Actividades para a Quarentena

Para fazer sozinho ou em família.

Com os dias a passarem e as ideias a faltarem, não se preocupe se começa a ficar um pouco nervoso. É normal. Afinal de contas não estávamos à espera de uma crise pandémica que nos obrigasse a ficar em casa e a manter o distanciamento social. Nem tivemos tempo para pensar no que faríamos numa situação assim.

Apesar de estarmos apreensivos com o futuro e com o que será de nós, das nossas empresas, da nossa vida, depois de tudo passar… é fundamental mantermos alguma sanidade física e mental. Por nós e pelos nossos.

Quem tem crianças pequenas sabe bem da importância de as mantermos activas – mesmo que às vezes nos deixem à beira de um ataque de nervos – mas elas precisam de descarregar energias e de desenvolver toda a sua parte criativa.

Seja para cuidar delas ou apenas de nós, aqui lhe deixo algumas sugestões para este período que deverá ser longo.

Começo por aquilo que mais desejamos todos os dias e que nem sempre conseguimos.

DORMIR

Não há nada que nos recupere mais do que um bom sono. Se antes tinha de acordar muito cedo para tratar de tudo antes de seguir para o trabalho, tente nesta fase dormir pelo menos 8 horas, o tempo considerado ideal, para a maioria, para descansar o corpo e a mente. Vai sentir-se com mais energia ao longo do dia e não desanima tão facilmente. Se tiver crianças que continuam a acordar cedo, vai precisar ainda mais dessa energia. Tente por isso deitar-se o mais cedo possível.

PLANTAR AROMÁTICAS

Seja na varanda, no jardim ou até no parapeito de uma janela com uma boa luz, um solo leve e bem drenado, plantar as ervas que mais usamos na alimentação não dá grande trabalho. As aromáticas florescem muito bem em vasos.

Escolha ervas fáceis de cultivar, como manjericão, tomilho, erva-cidreira e hortelã para começar, de preferência com sementes orgânicas. 

Siga as instruções do pacote de sementes sobre a melhor altura para plantar.

Certifique-se de que recebem água e luz do sol suficientes para florescer.

AQUI encontra um guia, se precisar de orientações mais específicas.

FAZER PÃO OU OUTRA MASSA LÊVEDA

Fazer pão não tem nada de stressante porque o pão representa o tempo de que todos precisam para darem o melhor de si próprios. O pão só precisa que misturemos os ingredientes e o deixemos ficar a levedar. Dando-lhe esse tempo, enquanto usamos o nosso para outras actividades.

Se optar por pães mais rápidos deixo estas sugestões:

COMEÇAR A VER UMA SÉRIE

Até pode nem tirar o pijama e iniciar uma maratona de manhã à noite. Escolha um filme ou uma série faça as pipocas e sente-se confortavelmente no sofá. Desfrute. Se escolher uma série, e se não for para fazer maratona, decida a hora a que todos os dias verá um episódio. Mesmo em casa, é precisa alguma organização a este nível, sobretudo quando há crianças que exigem a nossa atenção.

Escolha novas séries ou reveja antigas de boa memória.

Se tem HBO ou Netflix fica tudo mais fácil – ambas têm um período de teste gratuito (HBO 14 dias/Netflix 1 mês), e depois toma uma opção: ou aproveita e vê agora gratuitamente antes de desistir ou se torna assinante após esse período. A HBO cobra 4,99 mês, a Netflix, 7,99€.

Deixo-lhe algumas… aliás… bastantes… sugestões:

Se optar por documentários tem alguns excelentes. Esta é a minha escolha, mas percorra e descubra mais:

DICA: Por falar em sessões de cinema, sabia que a Netflix Party permite a um grupo de amigos assistir ao mesmo tempo ao mesmo filme enquanto trocam mensagens pelo chat sobre o que estão a ver? Só funciona com o Chrome em desktops ou laptops.

ASSISTIR A ESPECTÁCULOS ONLINE

Músicos, comediantes, actores, personal trainers e influencers portugueses estão numa plataforma de acesso livre para que assista a eventos de que gosta sem sair de casa. Chama-se Calendall e a agenda é vasta.

