Prato
com Pé

Um belo prato de pé alto, feito com um vaso e um prato de vaso, para colocar fruta ou bolos, que brilha em qualquer mesa ou bancada.

Em Janeiro, trago-vos mais uma sugestão de bricolage/DIY que sei que vão adorar.

É um trabalho muito simples… com um resultado final surpreendente.

Já fiz este Prato com Pé várias vezes, sempre para oferecer, e é uma prenda muito especial porque é feita por nós. Tem muito mais significado.

Seja para usar como fruteira, seja para colocar queques ou outra coisa qualquer, precisamos de um prato de vaso de barro e um vaso de barro mais pequeno para servir de pé, que tem de ficar proporcional. Quando os forem comprar juntem-nos logo ali para perceberem se os tamanhos ficam equilibrados.

Além disso precisamos de cola para cerâmica, uma cola bem forte que garanta uma união entre o prato e o vaso para o resto da vida.

Se gostarem só assim, com a cor do barro, passem um verniz aquoso incolor mate ou acetinado para selar toda a superfície e para evitar que o barro manche, já que é um material poroso.

No entanto, se o quiserem pintar, vão ter de comprar uma tinta adequada para pintar barro. Eu uso tinta em spray com primário para todas as superfícies e esta é mesmo a parte que dá mais trabalho e demora mais tempo.

Temos de pintar de um lado e deixar secar. Depois pintamos do outro lado e deixamos secar. Passamos uma lixa se for preciso uniformizar, nomeadamente se alguma tinta tiver escorrido. E seguimos dando mais passagens de tinta até termos uma cor uniforme. Sempre deixando secar nos intervalos.

Neste dei três demãos para ter uma boa cobertura.

No final, passei verniz aquoso incolor para proteger a tinta, esticando-o muito bem.

Está tudo explicado no video, onde podem ver pormenorizadamente todos os passos deste trabalho.

Aproveitei as laranjas que o meu pai me trouxe do seu quintal e estreei-o desta forma.

Lindo não está?

Como já perceberam é um trabalho muito simples que fica bem em qualquer cozinha.

E que tal?

É do vosso agrado? Ficaram com vontade de fazer?

Espero que sim.

Até Fevereiro!

 

Material necessário:

  • Prato de vaso em barro
  • Vaso, mais pequeno, para servir de pé
  • Cola para cerâmica
  • Tinta com primário para todas as superfícies (usei em spray)
  • Verniz aquoso incolor (mate ou acetinado)
  • Pincel
  • Lixa fina (se necessário)
  • Lápis
  • Fita métrica

Passo a passo:

  1. Coloque o prato numa bancada com a base para cima e marque o centro com um lápis.
  2. Coloque bastante cola na base do vaso, enchendo bem a parte côncava. Coloque também alguma cola no centro do prato. Junte ambos, de forma a que o vaso esteja bem centrado no prato. Reforce com mais um pouco de cola o interior do vaso onde está perfurado.
  3. Depois de a cola secar, pinte o prato em várias demãos, sem usar demasiada tinta para que não escorra. Se necessário, entre as várias demãos, lixe a superfície com uma lixa fina e limpe muito bem com um pano antes de aplicar uma nova camada de tinta.
  4. Depois de secas as várias camadas de tinta, envernize  toda a peça, esticando muito bem o verniz.
Share on facebook
Share on pinterest

25 comentários para “Prato<br>com Pé”

  1. Adorei a sua ideia, Clara! Parabéns!
    Ao longo destes últimos anos fui-me surpreendendo consigo, já que só a conhecia do jornalismo e a achava muito formal. Gosto muito desta sua ‘parte’ mais descontraída. Já comecei a ver as suas receitas… e como o meu grande hobby é a fotografia, gostei!

    1. Obrigada Helena. Sabe que cada coisa no seu lugar, cada situação exige a postura necessária e o jornalismo, sendo uma profissão de grande responsabilidade social exige essa formalidade. Eu sou uma conservadora nesse aspecto 😉 De resto, muita descontração, sempre foi assim. E sempre a aprender e a desenvolver, nomeadamente também esta parte da fotografia, sem cursos, mas de forma mais intuitiva, mantendo a simplicidade e a verdade da imagem. Bem-vinda e fico feliz por ter gostado!

  2. Frederico Alves Pereira

    O acabamento em branco brilhante ficou simplesmente espectacular, as laranjas até ganham outra expressão e talvez a “borda”/aba do prato com friso dourado (para os mais pindéricos ahhahha) também não ficasse mal, contudo a minha questão é se a tinta em spray foi mate e o brilhante é do verniz ou a própria tinta já era brilhante? Sugestão também seria deixar os valores gastos em material aproximadamente para que cada seguidor saiba adequar à sua carteira, confesso que também sou adepto de bricolage, muito embora aldrabas, e penso sempre ir ao AKI ou LErOY comprar uma lata de tinta de 3€ e acabo por sair na caixa com 40/50€ ahhahha BOAS BRICOLAGES thanks

    1. Olá Frederico. É difícil colocar valores. Por exemplo. O spray. Quanto gastei a pintar? Não sei. A única certeza é que não o gastei todo, longe disso. Ou o verniz. É uma coisa mínima de uma embalagem enorme. Talvez pudesse ter colocado o valor das peças de vaso, mas já nem tenho a factura e aquilo é barato. É muito difícil chegar a um preço. Mas entendo perfeitamente a sua questão. Obrigada!

  3. Clara simplesmente amei ❤️ Podemos fazer um pequeno e um maior, tb em vermelho por ex para o Natal, ou até em dourado! Excelente ideia. Já agora como limpa os pincéis a seguir a aplicar o verniz ? Obg!

    1. Sim pode fazer como quiser Olivia. Para limpar os pincéis depende do que se usar. Este aquoso que usei, lavo apenas com água e sabão. É quase sempre o que uso. Nalguns casos uso aguarrás. Mas água e sabão é quase sempre o mais indicado mal se termina o trabalho.

  4. Que ideia tão gira, o meu hobby passa muito pela jardinagem e uso muito estes vasos e os pratos para as plantas, nunca me ocorreria para um prato de pé que ficou lindo… vou fazer e depois mostro beijinhos

    1. Faz isso minha amiga e pintas da cor que conjugue melhor com a tua cozinha. O Alex e a Moni têm destes branquinhos, e também já fiz em azul céu que fica lindo, mas no branco tudo se destaca mais ❤️

  5. Excelente ideia … Obrigada por arranjar um tempinho para nos dar optimas ideias nao sö de receitas mas tambem de bricolage fàcil e barata … Parabens continuaçao de boas ideias … bjokas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *