Há muito que procurava um candelabro, de aspecto romântico, para fazer este trabalho.
Não foi fácil.
Recebia todos os alertas do OLX e nenhum me convencia.
Procurava um que tivesse mais personalidade, com pormenores que remetessem para o passado, com braços trabalhados. Nada.
Andei semanas nisto e já começava a pensar que seria difícil encontrar o tipo de candelabro que sonhava ter para este trabalho.
Mas eis que um belo dia recebi um alerta… et voilà!
Era ele!
Um velho e triste candelabro de braços escuros e cansados sob o peso do tempo, da poeira e da indiferença – daqueles que quase se oferecem porque já são olhados como um empecilho que está a ocupar espaço. Com ele estavam também dois apliques do mesmo conjunto.
Era perfeito! E melhor ainda, o preço! Vinte euros!
Não perdi tempo e contactei imediatamente a vendedora que, por sinal, estava bem perto do meu local de trabalho. Eu em Carnaxide, ela em Alfragide. Combinámos a recolha e eu lá fui, depois de terminar o Jornal da Noite.
Apareceu uma jovem muito simpática com um daqueles sacos de compras grandes e resistentes.
A Cláudia estava meio preocupada sem saber se o candelabro funcionaria ou não, mas descansei-a logo, dizendo-lhe que não era para electrificar, era apenas para colocar flores.
Ela adorou a ideia e pediu-me para a avisar assim que o trabalho estivesse pronto.
Pois ele aqui está Cláudia! E é com ele que celebro a chegada da Primavera.
É um trabalho simples que acabei por fazer em vários dias porque estava com outros trabalhos em mãos e porque é importante deixar secar bem a tinta.
Dei duas camadas de tinta – depois de o limpar muito bem – e no final ainda lhe dei mais um pouco depois de já estar todo montado.
Acho que ficou maravilhoso… e foi logo motivo de grande curiosidade pelo Nero e pela Blu.
A beleza do candelabro, com estes pormenores trabalhados, tem o cunho de personalidade que procurava.
O que acham? Gostaram da ideia? Ficaram com vontade de fazer?
Contem-me tudo!
E aproveitem também para espreitar os meus outros trabalhos de bricolage AQUI.
56 comentários para “Candelabro de Flores”
Olá! Há muito que acompanho o site da Clara de Sousa. E é com muito gosto que vejo esta melhoria na organização e na apresentação de todas as suas propostas.
E, como jornalista, sempre nos presenteia com uma voz direta e dialogante. É, para mim, um bom exemplo de ser humano. Obrigada.
Obrigada Teresa!
Adorei a ideia. Ficou lindo! Adoro ver os seus vídeos, sempre ideias muito interessantes e exequíveis.
Obrigada Maria! 🙂
Que ideia fantástica!
Finalmente tenho destino para um velho candelabro que há muito guardei, sem saber bem que fim lhe dar, mas com a certeza que um dia teria utilidade! 😉
E felizmente vai ter e ficar ainda mais lindo! 🙂 Obrigada Sónia!
Adoreilindo lindo lindo.vou fazer. Também tenho um candeeiro velho.Adoro petunias.tenho so uma dúvida?aquando da rega ,é a argila que absorve a água e conserva a humidade?
Sim a argila evita que fique encharcado em baixo e absorve essa humidade.
Adorei! Obrigada Vou tentar, embora reconheça pouco jeito. Já agora pode dizer-me quando pintou o prato de pé, deu várias pinturas, entre cada uma delas quanto tempo leva para secar?
Abraço
Sim Maria, dei uma 3 camadas. O tempo de secagem depende da temperatura do ar, mas eu costumo deixar de um dia para o outro porque tenho de ir trabalhar 😉
Olá Clara!
Antes de mais quero dizer-lhe que sempre fui sua fã! Admiro muito o seu profissionalismo e personalidade. Apesar de não a conhecer pessoalmente sinto-a como uma amiga, não uma desconhecida. Com o passar do tempo fui descobrindo uma excelente pessoa, cozinheira e maravilhosa artesã! Identifico-me muito consigo pois também sou uma mulher dos sete ofícios, faço de tudo um pouco, para além de ser professora de línguas. Considero que aprender nunca é demais e tenho a certeza que a Clara também pensa do mesmo modo!
