Não adoram um bom arroz de grelos acabadinho de fazer?
O sabor dos grelos de nabo, os meus preferidos, é inconfundível, um pouco amargo o que contrasta muito bem com a leve doçura do arroz.
É tão bom!
Para esta receita nunca uso grelos crus. Porquê? Porque em cru sobressai mais o sabor amargo.
Então o que faço?
Encho uma panela com água e um pouco de sal e quando começa a ferver junto os grelos e dou-lhes uma fervura, coisa rápida de meio minuto se tanto. E sem tapar o tacho. Com esta fervura, elimina-se grande parte do amargo e os grelos ficam mais macios. Depois escorro-os e distribuo por recipientes para congelar. Desta forma ficam sempre prontos a usar.
Para fazer o arroz, como os grelos já foram “entalados” – adoro estas nossas expressões – irão cozinhar perfeitamente no mesmo tempo do arroz.
Faço um bom refogado com cebola e alho e deixo o arroz fritar até ficar translúcido, o que deixa o arroz mais soltinho no final. Por cada copo de arroz uso três de água. Vejam o video onde mostro como faço esta delícia.
Este Arroz de Grelos é um acompanhamento perfeito para pratos de peixe frito ou de forno.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
40 comentários para “Arroz de Grelos”
Adoro arroz, mas o de grelos é o meu preferido depois do de tamboril e do de bacalhau.
Excelente a dica de dar uma ” escaldadela” e conservar. Obrigada por partilhar. Vou experimentar pois ponho os grelos diretamente no arroz e pelo seu método é logico que terá um sabor mais suave. Amanha vai ser o dia de experimentar a sua tarte de maça. Cuide-se, sempre em segurança.
Obrigada Moisés. 🙂
Olá! Gostei muito da sua receita. Estamos sempre a aprender. Eu faço com grelos de couve. Deito azeite, alho, cebola e junto os grelos em cru. Deixo-os estufar no mínimo até estarem macios, frito o arroz naquela base e depois é só juntar água. Coze e comemos “malandrinho”. Bjs
Também pode ser Cecília. Eu por regra tenho-os já bem entalados congelados. 😉
A minha receita de arroz de grelos, de nabo, é como a sua. É uma receita que se fazia em casa da minha avó e da minha mãe. Boa receita, como são as suas que vou acompanhando com interesse e aprendendo ,também. Obrigada.
Simples é bom, deixa brilhar o sabor dos ingredientes 😉 Obrigada Elisa!
Adoro arroz de grelos mas por norma faço caldoso. Vou experimentar a sua receita. Bom domingo
Mas faça caldoso Fernanda. Eu é que gosto mais assim, mas cada um adapta mais ou menos caldoso a gosto 😉
Eu faço assim o arroz de grelos, mas quando meto os grelos também gosto de pôr um tomate natural sem pele e sem grainhas aos bocados. Fica muito bom. Ao comer encontra-se o tomate.
Moro no Brasil, o que sáo Grelos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grelo
Bom dia Clara
Eu costumo fazer o refogado cebola, alho, uma folha de louro e coloco os grelos e deixo “murchar” os grelos… depois junto água o arroz e já está . Mas é prático ter já os grelos “entalados”.
(A minha mãe dava-me vários legumes já”entalados” para guardar na arca feijão verde, grelos, tomate já picado em saquinhos…saudades
Beijinhos
Ana Santos
Pode ser também assim Ana. Eu prefiro escaldá-los (“entalá-los” :D) para lhes retirar aquele sabor mais amargo.
Muitobom, faço como acompanhamento de alheira grelhada.
Adoro arroz de grelos. Adorei a dica de congelar. Obrigada Clara beijinhos.
Sim, ainda ontem fiz uns que tinha congelados e salteei-os com azeite e alho. Uma delicia Evangelina!
ola Clara….adoro as tuas receitas. este arroz deve estar muito bom. gostava de a conhecer pessoalmente. vou ai com alguma frequência. Sera que um dia podemos ir tomar um café?? beijinhos
Olá Conceição, depende dos dias e das horas. Por regra ando sempre ocupada, mas é umas questão de ver se encaixa nos meus horários.
Obrigada Clara. Mais uma fantástica receita e eu que adoro arroz de grelos. Não faço há imenso tempo, mas agora com a sua receita, vou fazer amanhã. Já tenho grelos de couve “entalados” e então vou fazer o belo do arrozinho de grelos. Beijinhos grandes.
Grelos de couve, grelos de nabo, qualquer um dá!
Olá Clara fiz o seu arroz de grelos maravilha obrigada .Feliz Páscoa beijinhos
Obrigada Isaura!
Olá Clara boa tarde, tb costumo fazer arroz de nabiças, cá em casa gostam bem. De uma maneira geral é com peixe fruto à posta (pescada, peixe galo). Agora eu pessoalmente tb gosto mais dele seco só que eu faço o arroz seco e coloco o dobro da quantidade do arroz, de água. A Clara põe o triplo, fica seco ou mais pro caldoso?
Olá Maria José. Este fica naquele ponto em que tem um pouquinho de caldo mas que é absorvido se se deixar descansar um pouco. Este arroz é o thai/jasmin e por isso fica sempre mais soltinho.
Deve ser bom !! Fácill e rápido de fazer só falta os grelos não sei se vou encrontrar por aqui nesta altura
Obrigada! Eu adoro arroz de grelos , mais uma receita sua , que é bem portuguesa , e tão fácil de fazer, .
Beijinho para si clara de sousa
Obrigada Paula!
Bom dia dna Clara.Gosto muito de si.Como profissional da tv e como chef e como ser humano.
Felicidades e muita saúde. ❤
Muito obrigada Maria! Para si também!
Adorei. Obrigada pela dica de congelar os grelos já entalados. Muito prático
Boa tarde Clara, obrigada pelas suas receitas deliciosas e dicas fantásticas! Adoro tudo que publica, obrigada e beijinho.
Obrigada Laura!
Adoro todo arroz com legumes, mas este está espectacular, não sabia esta de ferver um pouco os grelos e congelar.Obrigada pela dica. Irei fazer, quando minhas irmãs tiverem no campo ,e são bio, bem mais gostosos.Beijinhos Clara…<3
Estes também são 😉 da horta do meu pai.
Olá adoro arroz de grelos ,e o seu fica com ótimo aspeto
Obrigada. Eu também adoro!
Bom dia Clara, quando “entala” os grelos para congelar, passa por água fria quando os tira da fervura? Obrigada e um beijinho
Bom dia Natália. Por regra não, como só estão entalados mesmo que cozinhem mais um pouco no calor residual não faz mal. Eu faço assim e congelo e depois uso.
Olá Clara boa noite
Adoro as suas receitas
Obrigada Lurdes!