elsa faz sempre no Natal. Em prato vencedor não se mexe.
A preparação é muito simples e pode tudo ser feito com antecedência, o que é uma vantagem no Natal, que é sempre uma época muito atarefada na cozinha.
Todos os elementos são tratados individualmente – o bacalhau que se coze e se lasca.
As batatas que se fritam só até ganharem uma cor muito ligeira.
A cebola que se frita só até ficar translúcida.
E a broa que se desfaz com as mãos.
Na hora de ir ao forno é só colocá-los por camadas, sempre com o bacalhau no fundo e a broa em cima.
Bem regado com azeite quente aromatizado com alho… hummmmm… é uma delícia!
E a acompanhar não podiam faltar os legumes salteados.
Experimentem esta versão.
Sei que vão adorar!
Nesta quadra há outras opções deliciosas como o Polvo no Forno, a Perna de Peru no Forno ou ainda o Rolo de Peru Recheado e muitos doces que podem ver nas RECEITAS DE NATAL.
Um Feliz Natal para todos!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
80 thoughts on “Bacalhau com Broa”
Clara, como sempre, já estou a ver as suas receitas para fazer no Natal. Muito obrigada e um feliz Natal para si e para a família.
obrigada Célia! Feliz Natal!
Adoro o bacalhau com broa que faço como a Clara mas com a diferença que os legumes salteados vão numa camada também!
Feliz Natal
O importante é fazer como gosta. 🙂 obrigada!
Agradeço muito de receber as suas receitas,tenho
feito muitas e tenho usado muitas das suas dicas que
ajudam muito.Uma feliz Páscoa para si e sua família.
Obrigada e Páscoa feliz para si!
Bom dia!
Adoro bacalhau, e como tal fiz esta receita e ficou maravilhosoooooo.Obrigada Clara de Sousa pela partilhas das suas receitas, beijinhos.
Fica uma delícia 🙂 Obrigada Ana!
Adorei o bacalhau com broa sigo sempre que posso as suas receitas e gosto obrigada Clara
Que bom que gostou Graça! Um beijinho e bom ano!
agradecidíssimo…
excelente resultado…
um bem haja
Obrigada Miguel!
Vou experimentar este bacalhau que me parece ser delicioso. Adoro as suas receitas e já tenho feito algumas . Parabéns Clara!
Um grande beijinho e votos de Páscoa Feliz.
Obrigada e Páscoa Feliz!
Faço este bacalhau igualzinho ao seu que fica uma maravilha mas em relação a broa para não deitar fora as codias trituro-as e junto ao miolo.
Sim Clara, eu também faço isso muitas vezes; noutras levo as côdeas ao forno para tostarem e sirvo com queijo ou patê 🙂
Clara, fiz este prato e gostei muito, fazia outra versão (a da minha mãe) mas esta é deliciosa 🙂
Gostava de fazer o prato de bacalhau espiritual, mas tenho dúvidas se utilizamos pão demolhado em leite (e que tipo de pão) ou puré, porque há as duas versões 🙂
Pode ajudar-me?
Beijinhos e obrigada!!!
Olá Isabel. O Bacalhau Espiritual não leva puré. O pão sim, pode usar do mais macio, de forma ou carcaça e amolecido com um pouco em leite.
Adorei o bacalhau com broa sigo sempre que posso as suas receitas e gosto obrigada Clara
Obrigada Maria José! Bom ano!
Experimentei hoje, ficou uma delícia! Cá em casa adoramos bacalhau com broa, mas costumava fazer outra versão. A sua versão fica mesmo espetacular! Adorámos! está aprovadíssimo! Acompanhei com couve portuguesa salteada.
Obrigada pelas suas partilhas!
Que bom que gostou!! Obrigada! 🙂
Olá Bom dia, eu já fiz esta versão de bacalhau com broa, mas também adaptei á minha maneira 🙂 ou seja, coloquei uma cama de grelos e fui pondo os restantes ingredientes como estão na sua receita. Muito bom!!! São ingredientes que conjugam sempre muito bem (para quem gosta de bacalhau) ;))
Grelos são uma óptima opção Paula! Obrigada! 🙂
Olá,Clara! Este Natal inspirei-me nesta sua receita! Fiz com batata doce que assei um pouquinho no forno, sequei-as e adicionei!Muito bom! Bom Ano e obrigada!
