Pinhata Coelhinho
(para festas de crianças)

Uma pinhata é garantia de diversão nas festas dos mais pequenos e é muito simples de se fazer. Não podem faltar os doces como recompensa!

Não adoram a excitação dos miúdos no dia da grande festa, especialmente na de aniversário?

Acordam mais cedo, andam com o bicho carpinteiro todo o santo dia até começarem a chegar os amigos… é uma alegria vê-los tão felizes.

Agora que o dia da criança está à porta decidi fazer um projecto que as crianças adoram… e muitos adultos também!

Esta pinhata coelhinho fica tão linda que até custa pensar que vai ser destruída, mas paciência… é a vida!

O projecto em si não é difícil, só exige algum tempo se quisermos forrar a pinhata com o papel seda. Mas cada um sabe do tempo que tem, do esforço que lhe quer dedicar e, temos sempre a alternativa de a pintarmos e desenharmos ou decorarmos com autocolantes.

A imaginação é o limite.

Eu… já sabem… gosto de ir sempre um pouco mais além para deixar os miúdos de boca aberta e com os olhos a brilhar ainda mais.

Para este projecto muni-me dos materiais, que comprei numa loja do chinês…

e também comprei guloseimas e mini brinquedos variados, só para que a pinhata não tivesse apenas doces. Mas se quiserem só doces, seja!

O corpo do coelhinho é feito com tiras de jornal e cola vinílica diluída em água, e optei por uma técnica que é rápida, mas que deixa o jornal mais encharcado. Por causa disso, levou mais tempo a secar.

Se não quiserem encharcar tanto, usem a técnica habitual com pincel, como mostro no video, tendo a atenção de que todo o papel tem de ter cola. Todo!

Eu fiz 3 camadas de jornal para forrar o balão e ainda um reforço na base e na zona que é perfurada para passar o cordel.

Não é fácil abrir uma pinhata e por isso não devemos torná-la demasiado robusta – apenas o suficiente para suportar o peso dos doces.

Depois de seca, e de retirado o balão, só temos de furar em 4 pontos alinhados, para a pinhata ficar bem segura e equilibrada.

Para criar o coelhinho, usei mais jornal para fazer o rabinho e cartolina para fazer as orelhas e os dentinhos.

Só depois de ter todo o coelhinho forrado com o papel seda, colei os pompons do nariz e focinho, os olhos e os dentes, além da tira cor-de-rosa das orelhas.

Apenas uma nota, que não refiro no video: fiz duas camadas de tiras brancas de papel seda na barriga, porque o papel seda branco é muito transparente. Colei por cima da que estava e assim a barriga ficou bem branquinha!

Quanto aos olhos, usei esta imagem que retirei da net. Podem guardá-la e imprimi-la – eu imprimi em papel de fotografia brilhante para dar mais luminosidade aos olhos.

Se quiserem outros olhos, com outras expressões, têm aqui mais. O download é gratuito: https://www.freepik.com/free-vector/cartoons-eyes_796362.htm

Coelhinho não me vires as costas… ai ai…

Belo rabinho!

O video ficou um pouco mais longo porque, como sabem, não gosto de deixar nenhum pormenor de fora, mesmo os que parecem mais insignificantes. Por isso, se quiserem mesmo fazer uma pinhata coelhinho aconselho-vos a vê-lo do princípio ao fim e penso que não haverá dúvidas. Mas se houver, cá estou para esclarecer.

No dia da festa, arranjem um pau e uma venda – pode ser um lenço ou uma máscara de dormir, daquelas que usamos quando viajamos de avião – pendurem a pinhata num local espaçoso e desimpedido e obriguem as crianças a manterem uma distância de segurança em relação à que está a tentar rebentar a pinhata. Não queremos que ninguém se magoe.

Espero que gostem deste projecto. Eu adorei fazê-lo!

Façam coelhinho, façam Hello Kitty, Mickey, Minnie…  adaptem o vosso projecto à personagem de que as crianças mais gostam… e acima de tudo divirtam-se!

