Há já algum tempo que não fazia estas almôndegas.
Foi com esta receita que cresci. Umas almôndegas bem cozinhadas e bem apuradas, envolvidas num delicioso molho de tomate cheio de pedacinhos mínimos para lhe dar mais corpo. Em minha casa eram sempre servidas sobre uma boa cama de puré de batata.
Ainda hoje, esta é uma solução barata que agrada à maioria.
O que faz, na minha opinião, uma boa almôndega?
A carne não precisa de ser de primeira, basta uma carne picada para hambúrgueres. Eu, para esta receita, uso sempre uma mistura de vaca e de porco. Ficam mais saborosas.
Depois a textura. Não suporto almôndegas secas e é por isso que a minha mãe sempre me ensinou que, tanto nas almôndegas como nos rolos de carne, além do ovo, devemos também misturar uma carcaça demolhada em leite quente. Na verdade, como não compro carcaças, uso pão fatiado que tenho sempre congelado para qualquer eventualidade.
E depois não é preciso inventar muito no tempero. Nada de meter cebola ou alho na carne, esses são para o refogado. Aqui basta um tempero simples de sal, pimenta e um nadinha de noz-moscada.
Depois de tudo envolvido só temos de moldar as almôndegas, assim nem muito grandes nem muito pequenas – um pouco maiores do que uma bola de pingue-pongue – sem compactar a carne. Enrolamos até a almôndega ganhar forma e estar segura. Desta forma ficam mais leves.
Quanto ao resto, ingredientes básicos que temos nas nossas cozinhas – tomate, cebola, alho, polpa de tomate, vinho e farinha.
Aconselho o uso de tomate fresco – vejam a dica “Como Pelar Tomates” – mas, na falta, se quiserem usem uma lata de tomate triturado, em pedaços ou inteiro, desde que o piquem depois.
Estas almôndegas não se fritam. Só precisam de ser bem passadas por farinha e colocadas no molho – a farinha além de as prender, vai ajudar a engrossar o molho.
Outra coisa importante é usar um tacho largo para as almôndegas cobrirem a base sem estarem encavalitadas umas em cima das outras. Desta forma, só temos de agitar o tacho e assim não corremos o risco de feri-las com a colher de pau.
Há quem goste do molho assim com os pedacinhos do refogado, há quem prefira um molho mais liso. Temos sempre a opção de triturar tudo antes de introduzir as almôndegas.
Finalmente, não menos importante do que tudo o resto, não devemos cozinhar a carne em demasia. Estas almôndegas ficam cozinhadas em apenas 20 minutos. Assim garantimos que ficam mesmo no ponto certo.
Estas almôndegas tão macias são perfeitas para crianças que não gostem muito de mastigar e para adultos com dificuldades a esse nível, nomeadamente idosos que, devido ao uso de próteses dentárias, precisem de comidas que consigam mastigar com maior facilidade.
Aliás, decidi fazer esta receita por causa de uma seguidora do facebook que me pedia umas boas almôndegas para fazer para a neta e eis que foi uma excelente oportunidade para fazer um dos pratos que comia com frequência durante a minha infância e juventude.
Um quilo de carne dá para muitas almôndegas. Eu opto por fazer em quantidade. Aqui acabei por cozinhar 20 e congelei as restantes para as usar noutra altura.
Estas almôndegas são bem diferentes, tanto no método de confecção como no tempero, das minhas Almôndegas Marroquinas com Harissa, muito deliciosas também, mas são duas receitas que, se gostam de almôndegas, vos aconselho a experimentar.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
47 thoughts on “Almôndegas de Carne em Molho de Tomate”
Ola d. Clara
Por aqui é a primeira vez que faço almôndegas de raízes queria só questionar no seguinte, o envolver com farinha é só pela questão de depois ficarem mais suculentas para o molho?
Ou seja, queria congelar as restantes, não preciso de passar já pela farinha pois não, posso fazer esse passo apenas quando for para cozinhar depois correto? Obrigada
É precisamente isso Anabela. Serve para engrossar o molho. Mas em vez de congelar em cru porque não as faz todas de uma vez e congela já cozinhadas? Ficam óptimas e ganham mais sabor.
