Com o Natal à porta, a casa prepara-se para receber essa data tão especial…

e apesar de estarmos a passar um ano atípico, e de dificilmente conseguirmos ter o Natal que desejaríamos, fazer a árvore e decorar a casa é algo de que muitos de nós não prescindem.

Por isso deixo-vos esta sugestão das Estrelas de Natal – é um projecto barato e fácil, no qual podemos envolver os mais jovens, se assim eles estiverem com vontade.

Quem me ensinou a fazer estas estrelas de Natal foi uma antiga colega maquilhadora da SIC.

Certo dia cheguei à sala de maquilhagem e estava tudo decorado com lindas estrelas de Natal feitas apenas com papel branco, daquele vulgar para fotocópias e impressão.

Para despachar o processo, ela fazia tudo com agrafos o que torna o processo mais rápido de facto. É uma possibilidade, mas se quiserem um trabalho mesmo mesmo perfeito basta usarem cola, de preferência de secagem rápida. A que usei não foi uma boa opção porque apesar de ser forte e alegadamente rápida, “destruiu-me” a ponta dos dedos ao ponto de o meu computador não reconhecer a minha impressão digital. Rapidamente mudei de técnica e, usando a mesma cola, passei a prender as ligações coladas com clips. Muito mais rápido, limpo e eficaz.

No essencial é disto que precisamos… folhas de papel, tesoura, cola (ou agrafador) régua, lápis e fio para pendurar. Ah claro e clips para não estragar muito os dedos.

Se nunca fizeram estas estrelas, aconselho-vos a descarregarem o molde que vos vai ajudar com os cortes. Fiz de dois tamanhos: um de 10 centímetros e outro de 15, mas podem fazer ainda maior se quiserem.

O molde pode ser descarregado neste link e depois basta imprimir: https://drive.google.com/file/d/1nm7IIP8Tg46SPEa9U8VzV4XIScEr8vTP/view?usp=sharing

Depois de recortarem a primeira peça podem usá-la como molde para fazer as restantes.

Para este trabalho usei Goma Eva. Nem sabia que se chamava assim, mas quando fui à loja chinesa perto de casa vi-as e achei que seriam perfeitas para o trabalho. Trata-se de folhas finas de esponja macia com purpurina de um dos lados. Penso que dá um efeito muito bonito. Também usei uma cartolina com purpurinas douradas. Funcionou lindamente com ambas.

Depois de fazermos as seis pontas da estrela, juntamos 3, todas na mesma direcção, tal podem ver aqui em baixo.

Juntamos as restantes 3 da mesma forma e unimos os dois conjuntos sobrepondo as bases, colando-as ou agrafando-as.

Depois de estarem unidas pela base, só falta unir pelas laterais, pela parte mais larga, para que fiquem todas juntinhas, e finalmente passar um fio para pendurar.

Estas folhas de Goma Eva foram baratas, mas se fizerem com papel simples fica ainda mais barato e podem usar uma cola simples de trabalhos manuais.

Para vos esclarecer todas as dúvidas filmei todo o processo que podem ver no video já a seguir.

Espero que gostem e que façam.

E desejo-vos a todos um Feliz Natal!