 

 

 

Material necessário:

  • 1 balão nº 30
  • Tiras de jornal
  • Cola vinílica + água
  • Pincel (opcional)
  • Cordel
  • Papel seda (ou crepe)
  • Tesoura
  • Cola para trabalhos manuais (secagem rápida)
  • Cartolina + marcador preto
  • Fita-cola (de papel de preferência)
  • 2 olhos
  • 2 pompons de 4 cms brancos (focinho)
  • 1 pompom de 3 cms rosa (nariz)
  • 2 tiras pequenas de papel rosa (para as orelhas)
  • Cola forte para todas as superfícies

Passo a passo:

  1. Corte tiras de papel.
  2. Misture uma chávena de cola vinílica com uma chávena de água.
  3. Encha bem o balão e coloque-o sobre uma taça em que fique encaixado.
  4. Passe as tiras pela cola retirando muito bem o excesso de cola ou em alternativa pincele-as muito bem com cola de um dos lados e cole no balão, pincelando novamente por cima antes de avançar com as restantes tiras. Cubra todo o balão deixando uma abertura no topo, onde está o nó do balão. Faça 3 camadas. Reforce com mais um pouco de jornal na zona onde serão feitos os furos e também na base.
  5. Pendure e deixe secar totalmente.
  6. Depois de seco, segure a ponta do balão, faça um corte para o esvaziar e retire-o.
  7. Coloque os brinquedos e guloseimas no interior.
  8. Com a ponta da tesoura, faça 4 furos alinhados a cerca de 8 cm do topo e passe o cordel, deixando-o cruzado.
  9. Cubra a abertura colando tiras de jornal com a cola para trabalhos manuais.
  10. Una os cordéis com um nó junto à base.
  11. Coloque fita-cola sobre os cordéis que estão encostados ao papel e reforce toda a zona do topo com fita-cola,  preferencialmente de papel. O cordel fica alinhado a sair apenas do centro.
  12. Faça as orelhas, recortando cartolina em forma de orelha. Recorte 4 iguais. Por cada orelha, una duas com fita-cola, faça cortes com cerca de 1 cm na base, afastados também por 1 cm.
  13. Cole as orelhas ao corpo com a cola para trabalhos manuais, de secagem rápida, e reforce bem a base com fita-cola.
  14. Para o rabinho, amolgue folhas de jornal formando uma bola e passe fita-cola em toda ela. No centro faça um corte em cruz, levante o papel na zona do corte e espalme essas pontas para fora. Coloque-lhes cola, nas pontas e em toda a zona de contacto com o corpo, una ao corpo na zona do rabinho e reforce muito bem a base com fita-cola.
  15. Use um marcador para desenhar a zona da barriga onde vai colar o papel seda branco.
  16. Recorte tiras de papel seda, ou crepe, à medida que vai precisando, tanto do branco como do cinza, com 3 cm de largura, a todo o comprimento da folha – recorte dobrado para ser mais fácil – e faça pequenos cortes com cerca de 1 cm na base, afastados também por 1 cm, ficando em franja.
  17. Cole as tiras da barriga – se quiser as franjas viradas para baixo, comece a colar de baixo para cima. Se quiser as franjas viradas para cima, comece a colar de cima para baixo. Cada tira é colada com cola de trabalhos manuais de secagem rápida, de forma a que a parte com os cortes em franja tape o papel que não está cortado.
  18. Cole as tiras brancas também no rabinho.
  19. Cole as tiras cinza no resto do corpo e nas orelhas.
  20. Cole dois pedaços de papel cor-de-rosa no centro das orelhas – se não tiver papel de cor, pinte duas tiras de cartolina de cor-de-rosa, arredondando em cima.
  21. Cole os dois pompons brancos centrados na zona de junção entre o peito branco e a cabeça do coelhinho com uma cola para todas as superfícies que garanta uma excelente aderência. Por cima, entre ambas, cole o pompom cor-de-rosa, que faz o nariz.
  22. Acima, cole os olhos e as sobrancelhas.
  23. Recorte um pequeno rectângulo de cartolina para os dentes. Desenhe o formato dos dentes com o marcador preto e cole centrado sob os pompons brancos.
  24. Com uma tesoura, apare o papel branco do peito para lhe dar uma forma mais arredondada.
  25. Depois de tudo estar bem seco, use as mãos, com cuidado para levantar as franjinhas de papel e dar ao coelhinho um ar mais farfalhudo.
  26. Pendure a pinhata num local espaçoso e desimpedido.
  27. Coloque uma venda na criança que vai tentar rebentar a pinhata. Dê-lhe um pau robusto e afaste as restantes crianças.

Partilhe esta bricolage nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *