E cá estou de regresso com mais um caril!
Já sabem que não me canso destes pratos, fico inebriada com o cheiro e o sabor das especiarias… e acho a comida indiana irresistível.
Desta vez decidi inventar, partindo da receita bem portuguesa das Almôndegas de Carne em Molho de Tomate.
Como me tinham sobrado algumas almôndegas, congelei-as e só agora as usei.
Encontram aqui a receita se as quiserem fazer. Em alternativa também já se encontram almôndegas cruas embaladas nos supermercados.
Pessoalmente prefiro fazê-las, mas na falta de tempo as prontas são uma opção. Fica ao vosso critério.
O que é que muda entre umas e outras?
- Ambas usam cebola, alho e tomate, mas só estas usam caril, gengibre e Garam Masala, essa especiaria que tanto adoro e que tantas vezes uso no Frango Tikka Masala e nas Chamuças de Carne no Forno.
- Ambas precisam de um bom refogado, mas nesta receita, ao contrário da outra, faço questão de triturar muito bem o molho.
- As portuguesas usam vinho, estas usam leite de coco, que pode ser substituido por iogurte natural ou natas.
- As nossas tradicionais são envolvidas em farinha e colocadas directamente no molho. Já estas douram ligeiramente na frigideira antes de serem regadas com o molho para cozinharem por mais uns minutos. Desta forma dispensamos o uso de farinha o que torna estas almôndegas mais indicadas para diabéticos.
Conclusão: São ambas muito fáceis e muito boas.
Posso congelar as almôndegas?
Sim sim e sim. Mas a sugestão que vos deixo é que, sempre que fizerem almôndegas façam em maior quantidade para congelar em cru.
Depois de decidirem que receita querem fazer, só têm de as deixar descongelar e usar ou com molho de tomate ou com molho de caril, ou outro, para irem variando.
Nunca, por nunca, cozinhem as almôndegas congeladas. Ficam um desastre!
Este molho de caril também vai lindamente com as Almôndegas de Brócolos ou Romanesco, uma versão vegetariana.
Se gostarem mais de um molho magrebino, apostem nas Almôndegas Marroquinas (com Harissa) que não andam muito longe destas na confecção – a grande diferença, além da Harissa, é que são almôndegas de peru, mas podemos perfeitamente fazer a receita com outras carnes.
Finalmente, não menos importante: os pratos indianos, com este molhinho bom em grande quantidade ficam perfeitos com arroz – cozido apenas em água com sal, sem refogados. Fazem-no a correr enquanto as almôndegas acabam de cozer.
Se preferirem um arroz branco soltinho à moda antiga vejam AQUI como fazer. Nunca falha!
Espero que gostem e que deixem as vossas opiniões na caixa de comentários!
16 comentários para “Almôndegas <br> em Molho de Caril”
Olá Clara, desde que descobri este sitio maravilloso venho aqui várias vezes tirar ideias e experimentar as suas óptimas receitas e dicas, hoje foi o dia do Caril, como tinha pernas pequenas de frango em casa atrevi-me a fazê-las em vez das almôndegas… ficou uma delicia. Obrigada por nos ajudar a tornar a nossa cozinha mais saborosa e apetecível.
Olá Maria, sim, essa base serve para qualquer caril do género que queira fazer 🙂 obrigada!
Olá. Nunca comentei mas todas as suas receitas são um sucesso. Venho cá muitas vezes tirar ideias de almoços.
Nesta receita, tenho uma pergunta posso congelar este prato pronto? Depois deixar descongelar como menciona?
É que ando à procura de refeições que possa congelar já prontas.
Obrigada. Saúde e amor
Sim Sofia, estes pratos com molho congelam lindamente.
Olá boa noite. tudo bem consigo? pelo menos o aspeto é sempre ótimo. A Clara está sempre bem. É uma ótima jornalista, talentosa na cozinha e em bricolage. Uma mulher completa.
Experimentei o pernil e ficou uma delícia . Já experimentei diversas receitas suas e adorei. Mais uma vez os meus parabéns . Fique bem, cuide-se . Bjis.
Fico feliz com isso Graça. Muito obrigada!
Tenho uma dúvida em relação as almôndegas,as bolas de carne são feitas sem nenhum condimento?
Não Maria João, eu costumo fazer tal como está na receita das almôndegas em molho de tomate. Tem o link para a receita, é só carregar. Obrigada!
Boa noite Clara, podemos substituir o caril por corcuma?
Obrigado.
Pode sim, se bem que o caril tem aromas que só a curcuma não tem, mas poder pode claro 🙂
Olá Clara, obrigada por mais uma ótima receita. Acompanho as suas publicações diárias e são todas muito apelativas. Já experimentei várias e tem sido um sucesso cá em casa junto da família. Gosto particularmente das dicas que nos dá e das rubricas do sabia que …. onde também já aprendi alguns truques
Muito obrigada e beijinho grande
Muito obrigada Isabel. Ando sempre à procura de novos, não fácil encontrá-los, mas vou tentando 🙂
Obrigada pela partilha. Pena ser de carne. Mas vou subestituir . O molho deve ser delicioso. Beijinhos.
Olá Evangelina. Tal como refiro no artigo pode fazer com as vegetarianas.
Olá Clara, sou de Viana do Castelo a minha admiração por si já é muito antiga ( admiro o seu carácter e profissionalismo e o seu autocontrole por mais que o seu olhar deite faíscas nas grandes entrevistas também adoro as suas maquilhagens e os seus blazers )… além disso tenho um marido que baba por si a cada telejornal … Então cada vez que experimento uma receita sua é um sucesso total . Parabéns pela mulher que é, por trás do ecrã é um orgulho ter portuguesas como a Clara em que a fama não abafa a humildade… Espero um dia ter o prazer de a conhecer e quem sabe ter a honra de a maquilhar e se não for muito provar os seus petiscos . Como boa minhota que sou,…sou uma desbocadaBeijinho grande e continue assim lindona.
Muito obrigada Ângela pelo carinho e pela confiança. 🙂 Fico muito feliz com esse sucesso das receitas também 😉 Não é nada desbocada, eu também sou de dizer o que sinto, acho que é assim que deve ser. Sobretudo quando temos coisas boas para dizer 😉 Muito obrigada e cumprimentos a todos aí em casa!