Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.

PONTO PRÉVIO:

Perca é uma coisa. Perca-do-Nilo é outra coisa. Não são sequer da mesma família ou género.

A verdadeira perca (Perca fluviatilis) é um peixe rico a nível nutricional que infelizmente tem sido “contaminado” pela má fama da outra, do Nilo.

Feito o fact check, porque todos devemos estar bem informados e não tomar como certo tudo o que ouvimos, vamos lá ao que nos trouxe aqui…. este arrozinho tão bom!

Podem pôr-nos à frente os melhores pratos dos melhores restaurantes, mas a comida de conforto, a que nos transporta a tempos felizes, é sempre muito mais especial, alimenta-nos a alma.

Para mim, isso acontece com este arroz malandrinho de perca que me faz recordar um semelhante que era feito pela minha mãe.

Através da comida matamos saudades, recuperamos sabores e aromas do passado, de dias que já lá vão e que não poderíamos recuperar de outra forma senão pela memória, mesmo a gustativa.

Escolhi a perca, mas podem escolher outro peixe branco de textura firme. Não cortem muito nos temperos para ficar bem apurado e façam sempre um bom caldo com as peles e as espinhas. Faz toda a diferença.

Tradicionalmente, o arroz malandrinho faz-se com o nosso arroz Carolino, mas sempre que há um pouco mais de tempo de espera ele prega-nos partidas, a menos que se faça muito caldo, e eu, pessoalmente, prefiro-o menos caldoso, porque peixe a nadar é no mar, não no prato. Mas esse é o meu gosto pessoal.

Por isso, opto pelo Thai Jasmin, que absorve bem os sabores e não incha tanto.

Mas, como é óbvio, se quiserem manter a tradição, o Carolino também serve e, nesse caso, têm de pôr mais caldo.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 30 a 40 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6
Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.

Arroz Malandrinho
de Perca

DESTAQUE
Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.
tempo de preparação: 30 a 40 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6

Ingredientes:

  • 1 kg de postas de perca congelada
  • 50 ml de azeite
  • 2 cebolas médias
  • 3 dentes de alho
  • ½ pimento (amarelo, verde ou encarnado)
  • 2 tomates maduros grandes
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 100 ml de vinho branco
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
  • 350 g de arroz (usei thai jasmin)
  • água e caldo – 3 vezes o volume do arroz
  • coentros frescos picados a gosto

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Limpe o peixe, em cru, de peles e espinhas e corte-o em cubos de cerca de 2 a 3 cm. Coloque as peles e espinhas num tacho, cobertas com água, leve ao lume e deixe ferver durante, pelo menos, 10 minutos.
  2. Refogue as cebolas picadas no azeite até ficarem translúcidas. Depois junte o alho picado, o pimento e o tomate (com pele) picados, envolva e deixe refogar um minuto ou dois para amaciar um pouco.
  3. Junte a polpa de tomate e os cubos de peixe. Tempere com sal grosso, pimenta preta e noz moscada, junte o vinho e envolva delicadamente para não ferir o peixe.
  4. Assim que começar a fervilhar, cozinhe em lume brando durante 3 minutos. Entretanto, coe o caldo.
  5. Junte o arroz ao refogado de peixe, junte o caldo quente e a água restante a ferver – no total o líquido (caldo e água) é 3 vezes a medida do arroz. Envolva bem e cozinhe tapado durante 10 minutos. Finalize com coentros picados.
  6. Sirva imediatamente, polvilhando cada prato com mais coentros picados.

Notas:

  • O peixe tem de ser limpo de peles e espinhas em cru. Estas são fervidas para fazer caldo, que será depois adicionado ao arroz, juntamente com a água necessária para perfazer os 3 volumes de líquido… … ou seja, por cada medida de arroz, use 3 medidas de líquido. Se gostar do arroz mais caldoso, pode colocar mais uma.
  •  O tradicional arroz malandrinho costuma fazer-se com Carolino. Optei por usar o Thai Jasmin que empapa menos, absorvendo bem os sabores. Se usarem Carolino reforcem com um pouco mais de líquido.

Outras informações:

11 comentários para “Arroz Malandrinho <br>de Perca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *