Árvore de Natal
de Palete de Madeira

Uma palete sem graça transforma-se numa árvore de Natal cheia de luz para colocar no exterior à porta de casa.

Não sei se é da idade, mas o Natal chega cada vez mais depressa. Parece que foi ontem o último Natal!

Estamos a dois meses desta festa tão especial para tantas famílias e se gostam de “caprichar” na decoração, de fazê-la vocês mesmos, e ainda por cima se gostam de bricolage, este projecto vem mesmo a tempo!

Não tem nada de complicado. Uma palete e um tico-tico. Braço firme para cortar. E depois é só decorarem como mais gostarem.

Na verdade podemos fazer duas árvores com uma palete. No video mostro como. Só precisei de usar parafusos e uniões na segunda árvore, porque na primeira foi mesmo só cortar. Nem precisei de fazer uma base, já que a estrutura desta palete garantia que ela ficava direitinha, mas pode dar-se o caso de terem de criar essa estrutura e é sempre bom ter os equipamentos à mão.

Para este projecto decidi dar algum brilho às ripas usando purpurinas verdes – no video mostro tudo -mas cada um fará a decoração que bem entender, lembrando-se sempre de que esta árvore é para estar na rua e todos os elementos que nela colocarem devem conseguir resistir às intempéries.

Nenhuma árvore de Natal fica completa sem uma estrela e também neste caso usei madeira. Molas de madeira.

Depois de tudo finalizado, só tive de entrelaçar luzes de Natal para exterior por entre as ripas e o trabalho ficou concluído.

Esta é a árvore sem as luzes acesas…

E aqui já toda ela vestida de luz. Dá um belíssimo efeito não acham?

Podem ver o video para seguir os meus passos, tanto da árvore principal como da árvore bónus. Quem sabe, têm alguém a quem oferecer este bónus.

Podem seguir as minhas sugestões ou usarem a vossa criatividade para fazerem uma decoração à vossa medida.

Acendam-se as luzes que o Natal está literalmente à porta!

Material necessário:

Árvore:
  • 1 palete
  • tico-tico ou serra manual de corte
  • fita métrica
  • 1 lápis
  • 1 ripa longa para marcações
  • martelo (pode ser necessário)
  • tinta para madeira exterior (opcional)
  • cola vinílica + purpurinas + verniz incolor para exterior (para decoração – é tudo opcional)
  • aparafusadora, parafusos, cola e/ou junções metálicas (serão necessárias para fazer a árvore bónus)
Estrela:
  • 10 molas de roupa em madeira (+ 5 pedaços mais pequenos para dar estrutura + 1 mola inteira para unir à árvore)
  • cola quente
  • tinta + cola vinílica + purpurinas + verniz incolor para exterior (para decoração – é tudo opcional)
 

Passo a passo:

  1. Com as ripas na horizontal e as traves na vertical, marque o centro da palete no topo. Usando uma ripa longa, bem direita, marque um V invertido até ambas as esquinas da base.
  2. Corte ao longo das marcações com o tico-tico.
  3. Vire a palete e corte a ripa central que mantém a palete unida. Depois deste corte fica com 3 pedaços – a árvore e duas metades que, se forem unidas, farão uma segunda árvore (ver vídeo para observar essa opção).
  4. Depois da árvore cortada pode pintá-la e decorá-la como entender. Eu pintei grosseiramente com tinta branca e deixei secar. Depois passei uma cola vinílica diluída e polvilhei-a com purpurinas verdes. Depois de seca, pincelei com verniz incolor para exterior para proteger as purpurinas da chuva.
  5. Para fazer a estrela, retiramos o clip de metal de uma mola de roupa e voltamos a uni-la pela face lisa usando cola para madeira ou cola quente. Fazemos isso a 10 molas.
  6. Sobre um acetato, formamos a estrela e colamos as extremidades das pontas com cola quente, fazendo 5 V´s. Finalmente ligamos as bases entre si para formar a estrela.
  7. Abrimos mais 3 molas. Ficamos com 6 metades. Cortamos apenas 5 à medida da base de cada ponta da estrela e colamos com cola quente. Desta forma a estrela fica com uma estrutura mais forte.
  8. Na base da estrela colamos uma mola inteira – será esta que permitirá colocar a estrela sobre a árvore.
  9. Depois de ter a estrela pronta pode pintá-la e decorá-la como entender. Eu pintei grosseiramente com tinta branca e deixei secar. Depois passei uma cola vinílica diluída e polvilhei-a com purpurinas amarelas. Depois de seca, pincelei com verniz incolor para exterior para proteger as purpurinas da chuva.
  10. Una a estrela à árvore com cola quente.
  11. Passe as luzes entre as tábuas, sem esquecer a estrela, e está pronta!

Partilhe esta bricolage nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

9 comentários para “Árvore de Natal <br> de Palete de Madeira”

  1. Mãos de fada!
    Assumo que este projecto me parece relativamente fácil, tendo as ferramentas necessárias, mas eu precisaria de ajuda. A Clara faz isto parecer tão fácil que sinto me bem desajeitada, acho que me vou ficar pela cozinha a fazer os seus cozinhados 😀
    Ficou linda essa árvore, as suas partilhas são tão bonitas…Beijinho!

  2. Luísa Azevedo e Silva

    Mas que bela ideia: sou professora bibliotecária na D. Fernando II em Sintra e vou fazer uma para a entrada da biblioteca, mas vou inventar umas mini-prateleiras para expor livros sobre o Natal na vertical como enfeites da árvore! Obrigada pela partilha, beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.