Foram longas horas a forrar paredes com placas OSB, a montar prateleiras improvisando com caixotes e com o que estava mais à mão – já que nem sempre conseguia mais um par de braços – e a colocar painéis de ferramentas.
Longas horas com muitas medições e nivelamentos, repetidas vezes, por causa desta minha mania de que é preciso prestar atenção ao detalhe, para que tudo fique perfeito.
Longas e alongadas por improvisos de última hora, quando me apercebi de que seria útil ter uma caixa onde pudesse guardar as madeiras, ao alto.
Não foi um trabalho fácil.
Percorri quilómetros a subir e a descer o escadote.
Fiz dezenas de furos, com várias brocas, de betão e de madeira.
Coloquei centenas de parafusos de vários tamanhos, umas quantas placas de união e esquadros para garantir junções mais robustas.
Mudei pontas de aparafusar mais vezes do que aquelas de que me consigo lembrar.
Foram longas horas em que me alheei do mundo, esquecendo-me de tudo, até de comer, de tão focada que estava em terminar este projecto o quanto antes. Mas no final, apesar do cansaço, estava feliz.
Vai uma dança de felicidade?
Done!
Finalmente! A minha oficina está pronta e não me canso de agradecer aos meus amigos que me deram o impulso inicial ao ajudarem a arrumar a garagem.
Este espaço era um depósito de desarrumação. Hoje é um espaço de trabalho e de prazer.
Não irei passar aqui tanto tempo quanto passo na minha cozinha, mas o suficiente para ir partilhando convosco algumas ideias de DIY e bricolage.
43 comentários para “Amigos!<br>Está pronta a oficina!”
Uma agradável supressa, na verdade a vida nem sempre é feita de noticias também é feita de pequenas tarefas diárias com as quais me identifico.
Na verdade também gosto de bricolage e de cozinha, duas atividades que me dão muito prazer e que ocupam parte de um tempo que nos dias de hoje são benéficos para libertar o stress do dia a dia e das noticias que nem sempre são as melhores.
Gostei muito de certas dicas, pois todos aprendemos uns com os outros e somos parte de uma sumula de saberes que atravessaram gerações.
Agora e depois de ver algumas dicas, vou dedicar-me a um arroz de pato.
Boa sorte e muita saúde.
JR
Nem mais. É mesmo isso! Obrigada João!
Confesso que sou mais um que foi apanhado de surpresa com esta faceta.
A minha mãe é que é fã dos seus cozinhados e está sempre atenta.
Numa pesquisa das milhares que faço, encontrei este facelift à garagem. Estou em vias de fazer o mesmo, mas para já é preciso fechar a garagem, que é ainda, um lugar de parqueamento. Muitos parabéns por meter mãos à obra. Ainda nem 40 anos tenho, mas posso afirmar que para mim não há satisfação maior do que a que sinto quando penso, idealizo, projecto e concretizo. É do mais gratificante que pode haver.
Felicidades e venham daí esses projectos!
Sinto exactamente o mesmo Nuno. É meter mãos à obra, sabendo que vai precisar de uns dias, mas só de pensar como vai ficar depois e que foi feito por si, ganha o ânimo que é preciso!
Pois! Eu só conhecia a Clara jornalista e a motoqueira da vespa, agora com a bricolage já subiu mais 20 pontos na minha admiração.
Eu que olho para qualquer coisa e vejo logo 10 utilidades para fazer com aquela peça cujo destino era o lixo e quando digo qualquer coisa é mesmo! Desde um simples retalho de pele até à máquina mais complexa, tudo se recicla, tudo se transforma para produzir coisas completamente diferentes daquelas para a qual foi inicialmente concebida.
É verdade Rui, desde que seja algo que também nos divirta e realize, fica tudo mais fácil.
Beatriz, De facto na questão de electridade o seu filho tem razão, porque a electridade é daquelas coisas que “ou se percebe ou não mexe” se não percebe não deve mexer, pode não só pode ter um acidente grave ou até morrer caso esteja descalça ou com calçado de sola de couro e se acidentalmente tocar no fio de fase a eletricidade fecha o circuito com o próprio corpo que está em contacto com a terra e nesse caso pode ser fatal. Quanto ao facto de “rebentar com tudo” também é verdade, pode provocar um curto-circuito se encostar a fase ao neutro, nesse caso e regra geral o diferencial dispara, mas se o diferencial resistir pode então queimar a instalação toda gerando curto-circuitos em cadeia, antes de mexer em electricidade desligue sempre o gera. Quanto a outras coisas mexa, mexa mesmo que não faça bem à primeira é com os erros que se aprende.
