Estamos já muito perto do Natal neste ano tão estranho nas nossas vidas.

Aqui chegamos com receios ou inseguranças em relação ao presente e ao futuro, mas também com esperança, tentando celebrar esta data com o núcleo familiar e deixando os Natais com a família mais alargada para o próximo ano.

Neste 2020, foram muitas as famílias que perderam os seus entes mais queridos, muitas delas perderam-nos por causa deste maldito vírus, e uma época que seria de celebração fica ensombrada por estas perdas irreparáveis.

Neste ano terrível muitas outras famílias perderam rendimentos, perderam empregos, perderam os seus negócios.

Por tudo isto, o Natal deste ano será diferente, mas não deixa de ser Natal e merece ser celebrado.

Poderemos não ter tantos à mesa, poderá haver menos prendas ou mais modestas, poderemos ter de fazer refeições mais em conta, mas celebrar o Natal é celebrar a vida e o amor que nos liga.

É também celebrar a inocência da infância, a sua alegria natural, e criar memórias que as acompanharão para o resto da vida.

Este ano, decidi partilhar convosco uma receita muito simples que, se gostarem, pode ser servida na noite de Consoada.

Depois do Bacalhau com Natas (com Batata Frita Palha) trago mais uma receita de bacalhau, que podemos fazer durante todo o ano, seja com bacalhau ou com outro peixe branco, por exemplo, pescada ou maruca.

É toda feita por camadas – tal como o meu Bacalhau com Broa – o que significa que dá para adiantar trabalho com antecedência. Gosto disto, sobretudo nesta época tão atarefada.

O bacalhau, já vos disse como o devem cozer na dica Como cozer bacalhau. Depois de cozido, deve ser lascado. Vejam como fica brilhante e suculento!

Os outros ingredientes são a cebola e alho bem refogados, os ovos e as batatas cozidas…

que serão montados, camada a camada…

antes de serem regados com um molho béchamel muito leve feito com a água da cozedura do bacalhau.

Só depois de sair do forno se juntam as azeitonas pretas e a salsa picada, de preferência já no prato [algo que não fiz para a foto, por esquecimento 😆].

Fica maravilhoso!

Espero que gostem e que o façam, seja neste Natal ou numa qualquer refeição em que queiram variar um pouco da receita tradicional.

Deixo-vos um grande beijinho e os votos de Boas Festas, com saúde e em segurança!