BOA NOITE PARABENS SEMPRE RECEITAS EXCELENTES JA FIZ ALGUMAS NAO FICAM IGUAIS DE CERTEZA MAS FICAM BOAS CONTINUACAO DE SUCESSO MAOS DE FADA BEIJINHO
Obrigada Leonor!
Já me tinhas conquistado… agora foi pelo palato. Grande mulher, beijinho.
Olá, Clara.
Aproveito este espaço para agradecer a partilha destas tão boas receitas.
Um abraço,
Susana
Muito obrigada Susana!
Hummm!!! Que bom que ficou. Obrigada querida Clara!!
Obrigada Ana, que bom que gostou! 🙂
Olá Clara!
Experimentei esta receita e as almôndegas ficaram com bom sabor, mas um bocadinho duras. A que se terá devido?
Obrigada pela ajuda e pela partilha destas receitas.
Beijinhos e tudo de bom
Duras Maria João? Seguiu a minha receita sem alterar nada? Elas não ficam duras ficam até bastante suculentas. Será que cozinharam demasiado? Terá feito almôndegas muito pequenas?
Gosto muito da sua cozinha,acho a optima e MUITO bem explicada.Sigo a tambem no pinterest,mas gostava de saber por favor,onde posso encontar harrisa para poder fazer as almondegas a marroquina? Obrigada,Carolina
Olá carolina, encontra harissa num hipermercado tipo Continente, Auchan, Supercor. Na secção internacional.
Olá Clara. Espero que esteja bem. Experimentei e ficou delicioso. Muito obrigado pelas suas dicas e receitas.. Sou seu fã. E já agora, é uma grande profissional e uma grande jornalista.
Muita saúde…
Bjs
Obrigada Afonso!
Clara de Sousa as suas almôndegas são ótimas e eu faço-as assim sempre. Obrigada. E continue a dar-nos boas receitas. Um abraço.
Muito obrigada Helena!
Olá clara
Hoje fiz as almôndegas em molho de tomate, ficaram soberbas, e a família adorou. A minha sogra fazia assim também, e veio as saudades, e as boas memórias,
Um beijinho e obrigada pelas suas receitas, sou grande fã.
Vamos todos ficar bem
Obrigada Susana! 🙂
Boa noite Clara, só tu para me pores a experimentar cozinhar almôndegas que nunca gostei…
Adorei!
Nunca??? Pois não comias igual a mim lol, sabes que a minha mãe tinha uma mão especial 😉
E hoje para o jantar ? Almôndegas ! A carne não era suficiente para fazer a receita completa, pelo que não juntei o ovo, só o pão demolhado. Mas não houve qualquer problema..Que delícia ficaram, gulosas mesmo!! Os miúdos também adoram o rolo de carne caveira 😉 Não tarda é Halloween e essa receita não pode falhar ! Obrigado pela sua generosidade e partilha, por tantas coisas boas ❤️
Olá Mónica, mas pode juntar o ovo, não faz mal não ter a quantidade toda de carne. Depois junta o pão, e rouba no pão se for preciso. Pois é essa caveira é sempre um sucesso. Eu é que tenho de começar a pensar que receita vou fazer para o jantar assustador, vamos ver se consigo alguma ideia gira. Obrigada! 🙂
Bem boas! Adorei! Obrigada Clara pelas receitinhas fáceis e saborosas.
Obrigada Matilde!
Clara, obrigada pela forma tão simples de explicar as suas receitas! Faz parecer tudo tão fácil, como afinal até é!! Foi a primeira vez que fiz almôndegas! Correu muito bem!!
Beijinho
Filomena
A primeira vez? Que bom! É fácil sim, às vezes só temos de ter vontade e energia para meter mãos à obra 🙂 Desligar do resto e concentrarmos-nos na receita. Um beijinho e obrigada Filomena!
Boa tarde Clara 🙂
Acabei de fazer esta receita e de a comer!
Já fazia uma receita semelhante, mas comprava já as almôndegas e o tomate era também de compra.
Segui a sua receita à risca e de facto não tem naaaaada a ver! Achei extremamente saborosa e adorei a consistência da carne.
Fiz apenas uma substituição, adicionei tomate frito da Heinz na parte da polpa de tomate e gostei muito.
Acompanhei com arroz simples basmati e salsinha picada!