Neste caso até é uma coisa simples que não exige mexer em fios e correr o risco de provocar curto-circuitos. Mas de facto a electricidade não é para curiosos, tem de ser para profissionais ou para quem sabe muito e tem noção da responsabilidade que é mexer nisso.
Eu também adorava ter uma oficina dessas.!!
Parabéns!!
Estou mesmo surpreendido, só conhecia a jornalista… Muitos parabéns!!!
Bem-vindo!
Depois dos individuais com cera quente, que se segue?
Adorei a ideia e vou fazer.
Adoro trabalhos manuais
Está quase 😀
Clara,
O Painel, das Ferramentas, ficou muito giro.
Ao principio, ainda pensei, que algumas tivessem fixas, através de Íman.
Mas já vi, que não.
A Clara teve que fazer, várias perfurações.
O Caixote para as Madeiras, com rodas, também é muito útil.
De facto ao alto, ocupa menos espaço, e fica mais seguro.
Simples e giro.
Prateleiras, também quero colocar, na Arrecadação.
Digo isto, à anos 🙂
Preciso de retirar coisas do chão, e colocar no ar.
Recuperando espaço.
Mas terei, que perfurar cimento.
Nunca o fiz, nesse material.
A Mesa de Trabalho em Madeira, é lindíssima, e muito útil.
Lembra-me as mesas do antigamente, mas mais escurecidas, da passagem dos anos.
Acho que vão sair daí, trabalhos muito giros.
Continuação de boas ideias.
O Pai, deve ter muito orgulho, na sua Clarinha.
E é para ter.
Um Feliz Natal, para a Clara, e Família.
Beijinhos
De facto organizar tudo com prateleiras deixa o espaço bem mais arrumado e a energia flui muito melhor. Se nunca fez faça e se não souber de certeza que tem alguém que a possa ajudar. Beijinho e feliz Natal Beatriz!
Clara, Amei
Eu gosto imenso, desse tipo de trabalhos. Esse espaço, ficou 5 *****. Muito apelativo !
Gosto de tudo, o que implique, as mãos.
Preciso mesmo. É uma forma, de criar, de libertar, de extravasar, ideias. Ver um espaço vazio ou cheio, e visualizá-lo como queremos, ou sonhamos…É sempre muito gratificante.
Ir às Lojas de Ferragens, é comigo.
O Meu Armário, e Caixa de Ferramentas, tem tudo o que preciso.
Nas Ferragens, gosto de expor o problema (às vezes muito trapalhona), e eles apresentarem as soluções, e darem a explicação, de aplicação do produto.
Confesso, que gosto mais de ir a uma Loja, desse tipo, que ir a uma Sapataria.
Este Natal, pedi a um Amigo, uma “Chave Inglesa”. Hehehe.
Ficou a olhar, para mim. Hehehe. Mas eu, não estava a brincar. Para mim, é uma prenda útil.
Devia ter ficado feliz, porque eu até sou uma Mulher, que fica muito “económica”.
Pelo menos, não lhe pedi Chanel.
A única coisa, que nunca fiz, e que não me seduz; é mexer em Electricidade.
Ainda não aconteceu, porque ainda não me depus, a ultrapassar este Medo, que confesso, que não sei, de onde vem. Mas, de facto nunca aprendi. Talvez, seja só por isso.
Mas também acho, que a Electricidade, não gosta muito, de mim.
Já apanhei, uns valentes choques.
Tenho à largos meses, uma Tomada na Cozinha, e um Interruptor de Candeeiro de Pé, para substituir. Comprei o material (hum…,um bom sinal 🙂 ), mas…tenho MEDO.
Até o homem do Talho, já me explicou, como se faz.
Os meus Filhos, sempre que cá vem, é à pressa, e nunca fazem, a vontade à Mãe.
Aliás, o mais velho, ainda diz: – Mãe, não faças isso, que ainda rebentas, com isso tudo.
Ou seja, em vez de me motivar, ainda me incute, mais Medo 🙂
Mas quando precisa da Mãezinha, quer o favor, na hora 🙂 Coisas de Filhos 🙂
O que eu gostava de “Sugerir à Clara”, se possível (sem stress), era umas demonstrações básicas, de Electricidade.
Ainda tenho, uns quantos “Interruptores de Parede”, que estão ao contrário (acendem, para baixo), que gostaria de colocar, na posição correcta.
Para este tipo de trabalhos, não estou disposta, a pagar a deslocação de um “Técnico”, mais o trabalho. Sinto, que não preciso, e que vou ser capaz, de o fazer.
Ps:
Peço desculpa, mas expandi-me no espaço.
Parabéns, por esta excelente Página.
