Comecemos pelo único senão desta receita. O preço de boas amêijoas. Pois, até dói.
Umas boas amêijoas, de casca escura, custam mais de 20 e até 30 euros o quilo e por isso procuramos por alternativas que não comprometam muito o resultado final, sendo mais em conta para as nossas carteiras.
Pessoalmente não gosto de amêijoa congelada, nomeadamente da vietnamita, mas se compram e gostam façam com essa. Aí já não precisam de as demolhar. Apenas têm de as deixar descongelar, devagarinho.
Para esta receita optei por uma amêijoa branca, mas fresca e viva, bem mais barata. O miolo não é tão sedoso como o da mais cara, mas o resultado é sempre bom.
O sabor típico destas amêijoas consegue-se graças ao alho, sumo de limão e coentros. Eu coloco sempre bastante porque não há nada pior do que umas amêijoas sensaboronas.
Na base tradicional, as amêijoas à Bulhão Pato só levam azeite, alho, sal, limão e coentros. No entanto, muitos defendem o uso de um pouco de vinho branco. Eu, como gosto muito de molhar o pão naquele molho fantástico, uso sempre um pouco de vinho. Se não quiserem, não ponham.
Este é um dos pitéus mais apreciados nos dias de calor, nas marisqueiras e restaurantes à beira-mar. Um delicioso prato de amêijoas com uma cerveja ou um branco gelado é sinónimo de perfeição. É difícil imaginar algo muito melhor do que isto.
Tal como as amêijoas, os mexilhões também são muito apreciados. Podem preparar esta receita com mexilhões, da mesma forma. Em alternativa, experimentem estes deliciosos Mexilhões Thai & Gin com fritas de batata doce, que é uma das minhas receitas de eleição.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
7 thoughts on “Amêijoas à Bulhão Pato”
Já, há algum tempo, comprei congelada vietnamita, para fazer carne à alentejana, foi uma decepção enorme, tinham mau sabor e o miolo sem graça. Jurei para nunca mais, para além de ficar envergonhada com o meu neto que tem 14 anos e adora amêijoas.
Vou seguir o concelho da Clara, ir para o intermédio, mas fresco.
Verdade, eu há muito que deixei de comprar da vietnamita e da boa é mesmo muito cara. Eu acho que mesmo não sendo tão espectacular já não é uma total desilusão 😉
Adoro as receitas de jornalidta Clara de Sousa.E a minha favorita dos telejornais.
Adoro ameijoas à Bulhão Pato, mas estão caras. Costumo comprar no Continente, custa em volta de 10.99, ameijoa boa., um kilo.Hoje não tinham as que costumo comprar, tinham apenas ameijoa macha, a 8.99, 500 grs. Achei caro, além de que não sei se esta espécie de ameijoa é adequada e saborosa.
Ficaria grata se a Clara ou alguém me esclarecesse.
Obrigada.
Cordialmente
Nunca é tão boa como a nossa amêijoa mais gorda, essa sim ideal para esta receita. É conhecida como AMÊIJOA-BOA. Mas muitas vezes só para ter um gostinho, em tempos de crise, recorre-se à mais barata, mas claro nunca é a mesma coisa Ofélia. A boa amêijoa é mesmo muito cara.
Boa tarde, ” daquidosaçores ”
Adoro amêijoas à Bulhão Pato, a primeira vez que fiz foi na Fajã de Santo Cristo, ilha de S.Jorge. As amêijoas da lagoa são fantásticas e a receita foi-me dada por uma senhora que vivia e vive ali ainda, a Sra Fátima.
Para curiosidade, a época do defeso é respeitada e vigiada pelo Sr.Luis, que vive na Fajã e é o guardião da lagoa.
Maria Jorge
E que belas amêijoas e lapas. É tudo tão fresco que não precisa de muito!