Grinalda de Outono
(com frutos secos)

Sobre uma base redonda de esferovite, três diferentes frutos secos com casca juntam-se para formar uma grinalda de tons outonais.

Estive um pouco afastada dos projectos de bricolage por falta de tempo – não chega para tudo, ufa – mas aqui estou de regresso com este projecto que vi da Martha Stewart e de que gostei muito.

O projecto em si é muito simples, o mais complicado foi encontrar uma base de grinalda em que os frutos aderissem bem.

Ainda pensei recortar um círculo em madeira, mas encontrei um em esferovite que me permitiu fazer o trabalho com maior facilidade.

Comprei três tipos diferentes de frutos secos com casca – nozes, amêndoas e avelãs. Muni-me com a pistola de cola quente e a partir daí foi só começar a colar… encaixando da melhor maneira para não haver espaços em branco. Se não tiverem cola quente podem usar uma cola forte universal de secagem rápida.

Depois de tudo bem encaixadinho e colado de todos os lados, inclusive nas partes de dentro e de fora, ainda pincelei as nozes com uns laivos dourados e as amêndoas, cuja casca não estava em bom estado (só me apercebi quando abri a caixa infelizmente) foram escurecidas com um pouco de betume da Judeia e no final pincelei algumas com uma tinta branca muito diluída. Já as avelãs mantiveram a sua linda cor natural. Um verniz incolor acetinado rematou todo o trabalho.

O resultado deixaria qualquer esquilo hipnotizado! Esta grinalda seria para eles um verdadeiro banquete!

Não esquecer que antes de começar a colagem devemos passar uma fita para pendurar a grinalda – e depois de pronta, para decorar, podemos colocar-lhe um laçarote de fita de cetim ou outro de que mais gostemos. Eu mantive as coisas simples, com uma fita no mesmo tom, tipo juta ou serapilheira, discreta, a cair dos lados.

E é isto! Improvisem a gosto com folhas ou ramos, se gostarem. Adaptem ao vosso gosto.

A parte mais cara deste projecto são mesmo os frutos secos,  mas se tiverem em abundância por casa ou se quiserem muito uma grinalda assim, vale a pena o investimento. Se viverem numa região onde há muitas bolotas, aproveitem também.

Muito importante é o local onde vai ser colocada. Se for num local onde fique à mercê da chuva é melhor não. O ideal é ser colocada num local abrigado para que os frutos se mantenham secos.

Afinal são frutos secos, certo?

 

 

Material necessário:

  • Círculo de esferovite 30 cm diâmetro (ou outra base estável)
  • Compasso
  • X-Acto
  • Cola quente e respectiva pistola
  • Frutos secos com casca (nozes, amêndoas e avelãs)
  • Fita para pendurar
  • Verniz para finalizar
  • Tinta acrílica dourada, branca e betume da Judeia (opcionais)

Passo a passo:

  1. Com o compasso, desenhe um círculo interior na base de esferovite, deixando uma margem para a grinalda entre 4 e 6 centímetros, conforme a queira mais estreita ou mais larga.
  2. Com o X-acto recorte o esferovite.
  3. Passe um cordel ou uma fita para servir de suporte à grinalda e só depois comece a colar as nozes, bem distribuídas e com orientações diferentes. Se quiser pincelar as nozes com tons dourados, faça-o antes de avançar com outras colagens.
  4. Depois preencha muito bem todos os espaços abertos, colando amêndoas e avelãs. Esta colagem é feita na face da frente mas também nas extremidades exterior e interior para tapar o esferovite.
  5. Se quiser dar outros tons aos frutos secos pincele a gosto com tinta branca muito diluída, ou, para escurecer, com uma tinta escura ou betume da Judeia.
  6. Finalize a grinalda pincelando todos os frutos com um verniz incolor e deixando secar.
  7. Opcionalmente pode decorar a grinalda com fita mais festiva, de cetim.
  8. Está pronta a pendurar num local abrigado, longe da chuva.

Partilhe esta bricolage nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

8 comentários para “Grinalda de Outono <br> (com frutos secos)”

  1. Maria da Graça Lopes Silva

    Olá boa noite. Tenho visto ultimamente os seus emails que aguardo sempre com espectativa com as suas receitas, sugestões e os seus trabalhos manuais com muito boas ideias. Já fiz algumas receitas e o resultado foi sempre muito bom. Esta grinalda é muito bonita e não sei se é por ser construída com frutos secos para mim quando a vi pendurada o que me transmitiu foi uma sensação de calor e conforto . A Clara é uma mulher completa. Uma ótima jornalista e comunicadora ,
    boa cozinheira e muito perfeita nos seus trabalhos e cheia de ideias. Eu gosto muito de trabalhos manuais porque eu após a reforma compulsiva fui aprender azulejos depois comecei a decorar passepartout e preencheu-me completamente porque fazia um trabalho que gostava e com o qual ganhei bastante dinheiro pois alterava as molduras, as gravuras e para cada cliente fazia trabalhos personalizados . Com a ultima crise, com a divulgação do Ikea a decoração deu uma volta de de 180º
    muitas se não todas as melhores lojas de decoração do país simplesmente acabaram.
    Depois comecei a pintar mobiliário, antigo, biombos ,chinoiseries , folha de ouro. Agora tudo acabou!
    Fiz para mim alguns trabalhos porque tinha pena de me separar deles.
    Mas o que estou aqui a fazer a roubar-lhe o seu precioso tempo! comecei por a elogiar e divaguei sobre mim. Peço-lhe muita desculpa , mas fez-me muto bem este desabafo. Obrigada

    1. Estou completamente de acordo, Graça. Quando fazemos algo que nos dá prazer é uma maravilha. E fazendo disso vida, se der, ainda melhor. Mas tem razão. As grandes lojas com preços mais baixos, destruíram muitos pequenos negócios. A aposta tem de ser na diferenciação com qualidade. Mas é impossível competir com aqueles preços que só são possíveis porque é tudo feito em larga escala. Mas acredito que haja sempre quem queira recuperar móveis, antigos, de família, que têm um valor real e emocional que os do IKEA nunca terão. Móveis com história e personalidade. Se conseguisse continuar a fazê-lo era tão bom. Desejo tudo de bom para si Graça! Obrigada!

  2. Adorei a grinalda Clara de Sousa!!!
    Admiro-a muito como profissional na área de jornalismo e comunicação.
    Depois, é sempre um prazer receber os e-mails com as suas sugestões sobre cozinha ou bricolage.

    um beijinho, e muito SUCESSO….

    Ana Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.