Todo o calor da harissa e dos cominhos nestas almôndegas de peru cozinhadas num aromático molho de tomate.

Desde criança que sempre adorei as almôndegas tradicionais feitas pela minha mãe e tenho replicado essa receita dezenas de vezes ao longo da vida.

Mas recentemente a minha filha visitou Marrocos e trouxe-me um lote de especiarias fantásticas a que quis rapidamente dar uso.

Imaginei que o calor da harissa e dos cominhos iria elevar a carne de peru picada que tinha no frigorífico e decidi aventurar-me às cegas neste prato que é muito simples. Basta ter as especiarias.

Ainda pensei triturar o molho de tomate, mas optei por não o fazer, não só porque iria dar-me mais trabalho e lá tinha de estar a sujar o copo do liquidificador, mas também porque decidi que seria bom sentir os pequenos pedaços de tomate. De qualquer forma, se preferem um molho mais macio, basta triturarem o tomate em cru, antes de o colocarem no tacho, ou na frigideira, que foi o que usei.

É uma frigideira pesada de ferro fundido, muito competente para realçar a beleza destes cozinhados… e de um negro profundo, tal como o Nero que está sempre atento a todas as movimentações na cozinha.

Voltando à especiaria, que é um bilhete de identidade da culinária do Magrebe, usei pasta de harissa para acabar com a que ainda tinha num frasco e usei também em pó, da que a minha filha me trouxe de Marrocos. Podem usar apenas a pasta que se vende nos supermercados. É mais fácil do que estarem a tentar encontrar uma boa harissa em pó.

Com as quantidades indicadas, fiquei com um molho ligeiramente picante, por isso se gostam de comida mais picante é uma questão de adaptarem ao vosso gosto.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 35 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 20 (pequenas)
Todo o calor da harissa e dos cominhos nestas almôndegas de peru cozinhadas num aromático molho de tomate.

Almôndegas Marroquinas
(com Harissa)

almôndegas marroquinas DESTAQUE2
Todo o calor da harissa e dos cominhos nestas almôndegas de peru cozinhadas num aromático molho de tomate.
tempo de preparação: 35 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 20 (pequenas)

Ingredientes:

MOLHO
  • Um fio de óleo de noz (ou azeite ou outro óleo)
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate
  • 1 colher de chá mal cheia de harissa em pó (ou 1,5 em pasta)
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 lata grande (800 g) de tomate triturado (ou duas latas pequenas)
  • 125 ml de água
  • Sal q.b.
ALMÔNDEGAS
  • 500 g de carne de peru picada
  • Sal q.b.
  • ¼ colher de chá de cominhos em pó
  • ½ colher de chá de harissa em pó (ou 1 de pasta)
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
 
  • Óleo de noz (ou outro) para fritar almôndegas
  • Salsa picada e amêndoa laminada tostada para finalizar

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Aqueça um pouco de óleo ou azeite num tacho ou frigideira grande e junte o alho picado. Frite por breves segundos sem deixar queimar.
  2. Junte a pasta de tomate, a harissa e os cominhos e deixe que libertem aroma, mexendo.
  3. Junte o tomate triturado, a água e o sal, envolva e tape. Cozinhe por cerca de 20 minutos em lume brando.
  4. Enquanto isso faça as almôndegas: misture a carne, sal, cominhos, harissa, gema de ovo e salsa picada. 
  5. Molhe as mãos com água e molde as almôndegas. Se a mistura se começar a pegar às mãos, passe de novo as mãos por água.
  6. Coloque óleo numa frigideira anti-aderente, o suficiente para cobrir o fundo, e frite rapidamente as almôndegas de ambos os lados, até ganharem cor.
  7. Transfira as almôndegas para o molho de tomate, envolvendo-as bem, tape e cozinhe durante 10 minutos em lume brando.
  8. Para servir, polvilhe com salsa picada e amêndoas laminadas tostadas.
  9. Acompanhe com cuscuz, massa ou puré.

Notas:

  • Se preferir um molho mais macio triture os tomates em cru num liquidificador antes de os juntar ao tacho.
  • Se a tolerância ao picante é alta, e se gosta de comida bem picante, pode colocar mais harissa.
  • Toste a amêndoa laminada numa pequena frigideira, até ganhar um pouco de cor, agitando sempre para não queimar.

Outras informações:

12 comentários para “Almôndegas Marroquinas <br> (com Harissa)”

  1. Gosto muito deste seu cantinho. Faço almondegas de vez em quando, e quando as enrolo, passo as mãos por vinagre de maçã em vez de água. Aprendi com o meu pai, segundo ele, é mais seguro.

    1. Olá Maria, antes de mais muito obrigada 🙂 o importante é ter as mãos humedecidas. Porque como são para cozinhar, a segurança está garantida. Se fosse em cru, aí sim, o vinagre era um factor de desinfecção natural 😉

    1. Zilda tem fresquinhos de pasta de harissa nos grandes supermercados. Se vive em Lisboa, encontra todas as especiarias de que precisa no Martim Moniz.

    2. Maria Alice de Azevedo Colónia Colónia

      Olá Clara. Há bem pouco tempo interessei-me pelas suas receitas e tenho a dizer que sou fã, pois adoro a autenticidade, a garantia de k realmente ficam excepcionalmente boas. As melhores bifanas k o meu filho comeu foram as da sua receita. Até disse, k pareciam mesmo das barraquinhas das bifanas mas melhores. Para quando nos brinda com um molho de Francesinha?? Tenho experimentado alguns, mas, ainda não me identifiquei com nenhum em termos de sabor. Adoro o seu coelho com feijão verde e chouriço. Ainda esta semana vou fazer a receita de almôndegas. As 2 versões pois tenho sorte de o meu filho TB gostar de comida picante. Obrigada… Bjs e continue!!!!

      1. Olá Alice, aqui em casa não é habito comermos francesinhas e por isso nunca fiz, nem nunca testei nenhuma receita. Nessas coisas temos mesmo de conhecer bem os sabores, o que não é o meu caso, o melhor é nem me aventurar 😉 Sim esse coelho é mesmo extraordinário, aqui por casa adoram, estão sempre a pedir-me para fazer 🙂 Beijinhos e obrigada!

  2. Adoro as suas receitas, comida de conforto. Parabéns adorei o blog. Vi-a no programa da “Cristina”, falar do empadao de carne que a sua mãe fazia, tentei ver se tinha aqui a receita mas não têm, fiquei curiosa por a carne ser feita como é para os croquetes de carne.. Adoro Empadao. Já fiz o seu arroz doce e ficou divinal. Um beijinho.

    1. Sim Irina, ainda não passei para aqui a receita dos croquetes mas ela está no separador RECEITAS no meu FB. Depois é só fazer um bom puré de batata, mesmo de batata, à moda antiga, e colocar no meio uma quantidade generosa do creme dos croquetes, pincelar com gema de ovo e levar ao forno. É maravilhoso!

  3. Olá Clara
    Ainda não é desta que faço as almôndegas (picadora no hipermercado estava avariada!) mas vou fazer uma adaptação…vou cortar bifinhos de peru em tiras e depois vou colocar no molho que irei fazer igual como se fosse receber as almôndegas…vai ficar óptimo certamente… agora mãos á obra
    Beijinhos
    Bom domingo
    Ana Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.