Adorei a ideia do candelabro e já ando à procura de um para experimentar! Muitos parabéns!
Olá Maria. Então temos várias semelhanças. Eu também seria hoje professora de português e inglês se tivesse seguido a minha formação académica 😉 Espero que encontre um bem bonito e barato porque de facto faz um trabalho lindo! Obrigada!
Bom dia Clara. Ficou lindo Parabéns
Obrigada Helena!
Ficou lindo Clara! Admiro muito o seu trabalho e todas as ideias maravilhosas que publica, já seguia as suas receitas e agora a bricolage é um espetaculo! Não tenho muito jeito mas aprecio imenso as coisas que faz. Bem Haja. Obrigada pela partilha. Beijinho.
Obrigada Conceição!
Fantástico… Excelente ideia… Vou tentar fazer um também. É engraçado ver a Clara fora do contexto do jornal de notícias … Imagino que este “trabalho” lhe dê muito mais prazer. Obrigada pela partilha. Amei!
Um é missão outro é descompressão. 😉
Parabéns admiro muito a S. Clara o seu profissionalismo. Os seus trabalhos os seus projectos é especial. Bjs.
Obrigada Laureana!
Adorei esta ideia (já fiz a sua escada para mantas) mas se me permite a observação eu colocaria os vasinhos de plástico, que vêm com as plantas, diretamente dentro dos vasos de barro, assim seria mais fácil mais tarde fazer a troca. Continue nos brindando com tão boas ideias
Olá Fátima, não dava. Os vasos de plástico eram maiores, eu tive de retirar alguma terra. Mas se der, sem dúvida que sim!
Ficou lindo parabéns.
Obrigada Lurdes, que bom que gostou!
Maravilhoso!…ó mãos de ouro!
Sempre a admirei enquanto jornalista, além de excelente profissional, sente se a empatia que passa do ecrã para nós.
Mais tarde, “roubei lhe” receitas que sempre agradaram e tenho de lhe agradecer todos os “piropos” à maioria dos meus cozinhados.
Agora, isto! …fiquei com pena, porque reconhecendo em mim um certo jeito para decorar e a si o bom empenho na minha cozinha, para bricolage sou a perfeita desgraça. Vá, pinto um vasos, invento umas coisas que até modéstia à parte ficam agradáveis à vista mas, mais que isso não. Esse candeeiro nas minhas mãos acabaria numa peça a pingar, com vasos a caírem e sinceramente duvido que chegasse ao fim com as peças todas 😀
Resta-me admirá-la cada vez mais e, aos seus cozinhados que transformo em meus.
Muito obrigada
Beijinho
Obrigada Carla, mas olhe que não é nada difícil, um dia tem de se aventurar 😉
Há, peço desculpa, adorei o candelabro e já agora, também poderia ficar giro com velas.
Obrigada
Inês
Sim Inês, a ideia base é o candelabro recuperado, depois a imaginação dita o que quisermos fazer com ele 🙂
Olá Clara!
Que bom gosto, que criatividade, que vontade de fazer, transformar, renovar, reciclar.
Realmente a Clara é sem dúvida uma mulher inspiradora não só por isto mas por muito mais!
Multifacetada e sempre boa em tudo o que faz, desde pivô, repórter, entrevistadora, escritora, cozinheira de mãos cheias e de certeza uma excelente mãe!
Para mim a melhor pivô e entrevistadora da tv, a melhor! As notícias da noite são sempre convosco da Sic,não por ser da sic mas por serem transmitidas por si, pelo Rodrigo pelo Bento ou pelo Pedro pois são as pessoas que fazem ” os locais” e as minhas notícias do domingo são sempre dadas por si Clara.