Obrigado e muito sucesso
Fez muito bem, porque eu também gosto muito desse tomate frito. Obrigada Gonçalo!! 🙂
Ola D. Clara.
Sou fan acerrimo das suas receitas, aquela perna de peru assada no Natal foi rainha da tarde hummmm…
Apenas um pedido, nao um reparo, aquelas legendas em ingles que se sobrepoem as Portuguesas!!!, Pois; quem nao sabe Ingles fica sem saber partes das receitas. Tenho a certeza de que consegue corrigir isso ou nao fosse a Clara de Sousa.
Beijinhos
Fernando
Fernando, pode desactivar as legendas no Youtube, basta carregar naquele quadradinho em baixo do lado direito. De qualquer forma tem as receitas escritas aqui no site, porque nos videos nunca se conseguem dar todos os pormenores. É sempre melhor vir ver à receita escrita no site.
Boa noite, também faço assim as minhas almôndegas mas coloco a farinha (2colheres de sopa) a envolver junto com a carne. Para as modelar utilizo vinagre para molhar as mãos . No tempero junto vinho branco.
É mais uma sugestão!
Um beijinho
Obrigada Anabela!
Olá Clara! Faço as minhas almondegas da mesma forma só que uso peru e também junto aveia à mistura. Ficam muito boas. Aliás, esta mistura utilizo para hamburgers e rolo de carne. Fica muito saboroso, e sim, o pão demolhado e o ovo são essenciais! Parabéns! Adoro as suas receitas.
Obrigada Célia! 🙂
Olá Clara,vou fazer as suas almôndegas,as minhas não incluía o pão.Adoro as suas receitas, além de ter os seus livros,estou a fazer um livrinho de receitas q ficará para a Carlota ,minha neta que com quase 3 anos já vai prestando atenção á culinária da avó,beijinho e bastante saúde para continuar.
Que bom Teresa. Se não for a avó a meter o bichinho quem será? Um dia ela vai adorar. O pão é fundamental para a textura mais macia. Use nas almôndegas ou rolos. Eu até nos hambúrgueres uso 😉 só precisa espremer o excesso de leite.
Gostei de ver a maneira de explicar. Fica mais fácil cozinhar. Obrigada
É muito fácil Conceição e ficam muito boas!
Bem haja Clara pelas suas receitas e pela sua versatilidade enquanto pessoa. Está receita, como todas, funciona na perfeição. Tenho uma questão. Depois de congeladas cozinham-se congeladas ou descongeladas? É que tenho congelado e depois não sei qual a melhor maneira. Obrigada! Tudo de bom!
Telma, congela para conservar mas deixa descongelar para cozinhar. É sempre o mais indicado. Obrigada!
Obrigada, Clara! Que partilha maravilhosa esta… A Margarida vai adorar. A minha Mãe tb. Eu guardo comigo todos esses sabores com que nos delicia… Beijinho
Espero que a Margarida goste mas já sabemos como são as crianças 😉 um beijinho!!
Bom dia Clara, eu também faço as minhas almôndegas assim, só que moldo-as logo com a farinha. Também faço em quantidade que dê para congelar, mas faço-o depois de cozinhadas, vê algum inconveniente nisso? Pessoalmente acho mais seguro, por se tratar de carne picada e com ovo, por outro lado na hora de utilizar, enquanto se faz o acompanhamento elas aquecem, torna-se mais rápido.
Mais uma vez muito obrigada por tudo o que nos ensina e bom ano.
Beijinho
Natália
Olá Natália. Pessoalmente prefiro não colocar qualquer farinha na mistura porque ela fica com uma textura boa para moldar. Não precisa. O ovo e o pão bastam para as ligar, sendo que o pão também tem farinha. Só tem de o espremer ligeiramente se ficar leite que ele não tenham absorvido e deitar esse excesso de leite fora. Em relação à congelação, claro que sim, não há problema nenhum sejam cozinhadas sejam cruas. Eu às vezes congelo cruas para fazer outras receitas de almôndegas com outros molhos, por exemplo almôndegas de caril. Mas a segurança alimentar está sempre garantida com a congelação. Bom ano!
Obrigada Clara pela resposta, queria só esclarecer que apenas uso a farinha para as moldar na mão, em vez de óleo , na mistura não precisa de facto.
Ah ok, isso sim sem problema 😉