Beijinhos
Pois eu também. Perco-me nas lojas de Bricolage. Sobre a electricidade é melhor não dar aulas porque há sempre risco mas no seu caso se os interruptores estão ao contrário é porque o corpo do interruptor que está dentro da parede está ao contrário. Seria preciso desaparafusar, rodar 180 graus e voltar a aparafusar. Não precisa de mexer nos fios. Depois aparafusa o espelho Exterior e está feito. Para muitas pessoas isso é indiferente mas se isso lhe faz confusão é fácil mudar. De qualquer forma faça-o de dia para poder cortar a energia e não correr nenhum risco.
Os meus parabéns, o site está fantástico. Tenho a certeza que a parte do bricolage vai ser um sucesso, quem põe tanta alegria e empenho no que faz, só pode partilhar coisa boas. Estou ansiosa. Algumas receitas já experimentei, agora falta experimentar a bricolage.
Bjinhos e felicidades.
Obrigada Aldina ☺️ A bricolage vou tentar colocar uma por mês, vai depender muito do meu tempo. Beijinho!
A Clara dá para tudoate pareciam o querido mudei a casaParabéns e grata por partilhar conosco a sua sabedoria.Beijinho e um Natal cheio de saúde
Feliz Natal Gloria!
A quem é Especial, uma vénia! O mundo é o que é devido aos Especiais! Se a Especialidade estiver anexada á Beleza, e irradiação de Felicidade … … então … nada nos detém! A perfeição acontece e o cansaço parece elevar-nos ao céu!
Bem Haja Princesa
Obrigada António!
Olá Clara. Deixo.lhe aqui um desafio: como fazer uma caixa ou qualquer outra coisa que permita guardar brincos. Os guarda jóias vem sempre com espaços para anéis e pulseiras, sem muita espuma para colocar os brincos. Então, se souber de algo diy partilhe.
Beijinho
Olá Joana. Vou tentar descobrir algo giro nesse campo. Beijinho!
Parabéns Clarinha! Peço desculpa por tratá-la assim, pois nem sequer nos conhecemos, mas lá em casa é assim que a trato carinhosamente e vou comentando…hoje é a Clarinha…está muito bonita… … Gosto imenso do seu trabalho!
Muitos Parabéns e que seja Feliz.
Sua fã. Bjs CB
É mesmo assim, há 25 nos que vos entro pela casa adentro sem pedir licença Espero que goste do site e das receitas e projectos que irei fazendo. Beijinho!
Está muito lindo Clara, muitos parabéns pelo novo projeto!!
Obrigada Ira ☺️
Adorei ! Vou seguir atenciosamente
E espero que goste Sónia. Seja muito bem-vinda! ☺️
Parabéns, Clara .É preciso muita coragem e habilidade .
Vou seguir o seu blog como tenho feito até aqui e que seja tão bem sucedida como na cozinha.
E colocar alegria em tudo o que faz é maravilhoso.
Tem de ser. Sem alegria e ânimo não há energia. Obrigada! ❤️
Parabéns!
Está espectacular, foi importante a ajuda inicial dos amigos 🙂
Estou ansiosa para ver os conteúdos da bricolage, onde vou ser grande fã com toda a certeza assim como sou da sua cozinha.
Muito sucesso!
Beijinhos 🙂
Vou tentar colocar um projecto de 3 em 3 semanas ou no máximo um por mês. Depende um pouco da minha disponibilidade mas acho que consigo Obrigada!
Boa tarde, Clara.
Muita sorte para mais este projeto. Gosto do que faz, em todas as áreas, ainda mais porque também gosto de “brincolejar” e de cozinhar com amor.
Seguirei por aqui.
Beijinhos
Obrigada Daniel! Seja muito bem-vindo!
Grande Mulher que transforma o que mais gosta em Felicidade! Sucesso
Obrigada Berta!
Amiga CLARINHA:
Parabéns amiga e desejo um início de amor pela sua bricolage!
Tenho uma grande admiração pela sua força de criatividades da”A minha cozinha”,que ao fazer 7 anos de certificação activa a autora e escritora esta de parabéns !
CLARINHA desejo um feliz início da nova rubrica
Há sempre muita criatividade que esta dentro de si. A artesã CLARINHA de mão cheia de conhecimento da obra manual e muito qualificada.tem todas as semanas supresas?
Assim espero uma nova rubrica de escrita e fotográfico surge de um novo trabalho editado ?
Neste vertente de bricolage é uma herança de família?
Beijinho grande deste seu fã.
ANTÓNIO FRAZÃO
Obrigada António!
Parabéns!
Está um mimo!
Para não variar,claro.
Bjinhos
Obrigada Margarida!