Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.

Seja com a verdadeira perca, seja com perca-do-nilo que é bastante acessível, seja com outro peixe branco com uma textura firme – como pescada, corvina, maruca, tamboril ou outro de que gostem – este arrozinho fica sempre uma maravilha.

Podem pôr-nos à frente os melhores pratos dos melhores restaurantes, mas a comida de conforto, a que nos transporta a tempos felizes, é sempre muito mais especial, alimenta-nos a alma.

Para mim, isso acontece com este arroz malandrinho que me faz recordar um semelhante que era feito pela minha mãe.

Através da comida matamos saudades, recuperamos sabores e aromas do passado, de dias que já lá vão e que não poderíamos recuperar de outra forma senão pela memória, mesmo a gustativa.

Não cortem muito nos temperos para ficar bem apurado e façam sempre um bom caldo com as peles e as espinhas. Faz toda a diferença.

Tradicionalmente, o arroz malandrinho faz-se com o nosso arroz Carolino, mas sempre que há um pouco mais de tempo de espera ele prega-nos partidas, a menos que se faça muito caldo, e eu, pessoalmente, prefiro-o menos caldoso, porque peixe a nadar é no mar, não no prato. Mas esse é o meu gosto pessoal.

Por isso, opto pelo Thai Jasmin, que absorve bem os sabores e não incha tanto.

Mas, como é óbvio, se quiserem manter a tradição, o Carolino também serve e, nesse caso, têm de pôr mais caldo.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 30 a 40 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6
Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.

Arroz Malandrinho
de Perca

DESTAQUE
Postas de perca congelada são perfeitas para esta receita que me faz recuar no tempo aos sabores da cozinha da minha mãe.
tempo de preparação: 30 a 40 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6

Ingredientes:

  • 1 kg de postas de perca congelada
  • 50 ml de azeite
  • 2 cebolas médias
  • 3 dentes de alho
  • ½ pimento (amarelo, verde ou encarnado)
  • 2 tomates maduros grandes
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 100 ml de vinho branco
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
  • 350 g de arroz (usei thai jasmin)
  • água e caldo – 3 vezes o volume do arroz
  • coentros frescos picados a gosto

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Limpe o peixe, em cru, de peles e espinhas e corte-o em cubos de cerca de 2 a 3 cm. Coloque as peles e espinhas num tacho, cobertas com água, leve ao lume e deixe ferver durante, pelo menos, 10 minutos.
  2. Refogue as cebolas picadas no azeite até ficarem translúcidas. Depois junte o alho picado, o pimento e o tomate (com pele) picados, envolva e deixe refogar um minuto ou dois para amaciar um pouco.
  3. Junte a polpa de tomate e os cubos de peixe. Tempere com sal grosso, pimenta preta e noz moscada, junte o vinho e envolva delicadamente para não ferir o peixe.
  4. Assim que começar a fervilhar, cozinhe em lume brando durante 3 minutos. Entretanto, coe o caldo.
  5. Junte o arroz ao refogado de peixe, junte o caldo quente e a água restante a ferver – no total o líquido (caldo e água) é 3 vezes a medida do arroz. Envolva bem e cozinhe tapado durante 10 minutos. Finalize com coentros picados.
  6. Sirva imediatamente, polvilhando cada prato com mais coentros picados.

Notas:

  • O peixe tem de ser limpo de peles e espinhas em cru. Estas são fervidas para fazer caldo, que será depois adicionado ao arroz, juntamente com a água necessária para perfazer os 3 volumes de líquido… … ou seja, por cada medida de arroz, use 3 medidas de líquido. Se gostar do arroz mais caldoso, pode colocar mais uma.
  •  O tradicional arroz malandrinho costuma fazer-se com Carolino. Optei por usar o Thai Jasmin que empapa menos, absorvendo bem os sabores. Se usarem Carolino reforcem com um pouco mais de líquido.

Outras informações:

28 comentários para “Arroz Malandrinho <br>de Perca”

  1. Bom dia Clara
    Posso fazer a receita e antes de juntar o arroz, congelar,de modo a que a qq altura possa completar e apresentar uma boa refeicao?
    Obrigada

  2. A clara tem receita de arroz de bivaldes?adoro arroz e gostaria de aprender a faze lo.tanto mais por influência do hell’s kitchen que serve arroz de bivaldes.obrigada e grande beijinho.

  3. Maria Manuela Rosário Rego

    Olá Clara
    Gosto muito de arroz de peixe malandrinho.
    Vou experimentar a sua receita porque a minha é um pouco diferente. Não leva pimentos nem vinho.
    Eu uso sempre arroz Basmati que fica muito bom com as doses que apresentou.

    1. Olá Manuela, pode usar outro peixe que quiser, desde que branco, como pescada ou tamboril, por exemplo. O arroz basmati não é o mais indicado para o malandrinho porque não tem goma, mas se tem feito assim e se gosta isso é que é o mais importante. Um beijinho e obrigada!

  4. Não sabia da diferença que existe sobre este peixe! Mas hoje vai ser o jantar cá em casa, sem dúvida. Obrigada Clara, mais uma vez, pelas
    ” super dicas”, por vezes o que custa mais é pensar no que cozinhar!!!!

    1. É importante saber porque são muito diferentes no preço mas também na qualidade. A do Nilo já tomou conta de tudo… de tal maneira que, quando se fala de perca, é nisso que as pessoas pensam logo. E mal 😉

      1. Olá clara, adorava fazer este prato ando há semanas à procura de perca e ainda me dizem que só há perca do nilo não existe outra . É isto. Muito obrigada pelas partilhas generosas, um beijinho

        1. Pois Cláudia, por cá é difícil, mas se não quer usar a perca do Nilo use tamboril, ou corvina, ou maruca, fica óptimo na mesma com esses peixes de carne mais rijinha.

      1. Sabina conchinha

        Vou experimentar. Fiz o bolo de azeite e limão uma delícia. Todos os domingos tenho que fazer a pedido do filho. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.