Fica fantástico com batata-doce. Fez muitíssimo bem. Muito obrigada Daniela e um bom ano!!
Olá Clara , este Natal vou fugir do tradicional bacalhau cozido, e vou fazer a sua receita, só que vou colocar tb as couves, não sei se as disponha logo como primeira camada ou ultima, qual a sua opinião sff.
Obrigada e Boas Festa
Olá Helena, como as couves são mais compactas e depois não deixam o azeite chegar a todas as camadas sugiro que seja a primeira camada, no fundo do tabuleiro. Boas festas! Obrigada!
Faço exactamente assim, mas na broa misturo salsa e alho picado. Às vezes, para variar, também junto azeitona picada e até já experimentei com farinheira como me serviram num restaurante no Minho. Tenho para mim que há mais do que mil e uma formas de fazer pratos de bacalhau. Obrigada pela partilha.
Há mesmo 🙂
Olá,Clara!
Fiz na consoada a receita do seu bacalhau com broa crocante.Aproveitei as dicas das pessoas que usaram coentros picados.Ficou uma delicia!
Continue assim.Admiro-a muito.
Feliz Ano Ano!
Obrigada. Adaptar faz parte e com coentros fica muito bem sem dúvida! Bom ano para si! 🙂
Boa noite. Gostaria, se possível, que partilhe a sua mandolina. Já comprei algumas e nunca cortam muito bem. Qual é a marca? Aproveito para lhe dizer que sou sua fã, quer a nível do jornalismo, como na culinária.
Olá Carla, a minha corta mesmo muito bem, é da Ibili este modelo: https://www.worten.pt/casa/cozinha/utensilios-para-cozinhar/cortar-e-descascar/mandolina-ibili-preto-MRKEAN-8411922082814?gclid=Cj0KCQiAk53-BRD0ARIsAJuNhpvM9tlluGZ-aQ6b3vr8XP0LbLBvm33v7hpfQ6Mk1kuEcx6clRi0JLkaAmj5EALw_wcB
Muito obrigada e feliz natal!
Vou fazer este Natal. Vai levar uma alteração, vou triturar a broa com coentros e chouriço! Obrigada por estas receitas maravilhosas que partilha connosco!
Sim Patrícia faça isso mas não abuse do chouriço. Só um pouquinho para lhe dar um gosto suave.
Bom Ano Novo Clara
A receita do bacalhau veio mesmo a calhar. Eu não aprecio o bacalhau cozido… mas esta receita é uma delícia. Adorei e vou repetir várias vezes ao ano beijinhos
Que bom Ana! Bom ano! 🙂
Olá Clara, como está? Adoro as suas receitas, gosto de cozinhar, pois aprendi com a minha mãe, que faleceu em Abril. Mas, faço cozinhados simples. As batatas são fritas levemente em rodelas certo? Continue assim… Nem sei como consegue fazer tudo. Parabéns é uma mulher poderosa.
Olá Jacinta. Lamento muito.:( Sobre a sua pergunta a resposta é sim e mal fritas. Veja as fotos vê-se bem. Sei que este natal vai ser mais duro mas desejo-lhe tudo de bom.
Olá Clara, faço muitas vezes este bacalhau (somos Bacalhaudependentes… ) mas à broa junto sempre alho e coentros, fica assim a modos uma broa esverdeada…
Como sempre as suas receitas fazem-me lembrar a forma de cozinhar da munha Madrinha !!!
Bem haja e um Bom Natal………..
Ah sem dúvida, óptima ideia. Eu como gosto de coentros adoro isso! Feliz Natal!
Experimentei ontem, foi um êxito cá em casa! Fiz só uma pequena alteração, piquei grosseiramente no robot a broa com meio dente de alho, uma pitada de sal e três pezinhos de coentros. Deu um bocadinho de aroma. Muito obrigada por partilhar esta delicia!
Parece-me óptimo Maria João!
Boa noite, gostava de saber se posso fazer no sábado para depois levar ao forno no domingo? Obrigada.
Olá Virginia, de um dia para o outro sim. Mas regue com o azeite só na hora. Retire do frigorífico uma hora antes ou mais para ele atingir a temperatura ambiente e aquecer bem por dentro.