ORGANIZAR UMA DIVISÃO DA SUA CASA

O que pretende? Uma limpeza a fundo, uma reorganização de espaço? Pode fazê-lo durante um dia inteiro para não se dispersar, ou pode dedicar-lhe uma ou duas horas por dia. Lembre-se de que agora tem um pouco mais de folga. Mesmo em regime de teletrabalho, quem vive em redor das grandes cidades ganhou todo aquele tempo que antes perdia nos transportes públicos ou no trânsito.

  • Reorganize a despensa, verifique se há produtos fora de prazo, e veja o que lhe faz falta. Aponte na lista de compras. Eu uso esta app. É totalmente gratuita e muito intuitiva e prática.

  • Organize os armários de roupa, fazendo uma limpeza e doando roupas/sapatos que já não usa. Siga as indicações deste diagrama, se tiver muitas dúvidas:

  • Reorganize aquela prateleira cheia de livros, veja quais pode dar, e guarde em caixas para doar, assim que seja possível, a uma biblioteca local.

  • Encomende aquele móvel que há muito queria e que precisa de montagem. Agora tem o tempo que não tinha para se distrair com esse trabalho. Muitas lojas, estando fechadas, continuam a receber encomendas online e a fazer entregas ao domicílio.

LER UM LIVRO

Aquele livro que lhe ofereceram no Natal e ainda não teve tempo de abrir. Onde está? Pegue nele e veja se ele o conquista. Pode dar alguma luta e insistir, ou arrumá-lo e procurar outro. Certamente não faltarão opções aí por casa.

ESCREVER UM “DIÁRIO DA QUARENTENA”

E porque não? Estamos a viver um período único e impactante das nossas vidas e poderá sentir necessidade de escrever o que faz, o que sente, como está a lidar com a situação. Se funcionar como terapia está tudo bem. Se criar peso emocional, passe à frente…

APRENDER UMA LÍNGUA

Está curioso em relação a chinês ou russo ou quer desenferrujar o inglês? Com apenas 10 a 15 minutos por dia pode aprender gratuitamente uma nova língua ou melhorar o nível de alguma que já tenha aprendido. Há várias ofertas online, algumas têm planos pagos, de upgrade, mas são todas gratuitas no plano básico.

COMEÇAR UM HOBBY 

Este é o tempo perfeito para arranjar um hobby, além de que nunca é tarde para aprender coisas novas. Há tanto por onde escolher e tudo depende do gosto pessoal de cada um. Há algum hobby que gostaria de ter mas que nunca teve por falta de tempo? E é possível fazê-lo agora respeitando o isolamento social? Deixo-lhe aqui uma ou outra sugestão.

  • Aprenda a tocar um instrumento – se tem algum instrumento em casa, uma viola, um piano, por exemplo, há vários cursos gratuitos online que o vão ajudar a começar essa aventura. Este é apenas um dos muitos que pode encontrar.
  • Comece um projecto de bricolage – Estes são alguns dos trabalhos que já fiz e que pode encontrar no site: 

  • Pinte um Livro de Colorir para adultos

É algo cada vez mais em voga e uma excelente terapia anti-stress. Há vários livros à venda onde se vai perder durante horas. Há também muitos outros de acesso fácil e gratuito. Deixo apenas alguns exemplos:

Se quer que as crianças também se envolvam num processo idêntico, há muitas opções para elas, como estas:

Para os fãs do fantástico cinematográfico aqui estão duas óptimas sugestões :

Se não tem condições para comprar, mas conseguir imprimir, encontra online muitos desenhos para todos os gostos. Neste site tem um pouco de tudo, vários temas, artistas, estilos e níveis de dificuldade.

Ah claro e não se esqueça disto – quanto mais cores melhor.

  • Pinte uma tela – se em vez de lápis, preferir pincéis e uma tela em branco aventure-se nessa viagem pela sua sensibilidade. Se não tem o material em casa, basta encomendar online. Quem sabe não descobre um talento que desconhecia ter?

FAZER EXERCÍCIO

Quando todas as recomendações são para que fiquemos em casa, podemos começar a fazer exercício dentro de 4 paredes. Há várias aplicações total ou parcialmente gratuitas para IOS e/ou Android que pode descarregar no telemóvel para começar a pôr-se em forma ou mantê-la.

