Desta vez não há madeiras nem pistolas de cola.

Desta vez nem temos de sair da sala para fazer o projecto deste mês.

Gostam de crochê? Eu adoro, sou autodidacta, cresci a ver e fui aprendendo, vendo. Por isso, as mais profissionais que me perdoem uma linguagem por vezes fora da norma, mas o importante é mesmo fazer e fazer o melhor possível.

Quem queira iniciar-se nesta arte, esta cestinha é mesmo perfeita, porque é muito simples e os pontos são básicos.

Para este trabalho, optei pelo trapilho que é barato e serve a função. Escolham a cor de que mais gostam e mãos à obra. Quem sabe ainda fazem umas para oferecer no Natal!

É importante usarem uma agulha que agarre bem o fio para evitarem ter pontos muito apertados. Para este trapilho usei uma agulha nº 10. Além disso, precisamos de uma tesoura e, se quiserem, também podem usar um marcador de ponto (eu uso um clip), além de uma agulha mais fina para os remates. É opcional.

Conseguir descrever o passo-a-passo deste projecto em texto, de forma absolutamente clara, pode ser muito difícil, sobretudo para quem é iniciante, e por isso dou todas as explicações no video que é um pouco longo, mas tem mesmo de ser para que não restem dúvidas.

Deixo-vos aqui também o gráfico de pontos que pode ser uma ajuda.

Neste projecto começamos com o chamado círculo mágico, ou anel mágico…

… e se virem o video percebem bem como se faz. Muito fácil!

Depois de termos a base feita, do tamanho que quisermos, começamos a subir para fazer as laterais, e essa transição também tem umas especificidades difíceis de explicar em texto… mas nada como ver o video que se fica logo a perceber.

Esta cestinha leva-me cerca de meia hora a fazer… e, neste caso só demorou mais por causa das explicações e do ritmo mais lento que foi necessário imprimir para fazer o video.

É perfeita para colocar maquilhagem ou os nossos séruns e cremes de rosto; dependendo do tamanho também pode ir à mesa como cestinha de pão ou, feita à medida, também pode receber, por exemplo, uma taça de loiça ou Pyrex, ajudando a manter o calor e dispensado o uso de uma base para quentes.

Seja para nós ou para oferecer, esta cestinha fica um mimo.

Não acham?