E tem tantas ( e boas) receitas com carne… 😉
Olá Clara
vou experimentar com certeza, por causa do pormenor do bacalhau no fundo, já fiz esse género, com puré, batata… mas o bacalhau ia sempre misturado na cebolada 🙂
Beijinhos e Feliz Natal
Aqui o bacalhau deve ficar no fundo para receber o azeite, a batata a meio, porque se ficar em cima pode secar, e a cebola é a que aguenta o calor sem secar porque é a mais resistente, por isso vai em cima antes da broa. Experimente que é óptimo! Feliz Natal!
Já o fizemos, e ficou TOP! Vai ser o nosso prato de bacalhau da consoada. Só que vamos “mexer” um pouco na receita original, vamos colocar mais um ingrediente que também faz parte da tradição… ovos em rodelas 😉
Tem alguma dica para onde (nas camadas) se deve optar por colocar? Obrigado Clara
Olá Alfredo. Eu colocá-lo-ia entre o bacalhau e as batatas.
Sempre a ajudar com as suas deliciosas receitas, Clara.muito obrigada. Um Natal muito feliz . Beijinhos, obrigada.
Feliz Natal Evangelina!
Olá Clara boa tarde,costumo fazer bacalhau com broa mas em lombos….
Este ano vou experimentar o seu
Sei que vai ficar igualmente otimo.
Obrigada pela partilha da receita e
Boas festas
Faça que é diferente e mais prático para quem come
Olá Clara, o que me sugere para substituir a batata frita? Obrigada
Olá Sofia. Use batata cozida, cortada em rodelas.
São estes momentos de partilha, regados com comida de conforto, com quem mais gostamos, que nos fazem FELIZES!
Verdade! ❤️
Tenho os seus livros e acho as receitas óptimas mas também me tornei entretanto vegetariana e agora já não consumo nada de origem animal. Fiquei feliz por saber que a filha é vegetariana! Quando tomamos verdadeira consciência do sofrimento animal torna-se impossível continuar a vida como a sociedade nos inculcou. Quem sabe não se tocará também pela compaixão e o próximo livro já é vegan!
Olá Margarida, acho difícil, apesar de não comer muita carne, mas vou comendo alguma e peixe. Mas faço muitas refeições vegetarianas para mim.
Olá.
Posso fazer as camadas assim:
Bacalhau
Batatas
Couves
Cebolada
Broa
E depois rego.
Acha que fica bom?
Adoro as suas receitas. Bj
Vera eu optaria por começar pelas couves, depois bacalhau, batatas, cebola e broa. Porquê? Porque se coloca as couves a meio elas vão ser uma barreira ao azeite que não vai chegar ao bacalhau. Se as deixar em baixo tem mais garantias de que o azeite chega a todo o lado. Boas festas!!!
Fazia exatamente assim. No natal passado, deu/me para inventar e ficou igualmente maravilhoso. Retirei as batatas que troquei por umas couves portuguesas, ótimas, que me ofereceram. Cozi (não muito) as couves cortadas como caldo verde com mais ou menos 1cm de espessura. Cobri tudo com a broa que costumo triturar grosseiramente com 1 ou 2 dentes de alho.
Ficou delicioso.
Muito Boas Festas, Clara!
E com batata doce também fica óptima! É um prato fácil de adaptar.
Desconhecia o pormenor das batatas fritas!
Usava batata cozida, mas vou experimentar este ano a sua sugestão.
Obrigado e Feliz Natal
Desde que mal fritas e bem sequinhas no papel
Olá Clara. Este Natal vou experimentar a receita do seu bacalhau com broa, mas vou usar batata doce.
Tem um aspecto delicioso.
Beijinhos e obrigada.
Já fiz e fica óptimo.
Eu como sou sua fã desde o início já fiz muitas vezes essa receita e é a melhor receita de bacalhau com broa que já experimentei. Obrigada Clara.
Mesmo!Sem espinhas
Esta receita, depois de ser metida no pirex, poderá ser congelada e deitar o azeite só na altura de ir ao forno? Obrigada
Sim claro, bem tapada com película e deixando descongelar bem de um dia para o outro Teresa.
Vou fazer, parece-me bem. Obrigada.
Sim faça Lourdes. É muito boa!
Parece boa vou experimentar além de que está muito bem elencada a receita, como sempre. Prática.
É óptima Idalina!
vou fazer clara tem bom aspeto obrigada
Clara, permita-me que a felicite pelo seu recente aniversário. Que se repita por muitos e muitos anos com Família, saúde, alegria e felicidade!
Esta sua receita é a eleita do nosso Natal.
Muito obrigada Odete! 🙂