FAZER MEDITAÇÃO

Esta sugestão é óptima para quem se sente mais ansioso – respire, medite e reequilibre a mente, o corpo e o espírito. Para quem se está a iniciar, as meditações guiadas são as mais indicadas. Escolha um momento para si, garanta que nesses minutos não será interrompido. Esta é uma opção, mas encontra muitas mais numa rápida pesquisa no YouTube.

TRATAR DA PELE E DO CABELO

Com os estabelecimentos fechados temos de continuar a cuidar de nós. Escolha os produtos de que mais gosta para a sua pele, desde a limpeza à hidratação profunda, e dedique-se uma parte do seu tempo. Leva habitualmente 20 dias para iniciar uma rotina de cuidados e cumpri-la. Por isso, sim… é totalmente possível!

Se optar por produtos caseiros, experimente estas máscaras para a pele do rosto ou para o cabelo.

JOGAR UM JOGO DE TABULEIRO

É diversão garantida para toda a família. Vá buscar aquele jogo que tem guardado e junte todos à volta da mesa. Eu como sou da velha guarda, tenho os meus favoritos se bem que hoje há tantos que de certeza estou desactualizada. Mas aqui ficam os de que mais gosto:

  • Batalha naval
  • Mastermind
  • Monopólio
  • Pictionary
  • Scrabble
  • Uno

Há também apps para telemóvel que, nalguns casos, permitem jogar com outras pessoas fisicamente distantes:

  • Apalavrados 
  • Milionário e New Millionaire
  • StopotS
  • Uno 

FAZER UMA SOBREMESA “UAU”!

Só porque sim ou por que não?! Se sempre fugiu dela por falta de tempo, agora tem mais disponibilidade para encarar este desafio como o de um artista que vai fazer uma obra de arte. Exige tempo e concentração, mas… isso é coisa que não nos falta agora, certo?

DOMINAR UMA RECEITA DE FAMÍLIA

Encontre uma receita que adore e que alguém da sua família sempre fez tão bem e experimente replicá-la ou aperfeiçoá-la com entusiasmo. A partir do zero só se pode melhorar.

ALMOÇAR/JANTAR COM QUEM ESTÁ LONGE

Há várias aplicações para telemóvel que nos permitem ver e falar em tempo real diariamente. Dão inclusivamente para ter várias pessoas ao mesmo tempo. E se já temos esta tecnologia ao nosso dispor, por que não estarmos juntos também à mesa? Basta colocar o telemóvel num local estratégico da mesa de forma a que todos se possam ver. As conversas fluem naturalmente tal como se estivéssemos todos no mesmo espaço. Estas são as mais usadas:

  • House Party
  • WhatsApp Video
  • Messenger
  • FaceTime
  • Zoom
  • Skype

FAZER O RESTO… QUE NÃO APETECE!

A sério? Porque é que há sempre tanta roupa para lavar e passar e chão para aspirar e loiça suja a amontoar-se? Ok, tem mesmo de ser… mas pronto, faça nas calmas. Não há pressa. E peça ajuda. Se todos ajudarem custa menos.

Se tem outras ideias e já as tenha colocado em prática partilhe-as comigo na secção dos comentários.

Keep calm, stay at home and carry on – Mantenha a calma, fique em casa e continue

Partilhe esta dica nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

46 comentários para “Actividades para a Quarentena”

  1. Obrigada Clara, que inspiração …
    Ela cozinha, ela dá ideias de coisas giras e tem jeito para tudo, é uma profissional exemplar. Respect !!!
    Um beijinho Clara !!!

    1. Teresa, eu gostava mesmo era de fazer metade do que aconselho (ahahahaha). Eu a pensar que tinha muito tempo agora… mas com tudo o que temos para fazer, sem o apoio que tinha nas lides da casa, sobra muito pouco tempo para o resto, é precisa muita ginástica 😉 um beijinho!!