Há pouco tempo passei por uma situação difícil e uma das mulheres de que me lembrei e pensei foi a Clara pois acho que tem uma força incrível, já mostrou em situações difíceis da sua vida que o trabalho ajuda-nos a ultrapassar muita coisa, com essa postura é impossível não influenciar ou inspirar ninguém!
Espero que continue por muito e muito tempo a desempenhar todos estes papéis assim desejo-lhe saúde e alegria!
A MELHOR, A MELHOR!
Inês
Obrigada Inês. Pensamento positivo sempre. Como me disse a minha filha um dia com apenas 6 anos: Ao menos estamos vivos! Nem mais! Beijinho!
Ficou muito giro…que maneira tão simpática de saudar a Primavera 🙂 Parabéns!!
Obrigada Ana!
Ficou espectacular. Que mãozinhas de fada ! Beijinhos ♥️
🙂 obrigada Alice!
Olá Clara,
Obrigada por ser uma força viva da natureza e por respeitar tanto a mesma, estando sempre na busca de algo que possa renovar e reutilizar. O seu candelabro ficou excepcionalmente bonito. Continue que o que precisamos é de ídolos que nos inspirem, mad cuja inspiração seja ensinemento e preenchimento! Obrigada pela e celsnte jornalista que é! Nunca mude! As suas receitas são supinpas, nunca nos deixam mal. Um grande bem haja e um beijinho em si.
Obrigada Joselina! Continuarei sempre!
Parabéns Clara! tudo o que faz é lindo e este candelabro não é excepção. Tem uma imaginação e habilidade inesgotável.
Admiro-a muito.
Felicidades
Obrigada Lidia!
Mais uma vez uma ideia muito bonita reciclando materiais. Parabéns Clara.
Obrigada Maria Helena!
Lindo Clara , como tudo o que faz Sou sua fã , completamente !!!
Obrigada Maria!
Muito giro, ideia engraçada, mas depois de ver o candelabro pronto até achei que ficava lindo mesmo como candeeiro 😀
bjs
😀 Pois, se não lhe tivesse tirado os cabos. Mas como não preciso de nenhum electrificado, vai de meter flores 😀 😀
Ficou lindo e eu super contente por saber que o “meu” candelabro ganhou uma nova vida 🙂 O contraste das flores coloridas com o branco está genial.
<3 e renovou-se com a primavera <3 Obrigada Cláudia, foi mesmo uma sorte minha tê-lo encontrado!
Excelente ideia para reciclar materiais, ficou um espanto, só fiquei com uma duvida Clara de Sousa, os vasos são em barro ou em plástico?
Obrigada pela partilha
Olá Alzira, os vasos são de barro mas de plástico também dá, eu é que acho que não fica tão bonito e percebe-se que são de plástico mesmo pintados. Retira charme ao conjunto.
Adorei a ideia, ficou lindo,será que sou capaz de fazer também? Adoro os gatos,também tenho uma Nina muito curiosa.
Se não experimentar nunca vai saber. Avance e dê o melhor de si, certamente irá sair bem Fernanda! 🙂
Ficou lindoooo, uma boa ideia para dar uma nova vida a candelabros antigos, por vezes temos em casa aquelas peças antigas que já eram das nossas avós que não sabemos bem como lhe dar mais cor, uma nova utilidade, o que parece não ter mais utilidade ficou com uma luz própria, adoreiii, parabéns e beijinhos
Obrigada Susana!
Fantástica ideia da Clara de Sousa, Sempre a surpreender-nos. Acho o candelabro lindíssimo com as flores. Vou tentar fazer igual porque tenho um candelabro antigo na arrecadação e acredito que seguindo os passos que a Clara nos indica, vou ser capaz de fazer um igual. Obrigada querida Clara por mais esta dica maravilhosa. Beijinhos.
É muito fácil Paula, faça sim! Obrigada!
Muito giroo, acho que vou mas é reciclar os candeeiro la de casa, já estou farta deles, com esta técnica ficarão certamente com outro aspeto.
Adoro
Mesmo sem flores, sim, uma boa pintura resolve 😉 mas nesse caso só tem de limpar bem e pintar inteiro sem retirar os cabos eléctricos.