Em Janeiro, trago-vos mais uma sugestão de bricolage/DIY que sei que vão adorar.

É um trabalho muito simples… com um resultado final surpreendente.

Já fiz este Prato com Pé várias vezes, sempre para oferecer, e é uma prenda muito especial porque é feita por nós. Tem muito mais significado.

Seja para usar como fruteira, seja para colocar queques ou outra coisa qualquer, precisamos de um prato de vaso de barro e um vaso de barro mais pequeno para servir de pé, que tem de ficar proporcional. Quando os forem comprar juntem-nos logo ali para perceberem se os tamanhos ficam equilibrados.

Além disso precisamos de cola para cerâmica, uma cola bem forte que garanta uma união entre o prato e o vaso para o resto da vida.

Se gostarem só assim, com a cor do barro, passem um verniz aquoso incolor mate ou acetinado para selar toda a superfície e para evitar que o barro manche, já que é um material poroso.

No entanto, se o quiserem pintar, vão ter de comprar uma tinta adequada para pintar barro. Eu uso tinta em spray com primário para todas as superfícies e esta é mesmo a parte que dá mais trabalho e demora mais tempo.

Temos de pintar de um lado e deixar secar. Depois pintamos do outro lado e deixamos secar. Passamos uma lixa se for preciso uniformizar, nomeadamente se alguma tinta tiver escorrido. E seguimos dando mais passagens de tinta até termos uma cor uniforme. Sempre deixando secar nos intervalos.

Neste dei três demãos para ter uma boa cobertura.

No final, passei verniz aquoso incolor para proteger a tinta, esticando-o muito bem.

Está tudo explicado no video, onde podem ver pormenorizadamente todos os passos deste trabalho.

Aproveitei as laranjas que o meu pai me trouxe do seu quintal e estreei-o desta forma.

Lindo não está?

Como já perceberam é um trabalho muito simples que fica bem em qualquer cozinha.

E que tal?

É do vosso agrado? Ficaram com vontade de fazer?

Espero que sim.

Até Fevereiro!