    2. Olá Clara, Ontem experimentei a receita dos croquetes com molho bechamel. Não conhecia está receita. Foram um sucesso cá em casa. Obrigada pela partilha. Vou experimentar outras. Obrigada e beijinhos, Cristina

  2. Olá Clara , obrigada pelas sugestões e pela partilha,serão muito uteis de certeza. Eu já aproveitei a da lista de compras, a Clara conhece outra que seja grátis e que nos ajude com as despesas do dia a dia para sabermos quanto gastamos? Muito obrigado mais uma vez pelas suas partilhas.

    1. Muito bom dia Clara,
      Desde já admiro-a imenso, não só como jornalista como um ser humano com bom coração e disponível ajudar o próximo
      Já tirei bastantes ideias e coloquei em prática
      Continue a partilhar conosco, nós agradecemos as suas dicas
      Beijinhos e boa continuação
      Obrigada por tornar os nossos dias mais coloridos

  3. Olá, obrigada pelas sugestões – muito bom! Amanhã e domingo vou terminar um tear. Uma ideia partilhada por si e que adorei. Estou aqui com um projecto em mente para o tear …..se correr bem…vai ficar giro. Boa Páscoa! ☺️

  4. luisa carvalheiro

    ola Clara de Sousa, muito obrigada pela dedicação a esta rubrica tao importante neste momento das nossas vidas. simplesmente adorei e certamente que vou colocar em pratica.

  5. frazantonio@gmail.com

    Clarinha ! Parabéns, a sua inteligência emocional e intelectual é alta!

    Amiga possui uma grande sensibilidade, algo que lhe permite administrar as emoções e tomar as decisões mais conscientes,nas diversas áreas . Consegue também ver o lado positivo em qualquer circunstância, o que melhora a sua qualidade de vida e dos que a sua volta rodeiam.

    Partilha e desafia os seus fãs.
    Bjos.
    António Frazão

      1. Maria Aurélia Ribeiro e Sousa

        Olá, Clara! Muito obrigada pela sua entrega.Uma abordagem tão abrangente que nos incentiva e ajuda.Obrigada.Deus a abençoe! Seja muito feliz!

  6. Obrigada Clara, Parabéns, dicas muito boas, admiro o seu bom gosto, também adoro trabalhos manuais, crochet, tricot,alguma bricolage, cozinhar, ver séries e filmes….vou continuar a seguir certamente, fique bem beijinhos…
    Odete Leiria

  7. António Frazão

    Neste manual de procedimentos feito, pela amiga Clarinha!
    É o melhor momento de passar nestes períodos de quarentena.
    A qualidade de vida pessoal e social, tem mais valias no campo de saúde em geral.
    (Norma n.? Autora Dr.a Clara de Sousa ,Ano 2020).
    Bjs virtuais.
    António Frazão

  8. Ana Cristina Cordeiro

    Bom dia Clara,
    Muito obrigada pelo tempo que dedicou a escrever esta lista de atividades para nos ajudar a passar por este período de uma forma mais suave e feliz! Um beijinho e desejo o melhor para si e para a sua família.

  9. Cândida de Jesus Sá de Almeida Brito

    Olá Clara hoje fiz a sua receita do bolo de Nutela, todos adoraram!
    Também já fiz as bolas de Berlim ficam muito fofas e deliciosas!
    Obrigado
    Um abraço
    Cândi

