Moldura de Rosas
de Cartão

Rosas toscas feitas com o cartão das caixas de ovos forram uma moldura simples. Um trabalho de reciclagem em estilo shabby.

Transformar velho em novo.

Transformar lixo em arte.

São ambos conceitos que aprecio muito.

Estas rosas de cartão, feitas com as caixas dos ovos, encaixam nesse conceito, através da reciclagem.

Já tinha visto muitas rosas com este cartão, mas as que gostei mais foram as de uma senhora maravilhosa, neozelandesa, com um site e um canal no youtube, com uma energia contagiante. Tal como eu gosto.

Ela chama-se Astar e podem visitar o site dela aqui: astarsplace.co.nz

Depois de ver vários trabalhos com rosas bem recortadas, foi com ela que descobri as rosas rasgadas à mão num conceito mais shabby, mais tosco, mais perfeito para este trabalho. Também as usou para forrar uma moldura e eu rendi-me ao projecto, pela simplicidade e pela beleza.

Além do mais achei que, estando o dia da mãe à porta, seria uma prenda perfeita.

Não precisamos de muito… caixas de ovos, moldura, cola quente…

… e a tinta para pintar, tanto as rosas como a moldura. A minha moldura era bege e eu optei por lixá-la ao de leve e pintá-la com a mesma tinta. A minha tinta favorita. Tinta de giz. Aqui, em branco velho.

Ah… e o toque final de um amarelo suave também aprendi com ela e, curiosamente, é um ingrediente que nunca me falta na cozinha.

A única diferença importante em relação ao que aprendi com a Astar foi mesmo uma opção pessoal. Antes de pintar as rosas, pincelei-as com cola vinílica, aquela cola branca que as crianças usam muito na escola, para as rosas ficarem mais durinhas e resistentes.

Eu adoro estas rosas rasgadas à mão, mas se gostam delas recortadas com mais rigor, podem fazê-lo com a mesma facilidade. No video mostro como.

De qual gostam mais?

Eu, definitivamente, das rasgadas… e foi com elas que forrei a moldura na qual coloquei a única foto que tenho da minha mãe em criança.

Imprimi a foto em sépia para ficar num tom próximo da finalização amarelada que dei às rosas.

Como vêem nem todo o cartão é pintado na perfeição. É propositado. É shabby!

“Shabby” significa “gasto” ou “desgastado”. Os tons neutros ou pastel são os ideais, dando uma personalidade provençal e romântica.

Espero que gostem!

Material necessário:

  • Moldura para fotos
  • Embalagens de ovos de cartão
  • Pistola de cola quente + stick de cola
  • Cola vinílica
  • Tinta de giz
  • Pigmento de cor para finalização (opcional)
  • Pincel
  • Tesoura (se optar por recortar)

Passo a passo:

  1. Rasgue os encaixes de ovos, tantos quanto os necessários para o seu projecto.
  2. Faça 4 rasgos de cima até à base dos encaixes, mais ou menos com a mesma distância entre si, para simular as pétalas, aperfeiçoe ligeiramente as extremidades para ter algum equilíbrio e espalme.
  3. Cada rosa precisa de dois encaixes. Depois de espalmados, cole um no outro, com um pouco de cola ao centro, de maneira a que as pétalas não coincidam e fiquem descentradas entre si.
  4. Rasgue uma tira de cartão da tampa da caixa, com uma altura semelhante à das pétalas. Enrole sem apertar muito – será este pedaço que vai simular o interior mais fechado da rosa.
  5. Coloque cola no centro da base da rosa (ainda espalmada nesta fase), coloque por cima o rolinho e deixe-o abrir naturalmente. Assim que abrir o suficiente segure-o para não abrir mais e coloque um pingo de cola na extremidade da tira de cartão para o segurar ao rolinho e não deixar que abra mais.
  6. Coloque pingos de cola no terço inferior de cada pétala, levante uma a uma, de forma cruzada e aperte-as contra o rolinho do centro, para colarem, tentando simular o mais possível um botão de rosa.
  7. Repita o processo para as pétalas de baixo.
  8. Aperte bem a base, pressionando com força, para moldar e fechar mais a base da rosa e depois de tudo colado abra as pétalas com os dedos, dando-lhes o movimento que gostar.
  9. Faça as rosas necessárias para cobrir a moldura que tem.
  10. Pincele as rosas com cola vinílica e deixe secar.
  11. Se quiser pintar a moldura, lixe-a ao de leve e pinte-a com a cor que desejar. Deixe secar.
  12. Depois de a cola das rosas secar, pinte-as com a tinta – se a tinta estiver muito densa junte um pouco de água. Em alternativa pode usar tinta em spray.
  13. Depois de a tinta secar pode dar alguns toques de cor – eu tingi um pouco da minha tinta branca com pó de açafrão das Índias. Deixe novamente secar.
  14. Com a tinta totalmente seca, coloque cola na base das rosas e cole-as à moldura, bem encostadinhas umas às outras –  pode colá-las na madeira da moldura se esta for suficientemente larga, ou no vidro, se for estreita.

Partilhe esta bricolage nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

15 comentários para “Moldura de Rosas <br> de Cartão”

  1. Anabela Oliveira

    Olá querida Clara..
    Fiz lindas rosas das caixas dos ovos e enfeitei um velho espelho… Ficou um espanto de lindo..♥… Pintei de rosa nude… Agoro estou a fazer uma moldura para condizer….
    Obrigada pelas suas belas ideias..
    Beijinhos ♥..

  2. Querida Clara, grata pela sua partilha e pelos trabalhos lindos e maravilhosos!Adoro!
    Merece tudo de bom, é uma pessoa linda e simpática,além de ser uma grande senhora como profissisonal.
    Os meus parabéns!!

    Beijinhos.

  3. Doce Clara,

    Que maravilhosa ideia, para um requintado presente ofertado por exemplo no (próximo) dia da mãe.
    Continua a ser uma encantadora apresentadora/profissional e sobretudo… “amiga”.
    Desejo continuar a acompanha-la nos vários ramais.
    Um beijo.

    Nela Vaz

      1. Américo de Almeida Reis

        Bom dia. Estive a ler passo a passo a forma de fazer as rosas. Bem elucidativo e de fácil compreensão. As tintas a colocar achei interessante. Espero que continue sempre com sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *