Desde criança que sempre adorei as almôndegas tradicionais feitas pela minha mãe e tenho replicado essa receita dezenas de vezes ao longo da vida.
Mas recentemente a minha filha visitou Marrocos e trouxe-me um lote de especiarias fantásticas a que quis rapidamente dar uso.
Imaginei que o calor da harissa e dos cominhos iria elevar a carne de peru picada que tinha no frigorífico e decidi aventurar-me às cegas neste prato que é muito simples. Basta ter as especiarias.
Ainda pensei triturar o molho de tomate, mas optei por não o fazer, não só porque iria dar-me mais trabalho e lá tinha de estar a sujar o copo do liquidificador, mas também porque decidi que seria bom sentir os pequenos pedaços de tomate. De qualquer forma, se preferem um molho mais macio, basta triturarem o tomate em cru, antes de o colocarem no tacho, ou na frigideira, que foi o que usei.
É uma frigideira pesada de ferro fundido, muito competente para realçar a beleza destes cozinhados… e de um negro profundo, tal como o Nero que está sempre atento a todas as movimentações na cozinha.
Voltando à especiaria, que é um bilhete de identidade da culinária do Magrebe, usei pasta de harissa para acabar com a que ainda tinha num frasco e usei também em pó, da que a minha filha me trouxe de Marrocos. Podem usar apenas a pasta que se vende nos supermercados. É mais fácil do que estarem a tentar encontrar uma boa harissa em pó.
Com as quantidades indicadas, fiquei com um molho ligeiramente picante, por isso se gostam de comida mais picante é uma questão de adaptarem ao vosso gosto.
6 comentários para “Almôndegas Marroquinas <br> (com Harissa)”
Adoro as suas receitas, comida de conforto. Parabéns adorei o blog. Vi-a no programa da “Cristina”, falar do empadao de carne que a sua mãe fazia, tentei ver se tinha aqui a receita mas não têm, fiquei curiosa por a carne ser feita como é para os croquetes de carne.. Adoro Empadao. Já fiz o seu arroz doce e ficou divinal. Um beijinho.
Sim Irina, ainda não passei para aqui a receita dos croquetes mas ela está no separador RECEITAS no meu FB. Depois é só fazer um bom puré de batata, mesmo de batata, à moda antiga, e colocar no meio uma quantidade generosa do creme dos croquetes, pincelar com gema de ovo e levar ao forno. É maravilhoso!
Adoro as suas receitas, comida de conforto. Parabéns adorei o blog. Um beijinho.
Obrigada 🙂
Olá Clara
Ainda não é desta que faço as almôndegas (picadora no hipermercado estava avariada!) mas vou fazer uma adaptação…vou cortar bifinhos de peru em tiras e depois vou colocar no molho que irei fazer igual como se fosse receber as almôndegas…vai ficar óptimo certamente… agora mãos á obra
Beijinhos
Bom domingo
Ana Santos
Isso, faça sim Ana, porque o molho vai bem na mesma. Obrigada!