  10. Maria Manuela Dias

    Olá Clara!
    Vejo sempre o noticiário da noite na SIC e os meus apresentadores preferidos são a Clara e o Rodrigo. Passam uma empatia rara que se ” sente” através do ecrã e que é cada vez mais importante nos dias que correm! Apareceu-me o seu nome, por mero acaso, no Pinterest. Não tenho qualquer rede social. Permaneci, bastante tempo, no Facebook partilhando a adopção de animais abandonados, fazendo denúncias e procurando acolhimento para os mesmos! Não aguentei tanta tristeza! Tornei-me também semi-vegetariana! De resto, não tive uma experiencia positiva! O Pinterest parece-me, se me permite, uma óptima ideia para ocupar os tempos que não sei se os designe por ” livres”… Talvez seja um eufemismo necessário, não lhe parece?! Permita-me também que sugira um visitar/revisitar de clássicos do cinema tão esquecidos nas prateleiras. Tentar escrever poesia – surpreendemo-nos com os talentos ocultos que possuímos! Sobretudo, dar, dar e dar o que não usamos a quem tanto necessita (incluindo brinquedos ). Ouvir música que desejávamos escutar há tanto tempo! Gostava de ser uma cozinheira como a Clara! Sobretudo doceira! Há tantas, mas tantas coisas que podemos fazer em casa que me revolta, profundamente, ouvir pessoas a dizerem que estão ” saturadas”! Saturadas de quê?! É um insulto aos profissionais de saúde, auxiliares, polícias, bombeiros e voluntários que, esquecendo-se, de si, se entregam, de corpo e alma e até à exaustão, ao serviço de salvar vidas! Tenhamos o maior respeito e gratidão para com todos eles! Queria pedir-lhe que fizesse a gentileza de dizer ao seu colega, Rodrigo, que sempre gostei imenso dele, conquanto haja quem o considere um pouco ” sisudo”! Lia sempre as crónicas que ele escrevia na revista Máxima. Já li também os seus livros. Gostei muito! Considero que deve ser, a par com a Clara, um ser humano excepcional! Foi ele o primeiro a abolir tabus e convenções e a dirigir-se, no final do telejornal, com todo o carinho, aos portugueses, fazendo-os sentir menos sós, menos fragilizados, e, enquadrando-se, também ele, no nosso grupo: o dos milhões que temem este poderoso ser microscópico, ao qual ninguém escapa! Claro que, como é característico neste país, ” choveu” logo uma série de gente a imita-lo! Sem qualquer valor, evidentemente! Apenas para alvejar protagonismo! Nada mais! Peço mil perdões pela extensão do texto. Continuem assim: iguais a vocês próprios e sem artificialismos hipócritas e ridículos! Gosto muito de ambos. Mantenham-se aí! Sempre! Fazem toda a diferença! São uma das luzes do arco-íris da Esperança! O meu Bem- hajam!
    Beijinho muito grande.
    Manuela Dias.

    1. Obrigada Manuela, compreendo-a perfeitamente. Também já passei longas horas a tentar ajudar e é sempre uma felicidade quando conseguimos que um animal perdido regresse ao seu dono ou que um animal abandonado seja adoptado. O que se dá recebe-se sempre em dobro, no sorriso, na alegria e na gratidão. Quanto ao Rodrigo, a mensagem de conforto nesta fase para muitas pessoas era muito importante. Penso que a maioria está de facto consciente da situação que enfrentamos e é só isso que se quer: que todos se protejam, protegendo dessa forma os outros. Gostei da sugestão da poesia, se bem que é mais difícil do que escrever o diário que sugeri. Quanto aos clássicos, acho que sim. Vou deixar a sugestão através de uma plataforma gratuita que permite ver séries e filmes. Um beijinho grande e obrigada Manuela! 🙂

  11. Paula Duarte Silva

    Olá Clara, muito obrigada pelos seus conselhos, palpites, idéias, etc… Gosto muito do seu trabalho profissional e muito do seu lado pessoal, comidas e Bricolage. De certa forma estou a adorar ter que ficar em casa pois normalmente passo muitas horas fora de casa, de Segunda a Domingo. Tenho tido mais tempo para estar com os meus 10 cãezinhos, de tratar do meu jardim, de pintar e renovar. Tenho feito muitas das suas receitas e todos adoram. Temos que tirar as coisas boas das coisas más para que tudo passe rápido e bem para todos. Mantenha se bem e a salvo e toda a sua família. Beijinhos e muito obrigada

    1. 10 cães Paula?! Eu tenho 2 e já me dão tanto trabalho. Admiro a coragem. 🙂 Muito obrigada pelas suas palavras de carinho. Um beijinho para si!

  12. Adoro o seu bom gosto inspirada na sua auto caravana que pelo que sei já não tem comprei uma rulote apesar de o meu sonho ser uma auto talvez um dia tenho 60 anos talvez para a reforma mas estou a ver que ainda não é este ano que vou usufruir dela só precisamos de fé vamos ficar todos bem beijinhos

    1. Nem mais Maria. Pensamento positivo. Vai passar, mesmo que dure ainda algum tempo, mas vai passar. E até lá tem de cuidar de nós e dos nossos o melhor possível. Beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.